NO BICO DA CHANCA

Craque que marcou: Cleber Tomás dos Santos

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 03/09/2021 às 14:45Atualizado em 19/12/2022 às 02:13
Compartilhar

 Em campo com o USC

Levantando trofeu

TOQUE DE PRIMEIRA

O pai é Leonir Tomás do Santos, a mãe é Maria das Dores Santos. O personagem de hoje é casado com Joelma A. Martins dos Santos. Nessa união surgiu a linda moça Sara M. dos Santos. Se fossemos iniciar falando o apelido deste ex-craque, todos, logicamente, iriam pensar que é uma personagem do Walt Disney. Pluto? Pato Donald? Gastão? Mickey? Pato Donald? Bafo de Onça? Grillo Falante? Tio Patinhas? E outros bichinhos dos desenhos animados que agradam ou agradaram em cheio a molecada. Na verdade, vamos contar um pouco daquilo que Cleber Tomás dos Santos, nascido em 08 de setembro de 1966, fez jogando seu tradicional futebol. O grande e habilidoso craque Pateta, usando sua técnica e habilidade jogou muita bola. O começo, aqueles primeiros chutes foram sob a orientação de Rui Rezende e Jairão, isso no Santa Marta e Nacional FC. Mas, no seu crescimento, aponta J. Alves como melhor técnico que conheceu e fez bem para sua trajetória. Sua grande vontade era de jogar a bola que Zico jogou e o que Toinzinho mostrou no futebol brasileiro. Com isso ele aponta Silvio Bernardes e o próprio Toinzinho como os melhores com quem jogou. Um adversário que sempre o deixava nervoso foi o Nacional, que entrava com tud - “Era um time pirracento”. Na atualidade, aponta Messi como o melhor jogador. Entre todos os clubes que jogou, profissional ou amador, ele fala com firmeza que o melhor de todos foi o Clube Atlético Uberabense, o Galo do Grande Abadia. Mesmo sem esforçar nos estudos, gostaria de ter sido engenheiro. Agora, um gol que marcou sua carreira foi aquele de falta em cima do João Leite, goleiro do América-MG. Nessa o Coelho ficou assustado. O gol mais importante que marcou foi em homenagem a sua filha, que tinha acabado de nascer. Pra ele a vaidade no futebol só serve para destruir um grupo. Pateta elogia muito o Atlético, mas seu verdadeiro time, aquele do coração, é o Bonsucesso. Embora a semelhança de jogo era bem diferente, entrava em campo tentando se espelhar no craque Zico. Afirma que no futebol, a amizade construída dura para sempre. Como acredita que na sua época o futebol era jogado com prazer e mais categoria, hoje é mais no peito, raça e preparação física. Para as Marias Chuteiras ele só dava aquela piscadinha e nada mais. Tem em seu pai o verdadeiro ídolo. A saudade e a emoção de comemorar um gol junto com a torcida é inesquecível. Cleber Pateta foi campeão profissional no Paranaíba do Mato Grosso. No amador levantou troféus nas equipes do Atlético e do Bonsucesso. Nos dias de hoje, continua trabalhando como vendedor de peças na Automotivas Val Peças, empresa de flamenguista. Encerrando o papo reto com Pateta, ele puxa o folego e diz: “Somos todos iguais perante a Deus. Ame o próximo como ele nos ama”. Lindo! Pateta, foi algo mais no mundo da bola. Um craque que tem história.

Disputando uma jogada

Com o time do Paraníba-MS

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Cúmulo do anãozinh

É o de sentar-se no meio fio da calçada e balançar as perninhas...

Papo entre amigas:

--- Ah minha amiga, o meu namorado tentou de tudo comigo. Carro, viagens, presentes, apartamento e dinheiro.

--- E você, o que fez?

---Eu? Aceitei tudo.            

Reunião de alunos e pais na escola:

--- Karrapixo, por que seu pai não veio a reunião?

--- Ele está com a canela quebrada professora.

--- Não é canela que se fala, é perna. E sua mãe, por que não veio?

--- É que ela vai fazer arroz doce e foi comprar perna em pó para pôr nele.

Entre um casal de japoneses:

--- Eu preciso de dinheiro para comprar um sutiã.

--- Pra que, se você não tem seio nenhum?

--- Então, por que você usa cueca?             

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Até que a Bolívia foi páreo para a Colômbia. O empate deve ter mostrado uma melhora dos bolivianos ou uma queda dos colombianos. Por outro lado, o Equador jogou bem e atropelou o Paraguai. Como era esperado, a Argentina foi fácil: 3 a 1na Venezuela.

Ainda pelos jogos classificatórios para o Mundial do Catar, o meio campista Arrascaeta salvou o Uruguai da derrota para o Peru. Pelo quem vem jogando acredito que Brasil e Argentina devem se classificar de maneira mais fácil. São os melhores.

Mesmo desentrosada e tendo Neymar como o pior jogador em campo, a Seleção Brasileira passou pelo Chile por 1 a 0, gol de Everton Ribeiro. Na primeira fase os brasileiros não jogaram nada, na outra parte, melhoraram e jogaram para o gasto.

Os jogos que classificam as quatro melhores seleções para jogar no Catar seguem amanhã. Quem está na parte de baixo, vai tentar sair do sufoco; é o caso do Chile que terá parada dura frente ao Equador. Moleza: Uruguai e Peru são os favoritos da rodada.           

Paraguai e Colômbia é jogo igual. Agora, na Arena Neo Química, acontece o grande clássico entre Brasil e Argentina. É aquela famosa frase de dizer que é briga de “cachorro grande”. Sem dúvida, é um dos maiores clássicos do futebol mundial. Muita emoção.

Neste duelo importante contra os argentinos o torcedor fica por conta da expectativa de o Tite fazer uma escalação adequada e não esquecer do Hulk. Torcer para o Neymar jogar um pouco mais daquilo que apresentou contra o Chile. Vamos ter jogão de bola.

A Paralimpíada, vem trazendo muita alegria para os brasileiros. Nunca se viu um desempenho como este que estamos vend colecionando medalhas. No Goalball masculino, conquistamos o ouro inédito. Hoje tem a decisão do futebol de cinco.

A última rodada da fase de grupo do Brasileiro “D” acontece neste final de semana. Ferroviária, líder absoluta vai a Uberlândia; Caldense espera pelo Rio Branco, Águia Negra fica em casa e recebe pelo Boa. Fechando, Rio Branco-VN encara o Patrocinense.

Esta tarde começa o quadrangular final do Modulo II do Mineiro. Aparentemente todos os jogos apresentam equilíbrio, mas o momento é de superação, pois vale duas vagas à primeira divisão. Tupynambás x Nacional – Democrata-GV x Villa Nova.

Neste sábado o Brasileirão tem apenas três partidas. Bahia precisando da vitória, encara o Fortaleza; Cuiabá em boa fase pega o Santos, Athletico do Paraná espera pelo Sport, time que não atravessa bom momento. Na terça-feira tem mais duas partidas.   

Sem jogo-treino programado, o elenco do Uberaba SC treina hoje pela manhã e ganha folga. Os treinos voltam na segunda-feira pela manhã. A diretoria espera fechar mais duas contratações. A estreia no campeonato é no próximo sábado em Araxá. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por