NO BICO DA CHANCA

O Pantera do USC: Craque que a história não apaga

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 07/05/2021 às 15:46Atualizado em 18/12/2022 às 13:39
Compartilhar

 Ademar pantera com a camisa do Palmeiras  

Ademar com o time do Uberaba SC

TOQUE DE PRIMEIRA

Quem vai lembrar do atacante rompedor, dribles fáceis e autor de golaços? Hoje a coluna fala sobre Ademar Miranda Junior, o famoso Pantera, apelido que lhe foi dado pelo vigor físico e de jogadas decisivas. Ele nasceu na cidade de São Paulo em 31 de outubro de 1941. E foi em 30 de novembro de 2001, que o craque foi convocado para jogar na seleção celestial. O começo da vencedora carreira foi com a camisa da Prudentina, onde conquistou a Terceira e Segunda divisões dos estaduais Paulista. Sua maneira ofensiva e decisiva de jogar chamou a atenção da direção do Palmeiras. Por lá foi companheiro de ataque do Servilho e Julinho Botelho e até mesmo do lateral Djalma Santos. Foi no Torneio Rio-São Paulo que começou a mostrar tudo que sabe de futebol. Em onze partidas marcou 14 gols. Ele só não foi jogar a Copa de 66, porque sofreu uma fratura na perna. No Palmeiras ganhou o Rio-São Paulo de 65 e o Paulista de 66. Além de Palmeiras, ele vestiu as camisas de Botafogo, São Paulo, Fluminense, Coritiba, Flamengo, seu time predileto e o nosso Uberaba SC. Seu primeiro jogo da carreira foi contra o Bancária FC e o último jogo enfrentou a Universidad Católica. Foi um jogador brilhante. Depois que pendurou as chuteiras, o presidente do Uberaba SC na época, Luciano Rangel Pinheiro convidou e trouxe o atacante para jogar o Campeonato Mineiro para o Colorado. Me lembro, quando cheguei da minha “lua de mel”, era um sábado, e o anúncio era sobre a estreia do Pantera no Uberaba SC. O adversário veio de Brasília, o famoso clube do CEUB. No domingo pela manhã, com a casa pegando uma população razoável, o Ademar Pantera deitou e rolou pra cima do adversário. Acredito que dos cinco, tenha feito uns dois gols. E seguiu jogando bem, embora “gordo”, mas com uma habilidade incrível ele encheu os olhos da torcida. Mas foi na partida contra o Noroeste de Bauru, que ele assinou sua marca de artilheiro de gols bem-marcados. Naquele gol que fica para o Bairro Fabricio, de fora da área ele, de bicicleta, fez a torcida vibrar como nunca, inclusive o adversário foi cumprimentar pelo gol cinematográfico. Depois que deixou o USC, ainda jogou pelo time de Master do Palmeiras. Na verdade, o cara nasceu craque e morreu craque. História que ninguém apaga.

Ademar depois de aposentado

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

A madame ao chegar em casa com o carro todo amassado, fala com o maridã

--- Querido, você nem imagina como o guarda de trânsito foi simpático. Perguntou se eu queria que a prefeitura mandasse retirar todos os postes da cidade. Pode? 

A filha toda feliz pergunta a sua mãe?

--- Que bonito colar de pérolas, foi papai quem comprou?

--- Se eu fosse esperar pelo teu pai, nem você teria nascido.  

Karrapixo estava escrevendo uma matéria sobre o USC, Barranco chamou sua atençã

--- Karrapixo, você escrevendo com supositório.

--- É mesmo. Ué, onde será que enfiei a minha caneta!!!

Frase de para-choque de caminhã

“Meu pensamento continua onde a minissaia termina”.       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

E as lembranças dos apelidos no futebol continuam na minha memória: Kutucha; Turkinho, Navalha, Prego, Mané Capeta, Marruco, Binga, Pantera, Rapa Cuia, Mané do Dondin, Lambari, Cebinho, Sete, Carlinho Babão, Pereca e Dedão são alguns deles.

 Acredito que os clubes brasileiros nunca atravessaram um momento maravilhoso como está no primeiro turno da fase de grupos da Libertadores. As primeiras colocações e goleadas vem acontecendo de maneira natural. Acho bom, mas não pode empolgar.  

 A maior goleada foi a do Grêmio pra cima do Aragua. O placar de 8 a 0. Foi massacrante. Outras goleadas durante a semana envolvendo o bom futebol brasileiro mexeram com a capacidade de cada time. Santos, Internacional e Galo foram impiedosos.

Das seis equipes brasileiras que estão jogando a Libertadores, apenas o Santos FC não tem uma posição mais adiantada. O Peixe não se deu bem nas duas primeiras partidas. Daqui pra frente com a chegada do Diniz, pode ter um crescimento positivo.      

Amanhã, na última rodada do Paulistão, o Santos pode acabar amargando uma serie A2 do Paulistão. Para evitar o desastre, é preciso vencer ou até mesmo empatar com o seu oponente. Portanto, Santos e São Bento vão fazer o jogo da vida. Ameaça da degola.

Por outro lado, o Palmeiras vai a Campinas duelar com a Ponte Preta e joga pensando no resultado do Novorizontino contra o Corinthians. O time de Abel Ferreira pode ficar fora das quartas de final. Não deixa de ser um fato lamentável para um grande.

Portanto, os jogos Santos x São Bento; Corinthians x Novorizontino e Palmeiras x Ponte Preta serão, os jogos mais importantes da rodada. O bom de tudo isso é saber o tanto de torcedores do Verdão torcendo para o Timão. O “pau vai cair a folha”.

Pela Taça Rio, tanto Vasco como Botafogo vão ter que jogar muita bola para não serem eliminados pelo Madureira e Nova Iguaçu. Já pensou se isso venha acontecer. O tricolor suburbano e Nova Iguaçu entram com vantagem. Duelos de hoje e amanhã.

Pelo Cariocão não tenho a menor dúvida de que Flamengo, com enorme vantagem pra cima do Voltaço e Fluminense que precisa apenas de empatar com a Portuguesa devem vencer e fazer final do certame. Na hora de secar o bagaço é que vem a força.

Por aqui, na nossa linda Minas Gerais, acredito que vai dar Atlético e América na final, mesmo porque, na atualidade são os melhores. Tombense chegou ao máximo, daquilo que podia, foi até bem. Já o Cruzeiro, ainda se reestruturando tem dificuldades.

Não pode negar que o Atlético é um dos melhores times do Brasil. Sua formação é de alto nível. Não tem como o Tombense segurar e tirar a diferença. O América atravessa grande fase, o momento é bom e tem mostrado tudo isso dentro de campo. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por