NO BICO DA CHANCA

Uberaba SC de 1990 no Campeonato Mineiro

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 10/05/2021 às 17:46Atualizado em 18/12/2022 às 13:43
Compartilhar

[email protected] TOQUE DE PRIMEIRA

Um amigo e leitor pediu que eu falasse de um jogo do Uberaba SC pelo Campeonato Mineiro de 1990. Ele especificou a partida contra América/MG, no Independência. A curiosidade dele era a confirmação de que Silvio Bernardes teria jogado contra o Colorado. E quem foi o treinador do time naquele jogo. Pois bem: Na verdade, foi um jogo especial vivido no dia 31 de março de 1990, no estádio Independência e com público razoável, pois os duelos entre Coelho e Zebu era de uma rivalidade só. Inclusive disputavam pelo terceiro lugar do estado. Pois bem: Silvio Bernardes, descoberto pelo Rui Rezende no campo de terra do Santa Marta, foi bater aquela bolinha no Nacional, depois se transferiu para o Uberaba SC. Onde foi revelado, jogando pelo Juvenil. Silvio era um espetáculo e jogou no profissional do Zebu. Foi vendido ao América, onde brilhou e foi artilheiro do certame com 17 gols. O treinador para aquele jogo importante foi o massagista Aldair Martins, que montou uma escalação e um esquema adequado para encarar o time do Procópio Cardoso. Essa partida foi pela 17ª rodada e teve 1.115 pagantes somando a quantia de Cr$ 123.000,00. A arbitragem esteve a cargo de Marcio Rezende de Freitas. O América jogou com: João Leite; Amarildo, Jatobá, Junior e Ronaldo Luiz; Anderson, Raimundinho e Gilmar (Celinho); Palinha, Silvio e Helinho. Tec.: Procópio Cardoso. Como se nota, era um timaço. Uberaba SC: Donizete (Chocolate); Evander, Walter Lobão, João Alves e Marcelo; Vandinho, Helinho e Toinzinho; Pedrinho, Ademar (Otta) e Gilmar Santos. Técnic Aldair Martins. Os gols foram de Silvio aos 18 minutos da segunda etapa. Helinho, aos 20 minutos empatou a partida. O goleiro Chocolate estava começando. O meio campo formado pelo Vandinho, Toinzinho e Helinho, que também estava começando era de tamanha qualidade. No retorno da delegação colorada a Uberaba, Aldair Martins assumiu a preparação física do elenco, e o presidente Vanderlei Alves Pinto contratou o técnico Barbatana. Grandes momentos do nosso futebol, que traz ótimas lembranças e aperta a saudade. É história que ninguém se apaga. 

Nas fotos, respectivamente, o artilheiro Silvio e o craque Toinzinho

Na primeira imagem, Helinho, o meio campista e na última foto, Aldair Martins, que foi preparador físico do USC

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

E o Botafogo, por incrível que pareça não perdeu no final de semana. 

Essa aconteceu com um caçador, quando passando por uma moita de capim, ouviu uma voz sofrida vindo do lado oposto, dizend

--- Aí João, devagar João, tá doendo muito, João, cuidado João...

Curioso, o caçador aproximou-se de mansinho e, para surpresa sua, viu atrás da moita, um João de Barro, tentado tirar um espinho do pé de um papagaio...      

Mulher sempre complicando. O Marido elogia:

--- Você está linda hoje!

--- Por quê? Ontem eu estava feia?

--- Não, é que você está parecendo mais magra.

--- Tá dizendo que eu era gorda?

--- Caramba! Como você é difícil.

É muito perigoso, hoje em dia um homem dá atenção a sua esposa no Shopping. As pessoas podem pensar que ela é a filial...       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

A última rodada da primeira fase do Paulistão começou cheia de emoção e apreensão. A preocupação era com os times do Santos que estava a um passo para cair para a Serie A2. A outra era sobre a classificação do Palmeiras as quartas de final.

Depois de meia hora tudo estava voltando ao normal. Santos vencendo em casa; o Palmeiras ganhando bem da Ponte Preta. O Corinthians fazia sua parte ganhando do Novorizontino e ajudando o rival Palmeiras. Com isso, três grandes estão nas quartas.  

Ruim foi para o São Bento, que lutou até o final, mas é aquele ditado que diz: “Na hora de secar o bagaço”, nessa o time falhou. Faltou folego. Botafogo de Ribeirão rabiscou, mas continua na Série A. Já o São Caetano começou mal e terminou rebaixado.

E hoje a bola rola para Corinthians x Internacional de Limeira. Amanhã tem mais uma partida. As quartas de final, será decidida em apenas uma partida. Amanhã o Mirassol joga contra o Guarani. Sexta-feira, dois jogos fecham a segunda fase.      

O Carioca já estava escrito nas estrelas. Quem pensou que poderia ter uma zebra na final, apenas sonhou. Portanto, Flamengo e Fluminense encaram mais uma final do estadual. As partidas acontecem nos dois próximos sábados. O Flusão está embalado.

No Gaúcho, não foi nada diferente e Internacional e Grêmio fazem em dois jogos o famoso Grenal em mais uma decisão. Acredito que desta feita, o time de Lomba vai quebrar a escrita. Como sempre acontece, clássico não tem favorito e nem zebra.

Na nossa Minas Gerais, deu a lógica. Acho que futebol, como é um jogo, não tem lógica. Mas os melhores estão na final. América mostrou bom futebol e mereceu. Agora, o Atlético, é um dos melhores times do Brasil. Acredito, que mais uma vez o Galo canta.

Outro clássico chama atenção do futebol do Rio de Janeir Botafogo e Vasco da Gama são os finalistas da Taça Rio. O Cruz de Malta pode estar um pouco melhor, mas não vai ter moleza pra ninguém. Mas de qualquer maneira são dois grandes clubes.

Faltam 64 dias para as Olimpíadas de Tóquio. O brasileiro torce para nossos atletas e seleções, mas o uberabense tem motivo especial para torcer como nunca para o tenista João Meneses. E na Paraolimpíada é a vez da nossa Ercileide Laurinda brilhar.

Eu conheço aquela frase que diz: “Fulano da lascado”. Agora dizem que o futebol brasileiro está Liscado. Nova frase que chama atenção. Na verdade, é que o treinador da América-MG, Lisca Doido, vem fazendo sucesso e chamando atenção no futebol.

Na Vila Belmiro tem Santos x Boca Juniors; o Independiente Del Valle espera pelo Palmeiras. O Flamengo vai até o Chile enfrentar o Unión La Calera. São os jogos da Libertadores que envolvem clubes brasileiros. Sem moleza e muita luta. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por