JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Carlos Roberto Moura - Ticha NO BICO DA CHANCA 12/06/2021


Continua depois da publicidade


Bonsucesso: conheça o caminho que os levaram a Liga Uberabense de Futebol

TOQUE DE PRIMEIRA

Do terrão, a várzea e início de conquistas pelos trilhos da vida, a Locomotiva chegou ao futebol da Liga Uberabense de Futebol para conquistar seu espaço de vencedor. O idealizador da família futebolística que ainda envolve o Bonsucesso é o famoso Torão, irmão do eterno mandatário do clube João Donizete Costa, o Ratinho, que aliás, tem dois filhos e supercraques vestindo a camisa do clube. Em 1980, a direção do BAC resolveu inscrever o clube na Liga Uberabense, e já no primeiro ano sagrou-se campeão. Depois tomou gosto por títulos e foi buscando um atrás do outro. Em 1999 ganhou do IAC e levantou mais uma taça. Na verdade, o time do Parque das Américas, que manda seus jogos no estádio “Zé do Tiro”, teve nas suas fileiras excelentes craques de bola. Lembro do Juscelino, o cara era diferente. Luiz Sujeira, Cleber Pateta, João Batista (não tinha um braço) mas foi malabarista com os pés. Nenê Macete foi outro jogador que encheu os olhos da torcida colorada. Mas, sem dúvida, de uns quinze anos pra cá, Juninho Ratinho, vem sendo o grande nome deste clube vencedor. Seu irmão, o Diego é outro jogador que quando veste a camisa do clube, cresce em campo. A atual diretoria aponta como jogo inesquecível, aquele contra o DERUB realizado em 1980 no “Glayer Leite”, quando venceu a partida por 1 a 0, gol do atacante Luizinho. O time foi esse: Leis; Tranquilo, Luizinho, Ernani e Tião Caracu; João Ratinho; Luiz Sujeira e Darinho; Guim, Nenê Macete e Luizinho. Desta escalação surgiu técnico e alguns dirigentes para o futuro do clube. Outra partida inesquecível foi a virada sensacional em cima do Fabricio no Uberabão. O primeiro jogo o BAC perdeu por 4x2, no segundo foi 3 a 0, com gols de Djalminha, Lalazinho e Gustavinho. O primeiro presidente oficial do clube foi Paulo Roberto Gomes (Beice). Mas quem chegou para somar foi Toninho Martins, atual presidente. José Ernane Batista é o vice. Além de grandes nomes que somaram em campo como Toninho Caldense, Cleber, Dedé Araxá, Pateta Juninho Ratinho, Gustavo Piau, Juninho Alencar e tantos outros craques, a família João Donizete Costa continua sendo a mola propulsora do clube. O clube soma inúmeros  títulos no Campeonato Amador, Master e Sênior. Sua torcida tem crescido de tal forma, que seu estádio fica cercado pelos torcedores que vibram a cada jogada. Pois é, desde 1970 que a Locomotiva ruma em busca do sucesso.
 
 
Bonsucesso campeão de 1980
 
 
Bonsucesso comemorando tótulo no Uberabão
 
 
Reportagem sobre um titulo da Locomotiva
 
 
Os diretores Ernane (vice) e Toninho Martins (presidente)
 
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.
 
CANELADAS
 
Quando menino, Karrapixo chega da escola, fala e leva bronca:
 
--- Mãe, repeti o ano!
 
--- Como é que é? Repete.
 
--- Só dá para repetir uma vez por ano, mãe
 
No shopping, um garotinho vivinho pacas pergunta ao David:
 
--- Quantos anos você tem?
 
--- Quantos anos você me dá?
 



Continua depois da publicidade


---Dou nada. Você já tem demais...
 
Segundo o famoso Makarrão, a última vez que o Nacional venceu o Uberaba SC o Pão de Açúcar ainda era cupim...
 
A mulher chegou no galinheiro e começou a fazer a clássica verificação para saber se as galinhas estavam com ovo. E foi dando o toque em todas. Quando ela  chegou na última, o papagaio, que estava no alto do poleiro gritou alto:
 
--- Pera lá. Comigo é no raio X.
 
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.
 
BOLA DE MEIA
 
Com jogaços de bola que prometem ser incríveis, começou na tarde de ontem, a mais badalada das Eurocopa de todos os tempos. Itália com dois brasileiros compondo a seleção azurra, fez sua estreia diante da Turquia. O Torneio terá 51 jogos.
 
Para não ficar atrás, começa aqui, no Brasil a famosa e encrencada Copa América de todos os tempos. Colômbia enfrenta o Equador; a Argentina encara a seleção chilena e o Paraguai joga para atropelar a Bolívia. Na segunda e terça-feira tem a sequência.
 
Amanhã tem a estreia do Brasil contra a Venezuela. A partida está programa para o estádio “Mané Garrincha”, em Brasília. É bom frisar, que depois do disse, me disse, a seleção canarinho vai com tudo. Tite deve escalar os melhores jogadores do momento.
 
E por falar nos melhores jogadores, Gabriel Batista, atacante do Flamengo, convocado para jogar a Copa América cometeu indisciplina, não se apresentando ao clube. Certamente vai ganhar uma multinha. Será que alguma boate atrapalhou?
 
O futebol deste 2021 está um pouco surpreendente e resultados inesperados vem acontecendo e assustando os grandes clubes. Corinthians foi o primeiro a ser eliminado da Copa do Brasil. Agora, o Palmeiras foi a grande zebra do torneio. Deu CRB.
 
O momento fatal ficou por conta do Internacional de Porto Alegre, que perdeu em casa para o Vitória da Bahia por 3 a 1. Na verdade, o time baiano não tomou conhecimento dos gaúchos. Os três cocos tiraram o sabor do chimarrão. Incrível.
 
Para completar, os clubes classificados para jogar as oitavas, do torneio, falta a partida do Flamengo e Coritiba, jogo marcado para quarta-feira no Maracanã. No encontro de ida, o rubro-negro venceu por 1 a 0 e não foi moleza. Na volta vai ser difícil.
 
Na verdade, os clubes da Serie B e Serie D do Brasileiro estão encarando os grandes com seriedade e propriedade. Na rodada de ida, o destaque foi Diogo Silva, goleiro do CRB. O cara pegou até pensamento e ainda fez gol de pênalti. Acabou a moleza.
 
A terceira rodada da Serie “B” tem jogos importantíssimos para Guarani, Vasco da Gama, Cruzeiro e Botafogo, que devem jogar com disposição para não serem surpreendidos. O Vasco joga em Pelotas, Botafogo e Cruzeiro atuam em casa.
 
Pelo Brasileirão da Serie “A”, os jogos não têm refrescos. Quem não correr e jogar com determinação e intensidade pode ver a casa cair. Palmeiras faz o clássico do sofrimento contra o Corinthians. Jogão mesmo vai ser Atlético x São Paulo no Mineirão.
 
Santos, Grêmio, Flamengo, Bahia e Bragantino jogam em suas casas. O repeteco fica por conta de Bragantino e Fluminense em Bragança Paulista. Nosso futebol, parece que começa a entrar na fase de equilíbrio. Isso é bom para termos bons jogos. TRAVA.
 
TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia