NO BICO DA CHANCA

Craque na bola e na medica: conheçam o ilustre Doutor Ivan Tomás Pereira

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 04/06/2021 às 19:08Atualizado em 19/12/2022 às 03:17
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Craque na bola e na medicina: Nos velhos tempos muitos jogadores de futebol, jogavam e estudavam; era pensar no futuro, pois o dinheiro do futebol não resolvia o futuro de ninguém. A maioria deles se deram bem nas duas profissões. Hoje a coluna fala sobre o Doutor Ivan Tomás Pereira, que veio da cidade de Abadia dos Dourados para jogar no Nacional e estudar medicina. Mas na verdade, seus primeiros chutes foram no Clube dos 100 de Monte Carmelo. No mundo da bola atuou por três anos, e só no Nacional. De 1970 a 1973, disputou os campeonatos mineiros da segunda e primeira divisão. Também vestiu a camisa do Independente, mas foi em partidas comemorativas a inauguração do estádio Engenheiro João Guido, o Uberabão. Formou-se em medicina, sua especialidade: anestesiologista, doutor em medicina nuclear e coordenador do departamento de anestesiologia da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Sempre gostou de jogar, com isso participou de muitos “rachas” de futebol Society. Doutor Ivan acredita que jogar futebol foi mais difícil do enfrentar a medicina. Cada adversário tinha uma proposta de jogo e encarar jogadores como Tostão, Dario, Dirceu Lopes não era moleza e os lances aconteciam repentinamente e não podia nem piscar. A medicina é importante pois envolvem vidas e a responsabilidade é muito grande, não pode falhar. No futebol, a partida que mais lhe emocionou foi aquele duelo contra o Cruzeiro, no empate em dois gols vividos no estádio “Boulanger Pucci”, onde Gastão e Guerino Neto salvaram o alvinegro da derrota. Uma curiosidade: seu primeiro salário jogando bola no Nacional em 1970 foi de Cr$ 25, 00. Mas de uma forma ou de outra dava para equilibrar ou quase isso, as despesas do mês. Nossa Senhora da Abadia é a santa de sua devoção, mas seu prato predileto é um belo churrasco. O mais importante, é que Doutor Ivan Tomás tem o carinho do uberabense e na sua agenda, tem milhares de amigos e o respeito de todos. Nos tempos modernos, anda segurando a quarentena. Este fez história uma história marcante e cercada de sucesso. Como é bom ter Ivan como amigo.

Dr. Tomaz recebe título de cidadão uberabense

Dr. Ivan Tomás

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar

CANELADAS

Makarrão encontra o Karrapixo e pede:

--- Karrapa, pede ao Ticha para me levar ao programa e fazer a minha abreugrafia.

--- Uai! Não sabia que o programa do Ticha fazia radiografia do pulmão.

Na delegacia o delegad

--- O senhor chegou em casa, viu sua mulher com a cabeça no forno e não fez nada. Deixou-a morrer?

--- Eu pensei que ela estava secando os cabelos...

Em um congresso medicina realizado em Londres, um médico português conseguiu provar que a única coisa que atrapalha a saúde é a doença...

Esclarecendo as diferenças:

--- Qual é a diferença entre a mulher casada e a viúva?

--- É que a viúva sempre sabe onde está seu marido. A casada...?

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Tem tetra na jogada! Agora a pressão está em cima dos jogadores e técnico da Seleção Brasileira. Esse jogo de interesse é muito grande. Poucos ganham e muitos perdem. É uma pena, mas ainda acredito no bom senso. Em pauta, na Copa América.

Acredito que deixar um treinador que ganha um salário astronômico decidir o que a diretoria (patrões) deve fazer é a mesma coisa que ver o “rabo balançando” o cachorro. Essa decisão sobre a Copa América não pode voltar atrás. É desmoralização total.

O problema maior sobre a Copa América não é a saúde, porque os protocolos são rígidos, mais o interesse é muito grande. O certo seria a CBF e governo não ter aceitado, mas como bateram o martelo, a situação ficou mais enrolada do que namoro de cobra.

Durante a semana a Copa do Brasil teve seus jogos de ida, e na verdade não apresentou nenhuma surpresa: os fortes venceram. O que vimos foi os times de menor investimento jogando tudo que sabe e não sabe para não dar vexame. Agora é a volta.

Os grandes clubes têm chances de até oitenta por centos para chegar as oitavas, mas o que preocupa é a situação do Cruzeiro, que mesmo vencendo pela contagem mínima, não tem segurança no jogo da volta: Juazeirense vai com tudo para virar o placar.

O que vem chamando atenção dos esportistas da América do Sul são os jogos das eliminatórias para o Mundial do Catar-2022. As seleções entram em campo com a responsabilidade de conseguir resultado positivo. É o sonho de jogar um Mundial.

Brasil e Argentina vem liderando a competição, aliás são duas forças que sempre superaram as outras equipes. Notamos que que cada jogo é mais complicado do que o outro. A intensidade vem sendo incrível. Argentina não conseguiu vencer o Chile.

Ontem o duelo no Beira Rio foi entre Brasil e Equador. Acredito que a possibilidade de jogo fácil foi descartada. Como também acredito que a nossa seleção mostrou bom futebol para sair de campo com vitória. Futebol para vencer nossa seleção sempre teve.

Hoje, amanhã e na segunda-feira, a segunda rodada da Serie “B” tem jogos importantíssimos. No Rio de Janeiro o Botafogo encara o Coritiba; jogo difícil e complicado. Amanhã, em Capinas tem o duelo entre Ponte Preta x Vasco. Nada fácil.

Pela Serie “A”, parada das mais duras vai ter o Atlético-GO, que mesmo jogando em casa vai ter de rebolar diante do São Paulo. Santos, precisando se reabilitar recebe o Ceará. Em Bragança, o Massa Bruta deve partir pra cima do Bahia. É o sabadão da bola.

Sei não, mas tenho leve impressão de que o Cuiabá vai tomar alguns gols do Fluminense. América x Corinthians vai ser um jogo igual. Fortaleza pode surpreender o Internacional. Palmeiras é favorito diante da Chape. Galo deve bicar o Sport. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por