NO BICO DA CHANCA

Merceana: time de muita história

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 09/09/2021 às 07:41Atualizado em 19/12/2022 às 02:06
Compartilhar

Merceana, bom time da época

TOQUE DE PRIMEIRA

Sempre admirei e acompanhei os times da Merceana. Embora ligado mais ao Independente, tenho uma simpatia pela “Veterana”. O estádio “Nubor Facure” ficou marcado na história do clube, era naquele local gostoso e cercado por mangueiras que os grandes craques faziam a festa. Sansão, Galileu, Pecos, Gilberto Macarrão, William Pardi, Ailor, Wanderlei Cuspida e tantos outros nomes escreveram a história do clube. Eu, particularmente gostava de estar por ali: jogando ou assistindo uma partida de futebol. Algum tempo atrás, na oficina mecânica do Waltinho Pinheiro, conversava com o sr. Oswaldo Pinheiro, que foi um goleiro espetacular e defendia a meta alviverde com amor e segurança. Ele falava muito sobre sua época e os jogadores que viveram com ele grandes momentos da bola. A família Pardi foi a que mais contribuiu com o clube. Todos jogaram e dirigiram os caminhos do time de Faca, Jurandir, Nilo Ayer e outros. Não podemos esquecer do Meneguete, o homem da memória fotográfica. Gostava do Uberaba SC, mas amava a Merceana. Hoje, posto uma foto de uma formação da década de 70, time que com a presença do craque Valtinho fez ótimas apresentações em seus jogos, tanto amistosos como oficiais. Marcou presença. Começa pelo Salora, volante forte e de boa marcaçã sabia jogar, eu gostava de chamá-lo de Mengálvio. Universo fez sucesso no amador e no profissional, hoje, odontólogo aposentado, mora em São Paulo. Zé Augusto, bom jogador, e cria do pedaço. Heraldo, bom de bola, aliás toda sua família tinha o domínio da redondinha. Na meta aparece o paredão Nilo Ayer. Foi bom goleiro. Fechando a parte dos que estão em pé, vem o lateral esquerdo Vino, que por sinal é irmão do famoso Wanderlei Cuspida. Vino chegou ao profissional do Nacional. É militar aposentado e vive no maior sossego. Agachados estão Boi (Antônio Carlos), ponta veloz e decidido. Gilberto, jogador clássico, sabia atuar e cumpria a determinação do seu treinador. Paulo Cesar Pardi, famoso Sete, jogador habilidoso e decisivo. Por onde passou mostrou sua competência. O novo estádio da Merceana leva o seu nome. Waltinho, dispensava comentários. Nessa época já tinha deixado o futebol profissional, mas jogou no USC, NFC, América-MG e seleção Mineira. Foi craque de bola. Pela ponta esquerda aparece Zuca, que foi um verdadeiro ponta: veloz e chutava forte. É uma parte da história que marcou momentos parte na vida futebolística e das mais lindas. Ainda vamos falar muito mais sobre a Merceana. Tem muita história.

Valtinho, o craque

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

O time do Vasco da Gama está na fase do borocochô: está jogando água fora da bacia, misturando as marchas e tomando chá de folha de abacate... Entrando pelo CANO.

Conversa entre dois desportistas e cozinheiros?

--- Como você acha que o Brasil deve pegar o Peru esta noite?

--- Olha, na bandeja, bem assado com batatas e farofa!

Torcedores do Cruzeiro conversam:

--- Sobre o nosso time, eu acredito em destino. Não acredito em coincidência.

--- É mesmo? Eu também não. Que coincidência...

Mãe chamando atenção do filh

--- Karrapixo, assim não dá. Você só sabe contar até dez. O que vai ser quando crescer?

--- Vou ser juiz de luta de boxe, fessora!

Essa eu ouvi de um meditador no Bar Brasil:

--- A vida de pobre é assim: ele passa a vida pagando e morre devendo...                 

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Com todo cuidado o “Rei” do Futebol Pelé continua em recuperação. Pelas informações a cirurgia para retirada de um tumor no colón foi bem-sucedida. Mais uns dois dias, Pelé pode ser transferido para quarto. Edson Arantes está se recuperando bem.

No empate contra o Juventude, em São Paulo, o Corinthians com as novas contratações pode iniciar o lado de bons resultados no Brasileirão. Silvinho está vendo um crescimento na formação. Na próxima rodada, William deve estar em campo.

Acho que o empate em 1 a 1 na partida em Goiânia contra o Goiás, ficou de bom tamanho para o Cruzeiro, mesmo porque o time da terra do pequi está mais entrosado. A Raposa luta para encaixar uma maneira positiva de jogar. Tem a cara da recuperação.

Neste sábado a partir das 14h, na Funel, acontece o Workshop de Karatê Shishukan. O evento contará com a presença do Mestre Rogerio Wong – 8º Dan de karatê. Informações pelo fone: 9.9994-8187, com o professor Amarildo. Imperdível.            

Os doze clubes que enfrentarão a “Segundona” vem se preparando com afinco. Acredito, que este será o certame mais complicado do que os anteriores. Pandemia, dinheiro, público são as principais dificuldades que todos devem encontrar pela frente.

Na verdade, o duelo que chama atenção de uberabenses e araxaenses é o duelo entre sogro x genro. Zé Humberto Codorna (sogro) no Ganso e Toninho Pesso (genro), no Zebu. Na verdade, eles se conhecem muito bem. Briga em família não coloca a cuié.

O Uberlândia enfrenta a Nova Mutum, time do Mato Grossi que se classificou na segunda colocação do seu grupo. A parada é no Parque do Sabiá. Momento em que o Verdão precisa de fazer o resultado positivo para estar mais tranquilo na partida da volta.

As novidades da “Segundona” sã a volta do Araxá; do Varginha, que estava mais sumido que chapéu velho e o grande e esperado Araguari da cidade sorriso. Agora, quem vai estar bem? Ninguém sabe, ninguém viu ou vai arriscar. É uma disputa complicada.

Hoje tem Eliminatórias: Uruguai contra o Equador. Paraguai favorito diante da Venezuela. Colômbia precisando bater no Chile. Argentina gigante contra a Bolívia. Em casa o Brasil espera jogar bem e manter os 100% diante do time do Peru. E o Hulk?

Nossos atletas paralímpicos, que mais uma vez brilharam em uma Paralimpiada. Foram recibos com todas as honras na cidade. Raissa conquistou a Prata; Zé Carlos ficou com a de Bronze e Ercileide foi uma guerreira que voltou a brilhar. Paris é logo ali.   

Aproveitando a quinta-feira e amanhã de sexta-feira o treinador Toninho Pesso define positivamente uma escalação e maneira de jogar para surpreender o sogro na partida de estreia da “Segundona”. O pega no “Fausto Alvin”, pode ser dos melhores. TRAVA.          

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por