NO BICO DA CHANCA

Os bons tempos e jogadores do Independente AC

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 09/07/2021 às 16:28Atualizado em 19/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Time do Juvenil do IAC

TOQUE DE PRIMEIRA

A cobrança para contar história daquele que, de uma forma ou outra, participou de algo importante. Não basta apenas ter sido um jogador de futebol, isso no amador ou profissional. Outros esportes também estão na pauta da participação de um atleta. Ser profissional em outra área é de fundamental importância para ser lembrado. O ser humano é um ser incrível e está sempre despontando em alguma atividade. A pedidos de amigos, principalmente do Vilmar Teodoro, que é bem ligado ao Paulinho Turcão; lembram dele? Nas rodinhas de um bar ou depois de um “rachinha” se reúnem para contar história e muitas estórias. Essa é a melhor parte dos encontros, porque a cerveja geladinha aumenta o argumento. Na oportunidade é bom lembrar do Paulo Edson Mariano, hoje, com 66 anos de idade, bancário aposentado, trabalhou muitos anos no Banco Mercantil do Brasil, inclusive foi gerente de algumas agencias. Ao lado da família e amigos, ele gosta da vida e fala dos tempos em jogava no Independente AC, naquele time que foi tricampeão juvenil de 74/75/76 e foi um timaço da categoria. Acompanhei várias partidas e triunfos desta equipe de grandes valores. Neste time, senão me falha a memória, Miltinho Brahma Nascimento era o treinador. Na foto, tem o senhor Moraes sempre eficiente no trabalho de recuperação de atletas. Nicomedes, garoto jogava bem pela lateral direita, inclusive foi jogar no Nacional. Ele, o Paulinho Turcão, zagueiro de respeito, não dava moleza e chegava junto fungando na nuca dos atacantes. Gilmar, excelente jogador, que mais tarde brilhou no profissional. Esteve no Vasco da Gana, Mixto do Mato Grosso, Uberlândia e Uberaba SC. Pelo setor esquerdo vem o Jairo, que foi fantástico na batida da bola. Se profissionalizou no Nacional e depois foi jogar o Campeonato Paulista pelo XV de Novembro. Eumar, outro craque que na época poderia ser um profissional; suas batidas na bola eram de encher os olhos. O goleiro Ademar, foi o mais tranquilo que vi jogar. Foi excelente na posição. Banha foi um massagista dedicado. Dida, meia de ligação, jogador habilidoso, colocava a bola onde queria: passes e lançamentos era com ele. Rubinho, jogador veloz e de muita qualidade técnica, ainda por cima marcava seus gols: hoje mora em Ribeirão Preto. Eneas foi aquele meia ponta de lança, que chegava de frente para armar as jogadas e tinha visão de gol: Jogou no Nacional e USC. Ailton, o inesquecível atacante. Jogava muita bola. Tinha um futuro profissional pela frente, mas acabou perdendo a vida muito cedo. Melhorim atuava pela ponta esquerda e recebia bons lançamentos do meia Dida. Entre essa garotada cinco deles terminaram como profissional, os demais seguiram outros destinos. Na verdade, vale a pena recordar de uma molecada que fez história.

 

Paulo Turoa tomando uma

Turcão curtindo os amigos

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

No Bar do Lagoa, Karrapixo chega com a conta da Cemig na mão e, com cara de desespero comenta:

--- Depois que esse boleto da Cemig chegou na minha casa, passei a não ter mais medo do escuro. Não posso mais é com a claridade!

Outra do Karrapixo. A namorada liga e:

--- Oi amor! E aí, está fazendo o que?

--- Estou cansado, vou ficar em casa hoje. Estou deitado e você?

--- Estou aqui, na entrada do Bar do Mané Escura, bem atrás de você!  

Observação de um amigo meu:

--- Tem muita garota que diz não gostar de cara pobre e sem carro, mas vai para a balada de ônibus e chega antes da meia noite para entrar sem pagar...   

No trânsito não tem brincadeira:

--- Pai, tirei 7,5 no exame!

--- Parabéns, filho. Qual foi o exame?

--- Bafômetro e ainda ficaram com o seu carro!       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Meu zagueiro foi embora. Adeus meu amigo Jarbas Cury, que foi traído pelo aneurisma na pleura. Foi morar e com Deus e de antemão já adianto que vai fazer muita falta. Foi um cara que soube cultivar suas amizades com carinho e respeito.

Depois de jogar com toda intensidade o futebol profissional, aposentou e montou um barzinho para cozinhar e conversar com amigos. O pernil assado era um prato da melhor da qualidade. Mas o franguinho ao molho conquistou a cidade. Fantástico. Foi incrível.

Jarbas Cury, na bola foi cria do “pega bezerro”, onde fazíamos aquela “peladinha” as vezes pulava o muro, na esperança de treinar no Juvenil do IAC. Conseguiu e brilhou no futebol profissional. Jogou no IAC no USC e Nacional. Mas seu coração era colorado.

Na próxima semana vou falar mais sobre esse grande amigo que nos deixou. Hoje, já com a coluna quase pronta, estou com o coração batendo de saudade. Semana retrasada ele ligou dizendo que estava super bem e vacinado. Fiquei feliz, mas Deus o levou.          

Corinthians era o alvo de críticas e insegurança por parte dos torcedores imprensa. Todos cobrando algo melhor do time. Foi aí que Silvinho começou a trabalhar. Tudo pelo começo. No Brasileirão, figura na primeira página e com seis jogos de invencibilidade.

Brasil e Argentina, o clássico do futebol Sul-Americano é o duelo desta noite que decide a Copa América. O encontro de só cracaços de bola: Neymar x Messi é, na verdade o que balança a emoção desta decisão. Partida igual, sem favoritismo.

Amanhã o mundo da bola vai parar para assistir o encontro inédito da decisão da Eurocopa. Pela primeira vez na história, a Inglaterra entra para uma decisão deste quilate. Partida que promete emoção. O melhor momento é da Itália. A Azurra tem Jorginho.  

Brasileirão da Serie B. Hoje tem Botafogo x Cruzeiro. Partida marcada para o “Nilton Santos”, local que o Fogão ainda não perdeu. A Raposa precisa de uma vitória, pois está pertinho da zona drástica. Acredito em jogo bem disputado. Quem bobear.  

Mesmo com todo este frio, o Brasileirão vem a cada rodada “pegando fogo”. E as partidas deste final de semana prometem emoção e resultados que podem surpreender. O Palmeiras recebe o Santos. Porco pode até engasgar-se com o espinho do Peixe.    

Tem GreNal e estreia de Felipão. No Independência, o Coelho quer morder no pescoço do Galo. Com Ceni na corda bamba, o Mengão recebe a Chapecoense. E o Corinthians enfrenta o Ceará e vai disposto a fazer um virado a paulista com xaxado.    

Neste sábado, as 11h da manhã o time que está sendo elaborado pelo Luizinho Vaz no USC faz um amistoso teste contra o São José do Rio Preto. A bola rola no CT Dr. Constantino Calapodopulos. É bom frisar que vai ser sem público. TRAVA.             

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por