NO BICO DA CHANCA

A magia do mundo da bola: time infantil do final dos anos 50

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 22/09/2021 às 18:08Atualizado em 18/12/2022 às 16:02
Compartilhar

Na foto o time Infantil do IAC 59 foi sucesso

TOQUE DE PRIMEIRA

Mundo encantado do futebol também teve um pedacinho em Uberaba, precisamente no Bairro Estados Unidos. No final da década de 50 e início da de 60, o grande Arroba resolveu montar um time Infantil e conseguiu fazer com muita qualidade. Só com garotos do bairro. Na verdade, foi um sucesso que marcou época. Até nos dias de hoje falam sobre aquela garotada que rendeu frutos e levava torcedores ao estádio, pois a qualidade fazia a diferença. Nesse time de ouro alguns garotos foram jogar no profissional e até mesmo no Flamengo do Rio de Janeiro. Não tinha escolinha para ensinar os fundamentos; a classe, habilidade e criatividade vinham do berço. Na foto que a coluna publica tem vários conhecidos. Começamos pelo goleir que era segurança pura, Wanderley, que mais tarde jogou no profissional do time Cadete. Zezinho, menino bom e comportado, não seguiu na carreira. Toinzinho, beque que chegava junto, mas foi outro que não seguiu em frente. Miguel Cherim, esse menino jogava muita bola. Volante de muita qualidade: sabia marcar e jogar. Paulo Almeida, neste time era jogador de meio-campo, no time profissional atuava pela ponta direta: chutava forte e batia falta como ninguém. Por ali vem o baixinho da família Guardieiro, pela cara dá para notar que era daqueles laterais que parecia um “carrapato”. Fortão como sempre, foi exigente como nunca, aparece o técnico Arroba, “carinha boa”, mas foi muito enérgico. Soube montar um grande time. O pessoal que está agachado começa com aquele menino simples e humilde: o garotinho Leonardo Augusto Caldeira, que alguns anos depois se tornaria no famoso Caldeira. Jogou na Portuguesa de Desportos, Democrata de Sete Lagoas, América Mineiro, Atlético, Flamengo (time do coração) e até mesmo no exterior. Ao seu lado está o grande Wilson, famoso Coquinho, meia de habilidade. Nivaldo aparece no comando de ataque, fazia o pivô com habilidade, além do mais fazia seus golzinhos. Outro Wilson Nascimento figurou neste time: Laveia, este foi craque. Jogou muita bola e usava e abusava da sua habilidade, técnica e categoria, driblava com muita facilidade. Do Independente foi para o Uberaba SC, de lá para o futebol goiano e uma contusão no joelho colocou fim na sua belíssima carreira. Na esquerda, atuava Niltinho. Era bom e veloz. Gente, quem viu essa molecada jogar chegava a acreditar na magia do mundo da bola. História que marcou época e deixou saudades.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

No Bar Brasil, um sujeito encontra com o Karrapixo e fala:

--- Você que é o tal de Karrapixo? Acho que te conheço de algum lugar.

--- Não pode ser. Eu nunca estive lá!

Entre jogadores, em uma partida de dois times de reputação duvidosa, o atacante falou para o goleiro adversári

--- Sai de mim, que estou comprado.

--- Resposta do goleir Não posso, estou vendido...       

Analisando aquele time do USC que esteve em ação até na segunda rodada, um comentarista de rádio disse:

--- Esse time falta meio campo. Aliás falta tudo, inclusive treinador, reservas e outras coisas mais...

Essa é fraca, mas talvez passa no ibope:

De um poste para um cachorr

--- Não adianta regar, eu não cresço mais...                     

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

Pela Serie “B” do Brasileiro, mais uma vez o Guarani conseguiu excelente resultado. CRB foi outro que abiscoitou mais três pontos. Por outro lado, o Goiás perdeu para o Avaí. Zebra da terça-feira ficou por conta do Náutico que perdeu para o Londrina.  

Ontem foi a vez do líder Coritiba encarar o Vitória em Salvador. A fase do Coxa é das melhores. O Botafogo foi a Santa Catarina disposto a embaralhar as letrinhas do CSA. A busca para figurar no G4 está sendo bem disputada, qualquer descuido sai fora.

Em jogo atrasado do Brasileiro, jogaram São Paulo e América. Para o Tricolor Paulista é mais um degrau a subir. O Coelho quer se distanciar do brejo. Pela Sul Americana, o Bragantino recebeu o Libertad, acredito que a partida foi uma parada.

O Flamengo promoveu a estreia do zagueiro David Luiz, que viveu seu primeiro duelo em Libertadores da América. O becão fez dupla de zaga com Rodrigo Caio. A massa rubro-negra espera que tenha se encaixado. Jogo foi no Maracanã com público.             

A dispensa do treinador Toninho Pesso foi por deficiência técnica e tática. A diretoria sentiu que dentro de campo as coisas não evoluíram, com isso resolveu trocar. Mas na verdade, as coisas no mundo da bola são assim mesmo. É torcer para dar certo.

A direção do clube de Rodrigo Alcino estava com uns quatro nomes em pauta, mas depois de analisar a situação de quem conhece a “carne de pescoço”, o nome de Bruno Barros Di Pietro foi aceito e anunciado. Ontem, o técnico começou a trabalhar.

Não resta menor dúvida que mais mudanças devem acontecer no elenco alvirrubro. Acredito que pelo menos uns quatro jogadores devem ser dispensados, mas outros serão contratados. William Mococa de 25 anos já treina no CT Colorado. Vem mais dois.

Mococa tem passagens pelo Grêmio Osasco; Audax de São Paulo e Athletic. Recentemente esteve vestindo a camisa do Boa Esporte. Ele é atacante, joga pelas extremas, com força e explosão Jogador rápido. Agora é preciso de um meio campo.   

A dupla de ouro Neto Masson e Alemãozinho continua trabalhando intensamente nas divisões de base do Fabricio. A proposta é de montar um Juvenil forte e um Sub 20 em condições de jogar o Campeonato Mineiro. Para isso é preciso de muito trabalho.

Pelo lado Cadete, o estádio “Antônio Dal Sechi” começa a passar por algumas reformas e até mesmo construção quadra e campo Society. A irrigação do gramado foi uma das melhores conquista. É dar aquela ajeitada na casa. Ano que vem tem festa.   

Torcedores arriscam palpites sobre os possíveis classificados para outra fase da “Segundona”: Poços de Caldas e Varginha ambos da Chave A; Araxá e Uberaba na Chave B e Boston City e América-TO na Serie “C”. Vai ser nada fácil. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por