NO BICO DA CHANCA

O Verdão de Uberlândia, que também fez história no Triângulo

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 07/07/2021 às 15:57Atualizado em 19/12/2022 às 03:08
Compartilhar

Uberlândia de 1963

TOQUE DE PRIMEIRA

Alguns amigos que acompanham a coluna e residem na cidade de Uberlândia e torcem para o Uberlândia no futebol, querem saber se ao longo do tempo, eu lembro de algumas formações do Verdão. Se lembro, e porque não falo sobre os bons times do Periquito que atuavam no “Juca Ribeiro”? A grande fase do futebol do Triângulo, incluindo Araguari e Ituiutaba, foi mesmo nos estádios dos próprios clubes. Eram cada jogaço de bola, daqueles de emocionar e arrepiar. Pena que muitas vezes a violência entre os torcedores passava dos limites. Hoje a coluna posta duas fotos do timaço do Uberlândia, que quando encarava o USC a coisa fervia. Mas, o que chama mais atenção é a formação do Verdão de 1963, com Wilson na meta; goleiro firme. Dunga, zagueiro forte daqueles que fungava no cangote dos atacantes e não dava moleza. Oyama era mais clássico e procurava jogar limpo. Serafim; este chegava junto e não gostava de perder divididas. Carlinhos, bom jogador e trabalhava bem a bola. Dimas foi outro jogador que tinha qualidade na marcação, sempre procurando encurtar os espaços. Sabará jogava pela direita, empregava a velocidade, mas não era tudo aquilo, em suma ajudava no coletivo. Waldemar, outro jogador que mostrava muita vontade. Cid também fazia parte do coletivo e ajudava naquilo que o treinador determinava. Fazendeiro, craque de bola e dono de dribles desconcertantes, foi um jogador de nível, que vestiu a camisa verde. Maercio, ponta esquerda, outro jogador que gostava de driblar. Fazia questão de dar suas “fintas”. Costumava jogar com uma redinha na cabeça, mas foi um jogador importante daquele time. Na foto mais recente, tem outro timaço do Uberlândia com Moacir goleiro de primeira linha, que começou sua carreira no Sodima, time amador daqui de Uberaba. Ilton que jogou no Uberaba SC, ponta extraordinário. Chiquinho, meio campista de qualidade. Vivinho e outros craques que marcaram época e escreveram suas histórias no time da cidade Jardim. Uberlândia e Uberaba travaram grandes duelos, lembro de um no “BP”, que o Periquito, com Renato no gol vencia por 2 a 1, o Colorado estava em cima buscando o empate e a preocupação da defesa do verde era a de marcar o Helbert Pratinha, quando o baixinho Silva empatou a partida deixando tudo igual. Renato não se conformou, pois, a partida valia três pontinhos. Tá na história.  

Timaço do Uberlândia com Moacir e Ilton

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Aquele jogador desempregado dava uma entrevista:

---- Em que time você jogando?

--- No momento, não estou jogando em quatro times...

Lá no CT Toca da Raposa um jogador chegou em um diretor e:

--- Faz um grande favor pra mim.

--- Claro, meu artilheiro. O que manda?

--- Troca essa nota de R$ 100 por três de R$ de 50!

--- Você quer dizer duas notas, né?

---Não, são três mesmo... Senão qual seria o favor?  

A mãe, na maternidade, conversando com o filhinho recém-nascid

--- Que gracinha, com só dois dias de nascido, é igualzinho ao pai: dorme enquanto converso com ele.   

Lá no CT Colorado o Antônio Luiz chega para o Barranco e fala:

--- Tenho uma notícia boa e outra ruim. Qual você quer primeiro?

--- Conte primeiro a ruim.

--- Ruim é que não tenho notícia boa.

--- E a boa?

--- A boa é que não tenho notícia ruim...       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

Achei bom o empate do Cruzeiro no jogo contra o Coritiba, poderia ter sido feliz e vencido, mas comparando o momento das duas equipes, o Coxa esta melhor, portando, a Raposa, sob o comando de Mozart vem crescendo e aos poucos pode subir de produção.

Agora o empate da Ponte Preta com o Avaí foi bastante contestado. Na verdade, a arbitragem deixou de marcar um pênalti claro em cima do Camilo. Lamentável. Já o Botafogo marcou a maior bobeira da rodada e perdeu de virada para o CRB. Complicado.

 A décima rodada do Brasileiro da Série “A” foi aberta com a vitória do Santos sobre o Athetico-PR, resultado que evitou que o Furacão chegasse à liderança. Ontem a sequência foi com mais dez partidas e com duelos importantes para a matemática.

Argentina e Colômbia correram muito, mas durante os noventa minutos o resultado ficou no empate em um tento. O jogo foi bem disputado. Nos pênaltis, os argentinos foram superiores e venceram. Brasil e Argentina fazem a final da Copa América.          

A Eurocopa também entrou na fase de decisão. Depois de um jogo corrido e sofrido, a Itália conseguiu eliminar as Espanha nos pênaltis. O brasileiro Jorginho, meio campista da Azurra finalizou a Fúria com um pênalti altamente cobrado com categoria.

Ontem, nove jogos foram realizados pelo Brasileirão. Bahia encarou o Juventude. Bragantino em partida contra o Cuiabá deve ter segurado a liderança. Fortaleza encarou o Coelho e a Chapecoense, na Arena Condá, recebeu o Corinthians de Silvinho e cia.

A pergunta é: Será o Grêmio conseguiu tirar a inhaca e bateu no Palmeiras? Em Goiânia o Atlético-GO, diante do Sport entrou como favorito. Como ficou o duelo entre Fluminense e Ceará? E o duelo entre Internacional e o São Paulo de Hernán Crespo?

Jogo em que Rogerio Ceni ficou na corda bamba foi a “briga” entre Galo x Urubu. Jogo em que o Flamengo buscou a vitória, mas bater no Atlético dentro do Mineirão nunca foi fácil. Foi, sem dúvida, um jogo de alto nível. Dois grandes times.  

Tai o que a torcida gremista queria. Luiz Felipe Scolari está de volta a direção técnica do tricolor gaúcho. Sua estreia está marcada para o GreNal. Futebol sempre com grandes emoções. Na verdade, o Grêmio começou mal o brasileiro e procura uma reação.    

A boa notícia é a de que o goleiro Guilherme Angolano vai ter oportunidades de voltar a jogar pelo USC. Lindomar Baiano confia no potencial do garoto e acredita no seu rendimento. A preparação física volta a ficar com o professor Paulo Sergio. É acreditar.    

Nossa cidade terá três excelentes atletas representando o Brasil na Paraolimpíadas. Poliana; Raissa, Zé Carlos e Ercileide Laurinda mostraram ao longo dos anos toda capacidade para representar o país. Acredito no sucesso destes superatletas. TRAVA.             

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por