NO BICO DA CHANCA

Tepa: craque que fez sucesso no Nacional FC

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 28/07/2021 às 18:30Atualizado em 19/12/2022 às 02:35
Compartilhar

Sozinho com a camisa do Nacional

TOQUE DE PRIMEIRA

Os pais dele são Gracindo de Moura Brochado e Lídia Morais Brochado. Ele é marido de Renata Barbosa Brochado e da união de 25 anos nasceram Rebeca e João Antônio. Estamos falando sobre João de Moura Brochado. Acredito que, até agora, o leitor ficou com aquela interrogação na cabeça. Então vamos clarear as memorias: João de Moura foi aquele craque de bola que fez sucesso no Nacional FC. Lembram -se do TEPA? Aquele que fez meio campo com Paulinho Rodrigues e Givaldo. O cara jogava muita bola e acabou se transferindo para o América-MG. Segundo ele, se estivesse jogando o futebol de hoje, estaria se espelhando no meio campista Arrascaeta do Flamengo, mas não esquece da dupla que jogou com ele no alvinegro. Quando atuava no Naça, apesar de ter enfrentado os grandes da capital, os duelos contra o USC eram os mais complicados. Foi em uma partida contra o Cruzeiro, que o Nacional venceu por 2 a 1, com Tepa fazendo um gol e dando assistência para outro, que sentiu aquela emoção maior. Um gol que ele considera o mais bonito foi na vitória contra a Alfenense por 3 a 0. Ele fez um golaço. Um dia ruim da bola, foi um jogo de férias, ele sofreu uma contusão no joelho e foi obrigado a interromper sua carreira. O craque Tepa começou a jogar futebol no Santana Esporte Clube, time de Paracatu, sua cidade natal, seu pai foi o fundador deste clube. Em seguida, veio para o Nacional, onde foi campeão Mineiro da Segunda Divisão, logo depois, foi vendido ao América e brilhou no Coelho. Dois técnicos que ele não esquece: no início foi o senhor Severiano do Carmo Alves conhecido como Sivi. No profissional, cita Da Silva como grande propulsor de sua carreira. – “Aprendi muito com Da Silva” – disse: Outro técnico que marcou sua carreira foi Jair Bala, isso no América. Na sua época, ele aponta como craques os jogadores Reinaldo, então do Atlético e Joãozinho, ponta esquerda do Cruzeiro. Tepa é torcedor do Flamengo, no qual está colecionando títulos e alegrias. Mas ainda fala sobre a maestria do craque Zico, este enchia seus olhos. Separando o passado com o presente, ele considera o futebol de sua época mais técnico e bem jogado. Nos dias de hoje, a intensidade tomou conta. Seu ídolo é Jesus Crist - “Morreu por mim e mudou minha vida” – disse. Duas paixões envolvem seus momentos de vida: Família e futebol. Tepa é aposentado como Segurança do Trabalho e vive em Paracatu. Na verdade, a torcida do Elefante não esquece do seu ex-atleta, pois representou muito para o clube. João de Moura Brochado, o Tepa escreveu sua história no futebol mineiro.          

 

Tepa na formação do Nacional

Tepa com Paulo Rodrigues e Givaldo

Tepa com a família

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

    Papo com Tibúrci

--- Tá confiante que o América deixa a zona do rebaixamento?

--- Claro, mas estou sofrendo mais do que saco de peão em dia de rodeio...

E o Karrapixo na maior dieta rasga o verb

--- Eu não bebo, aprecio com moderação...    

Conversa entre pai e filh

--- Pai, os marcianos são amigos ou inimigos?

--- Por que está perguntando?

--- É que eles estão levando a sua sogra.

--- Então são amigos...

Na barranca do rio os amigos Lagoa e Mané Escoura e Karrapixo batiam aquele papo animad

--- Quando eu morrer quero ser cremado.

--- Eu quero ser enterrado mesmo!

--- Eu estou bebendo tanto que prefiro ser engarrafado...          

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Vejam o que é o futebol: Criciúma, time da terceira divisão do futebol brasileiro, no primeiro duelo pelo jogo de ida da Copa do Brasil, contra o Fluminense, venceu o tricolor carioca. Já o Grêmio não deu moleza venceu o Vitória, time da segundona

Ontem, o São Paulo x Vasco da Gama, que está na Série B, mas não é considerado como tal. jogaram no Morumbi. Na Vila Belmiro, o Santos enfrentou o Juazeirense, da quarta divisão do brasileiro. Acredito que o Peixe tenha deitado e rolad goleada.   

Os três Atléticos jogaram ontem pela Copa do Brasil. O paranaense enfrentou o de Goiânia. O Galo mineiro encarou o Bahia, jogo repeteco de domingo, os baianos tentaram surpreender, pois não foi bem no último encontro. Quem sabe um empate.

A Seleção Brasileira precisou correr para vencer a Seleção da Arábia Saudita, que lutou do começo ao fim, só que a categoria dos brasileiros foi superior e Richarlisson, fez dois gols, é o artilheiro. Os alemães e argentinos foram eliminados das Olimpíadas.        

Mais duas partidas movimentam a Copa do Brasil. O Fortaleza que vem jogando muita bola, recebe o time do CRB. No Maracanã, o Flamengo que vive dias iluminados espera pelo ABC de Natal. Duelos entre times da série A contra os da série B. De olho!

No voleibol masculino, a seleção brasileira não encontrou seu melhor jogo e perdeu por 3 sets 0. Não foi uma grande noite para os comandados de Renan. Agora, o pessoal do saque pega duas pedreiras: Estados Unidos e França. Difícil chegar ao ouro.     

O pessoal do esporte ficou indignado com o abandono do gramado do Uberabão. A grama secou de vez. Ainda bem que foi observado pela imprensa e as coisas parecem ter entrado nos eixos. Socorro! Por lá não é só a grama, tem muita coisa a ser revista.  

O Uberaba SC deve fazer algum amistoso no estádio, pois é preciso ter conhecimento do “piso”, onde a bola vai rolar. Então é trabalhar rápido. O Campeonato da Segundona começa no dia 11 de setembro, mas o Colorado só vai jogar no estádio dia 18. Então.    

Espero que o aniversário de 77 anos de fundação do Nacional não passe em branco. É no domingo, 01 de agosto. O futebol do clube está mais parado do que poste, mas não pode ficar no esquecimento, afinal, o Elefante tem tradição, e um dia vai voltar.     

Amanhã, na parte da tarde, a comissão técnica do Uberaba SC anuncia os nomes dos jogadores da cidade e região sobre a avalição feita durante quarenta dias. Muita curiosidade em torno da situação. Quais os nomes que os olhos clínicos escolheram.   

Mas na segunda-feira, dia 02 de agosto, a diretoria do USC vai apresentar todo seu elenco. O evento tão aguardado acontece às 15h. no CT Dr. Constantino Jorge Calapodopulos. Quais serão as novidades? A curiosidade aumenta a cada dia. TRAVA.             

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por