NO BICO DA CHANCA

Toinzinho, Luiz Carlos, Cabeça e Nei: um dos melhores ataques da história do USC

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 01/06/2021 às 09:44Atualizado em 19/12/2022 às 03:22
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Amigos e leitores do esporte, pensem em um ataque de maior relevância no futebol local, do estado e nos dias de hoje seria, sem dúvida, chamado de rolo compressor do futebol, ou até mesmo de ataque letal e praticante incrível. Tudo tem sua época, tempo e valores. Este ataque que a coluna posta hoje, deixou saudade e marcou grandes momentos na vida esportiva do Colorado. Tá certo que em outras décadas como na 50 o time vermelho e branco tinha Fausto, Paulinho, Zé Luiz, Tati e Oliveira. Depois veio Machadinho, Reinaldo e Ticoco. Depois apareceram Zé Carlos, e o fabuloso Carlos Alberto Carioca. Mas os anos passaram. Nos anos 80, veio a formação de um ataque que, na verdade, era o mais respeitado do interior de Minas. Uma composição montada com Ilton, Toinzinho, Luiz Carlos, Cabeça e Nei, nos dias de hoje, certamente, valia milhões de euros. É aquela máxima: “Quem viu, viu. Quem não viu houve as histórias”. Ilton, moço simples que veio da capital para brilhar com a camisa sete do Zebu. Rápido, driblador e cruzava como nunca. O amigo Moura Miranda, quando Ilton fazia uma jogada, que chamava atenção dizia na sua narraçã “Ilton, Ilton meu filho...”. Era sensacional e de arrepiar. Toinzinho, o que falar do Garoto de Ouro? Simples: supercraque, muita qualidade, que, inclusive foi contratado pelo Santos, para substituir o Rei Pelé. Toinzinho, tinha velocidade, dribles rápidos, finalização e facilidade para tabelar e colocar o companheiro na “cara” do gol. Inesquecível. Luiz Carlos, o famoso Bica, moço que veio de Ponte Alta para brilhar como atacante do Uberaba SC. Técnica, dribles, domínio fácil e inteligência foram seus fundamentos, além do mais fazia seus golzinhos. Nos dias de hoje seria chamado de o verdadeiro 9. E o Joselino Vieira, o famoso Cabeça, moço que veio de Tupaciguara para mostrar para o Brasil toda sua qualidade com meia atacante. Inteligente, driblava fácil, autor de golaços: lembram daquele contra o Atlético? Na oportunidade ele deixou deitado Osmar Guarnieri, João Leite e outros convidados ao baile. Foi excepcional. Pela ponta esquerda vem o Nei, um dos maiores cabeceadores do nosso futebol. Subia e ganhava as jogadas dos zagueiros, foi um artilheiro aéreo de muita qualidade. Foi a sensação naquele jogaço contra o Santa Cruz. Na verdade, foi um ataque que deixou saudades e escreveu linda história na vida do Uberaba SC. Craques na bola e pessoas fantásticas.

Um dos melhores ataques da história do USC

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo, sentado em uma pedra, pensa:

--- Se o Vasco perdeu para o Operário, imagina quando jogar contra um Mestre de Obra”?

E o Makarrão na sua Live esbravejou e falou:

--- Antes eu dava um boi para não entrar numa briga, hoje com os tempos difíceis, brigo por causa de um bife.

Torcida do Uberaba SC espera que o anjo da guarda do time volte logo das férias, e olha que está sendo férias-prêmio, pois a ziguezira tá durando muito.

A mulher é o ser verdadeiramente mais revolucionário do mundo, porque pensa uma coisa de manhã, outra a tarde e muda tudo a noite.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Começou os dois principais certames de futebol do Brasil, que são as séries A e B do brasileiro. Com três clubes nas competições os mineiros começaram levando aquela “aquela tunda”. Cruzeiro levou de 3 a 1 do Confiança, disso eu já desconfiava.

Na serie “A”, o América, mesmo jogando bem, acabou sofrendo um gol no final e perdeu para o Athletico no Paraná. Mas a maior surpresa aconteceu no Mineirão, quando o bom time do Atlético tomou a virada do Fortaleza. Desta feita, o Galo caiu do poleiro.

Mesmo com um jogador a mais, o Botafogo precisou de muita sorte e folego para empatar com o Vila Nova-GO. Mas o que ninguém esperava foi a pancada que o Vasco da Gama levou dentro de São Januário. A derrota para o Operário foi surpresa negativa.

Mas com tudo isso, resultados surpreendentes, com times considerados grandes perdendo em casa, acredito que muita água ainda vai rolar e mudanças devem acontecer. É só um começo de um certame que não tem favorito e sem certezas concretas.

Mesmo na Serie “A” como já citamos no começo, surpresas aconteceram: Por exempl Santos tomar três gols em sete minutos, só os deuses da bola. O Bahia soube aproveitar. No Morumbi, pelo que jogou, o Fluminense merecia vencer o São Paulo.

No Ceará, o Grêmio não esperava de enfrentar um time tão forte e complicado. Perdia por dois gols, foi a luta, igualou e depois tomou o gol que causou a sua derrota. Na Arena Neo Química, Corinthians criou, mais perdeu pênalti e o jogo. Lamentável.

Absurdamente, jogo complicado foi entre Internacional x Sport. E Mais uma vez, no mesmo lado, aconteceu um lance que vai entrar para a história. No empate em dois gols, ficou cravado que o arbitro de campo pode errar, mas o de vídeo nunca. Incrível.

Agora, jogo de tirar o “chapéu” foi aquele entre Flamengo e Palmeiras no Maracanã. Precisão, jogadas maravilhosas, toque de qualidade e os goleiros Diego Alves e Weverton pegando até pensamento. Vitória do Flamengo em partida cinematográfica.

A “Segundona” tem data marcada para iniciar em setembro. Mas o Uberaba SC com sua diretoria atenta já começou a trabalhar e conseguiu parceiros que podem somar no futuro. Nas próximas semanas serão anunciados, gerente de futebol e técnico.

Como tudo deve começar pelo começo, a diretoria comandada pelo Rodrigo Alcino Vieira, já contratou Luiz Roberto Vaz, o Luizinho para dirigir a base do clube, que na verdade, já começou a trabalhar. Luizinho Vaz tem vasto conhecimento na área.

Decisão não compete a mim, mas na verdade, sou inteiramente contra a realização da Copa América no Brasil. Devido a gravidade da pandemia, Colômbia e Argentina saíram fora. Agora, o governo e a CBF resolveram peitar. Que venha de bicudo. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por