NO BICO DA CHANCA

Como era bom o antigo futebol de várzea!

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 23/04/2021 às 20:37Atualizado em 18/12/2022 às 13:14
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

O assunto que estava na pauta para a coluna de hoje não é o que resolvi escrever. Bateu aquela saudade do futebol de várzea, eu preciso falar um pouco sobre ele, não o de agora, mas o mais antigo, que provocava paixão e muitos torcedores que ficavam em volta do campo e torcendo. Tinha clubes que provocavam paixão e, muitos eram reforçados por jogadores profissionais, aqueles que não estavam escalados para a partida de seu time. Carlos Gomes FC foi um gigante da cidade. O time criado e montado pelo Laurinho Gomes e família Licursi foi a sensação. Por lá jogaram Miguel, Hélio Santos, Laveia, Cebinho, Evaldo, Nardo, Armando, Waldir, a família Bené, Marco Antônio e Lé e até mesmo o atacante Lincoln, que foi estrela no futebol brasileiro. São Paulinho, time do Boa Vista, que dentro de casa era difícil de ser batid time recheado de bons jogares valia a pena assistir seus jogos. Palmeirinha, que mandava seus jogos na Fazenda Modelo com Wilson Pinto de beque, verdadeiro xerife. Santos e Ponte Preta os rivais do Bairro de Lourdes provocavam grandes duelos. Time do Rio Branco que jogava no campo do Prado, onde hoje é a rodoviária, por lá passou: Normandes, Luiz Cecílio, Dario e o centro avante Bulau. Najá, Comercial time do Paulão sapateiro; tinha o Caçula, por ali jogava Noé, Cambalacho e outros bons de bola. Não podemos esquecer do Vasco do Leblon e do Cruzeirinho do Eurípedes e Eli Tição. Peiropolis, Santa Rosa, Capelinha, Casa Azul, Santa Efigênia, Comendador Quintino, Tangará, Conquistinha, Serrinha, Carrocerinha Barbosa. Tinha também o timaço do Botafoguinho, do Hélio Tomé. Corintinha do Silvão. O bom time do Vila Frei Eugenio FC com Jairzinho, Vanir Zé Masson e Mariano. Aquele time da praça Comendador Quintino, fez sucesso com Rolinha, Nena, Paulão, Eurico, Ronaldo, Fantato etc. Muitos outros times que no momento me fogem a memória, que na verdade marcaram época e revelaram muitos bons jogadores. O nosso futebol varzeano era o mais charmoso do país. O Torneio da Caridade elaborado pelo Edson Quirino, enchia o estádio Glayer Leite. Tinha também o Flamenguinho do Bairro Abadia com Dida, Pavão e outros craques. Lembram do Alvorada do Edélcio, Celinho, Agostinho, Dedinho e outros? Amigos, deve ter faltado muitos nomes e times, peço desculpas, mas qualquer dúvida passe para a coluna que ele vai ter o prazer de publicar, pois ninguém muda o rumo da verdadeira história. Mas que deixou saudades e isso não resta a menor dúvida.

Time do Alvorada com Celinho

Bulau que fez muitos gols na várzea

Campinho da alegria

Time do Vila Frei Eugênio FC

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Vem a pergunta:

--- Karrapixo, você tem crush?

--- Não, só bebo cerveja.

Em uma festa, o namorado folgado pede para sua gata:

--- Querida, passa este brigadeiro.

--- Querida, passa duas empadas e enche meu copo de cerveja.

O rapaz ao lado surpreso pergunta:

--- Pô, você com 36 anos de casado, ainda chama sua mulher de querida?

--- É porque tem três anos que esqueci o nome dela...  

O motorista de cara cheia vinha na base dos 120k quando o guarda de trânsito apitou mandando parar o carro e chegou faland

--- Me mostra sua carteira.

--- Não tenho. Eu sou alcoólatra anônimo!

La pelas bandas do interior de Sergipe tem um time de futebol tão pobre que os jogadores não têm batata nas pernas...Eles têm é chuchu...       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

O que está fazendo falta no futebol profissional são os apelidos. Saudade de Sudaco, Dedé, Mingo, Zico, Dinamite, Dedão, Dedé, Boi, Carrapicho, Cabeção, Codorna, Didi, Garrincha, Pintinho, e outros famosos. Hoje usam muito os nomes compostos. É dose.

Na verdade, o aproveitamento dos clubes brasileiros nos torneios Sul Americana e Libertadores tem ótima porcentagem. Na Sula nenhum time perdeu. Atlético/GO, Bahia e Corinthians apenas empataram. Nos demais jogos, só deu vitória brasileira.

Na Libertadores, apenas Internacional fora de casa e o Santos na Vila Belmiro foram derrotados. Atlético/MG e Fluminense empataram com Deportivo La Guaira e River Plate. Nestas duas partidas, o adversário mais forte foi o do tricolor carioca.

Em jogo de cinco gols, o Flamengo venceu o Velez Sarsfield de virada. O São Paulo foi sensacional e atropelou o Sporting Cristal. Palmeiras passou apertado, mas conseguiu, no finalzinho a vitória diante do Universitário. Na terça-feira, tem mais.     

O Campeonato Carioca decide, com jogos hoje e amanhã o título da Taça Guanabara e a classificação final para decisão. O foco está entre os quatro mais bem colocados: Volta Redonda, Flamengo, Fluminense e Portuguesa. Voltaço é o líder.

O campeão da Taça Guanabara pode ser conhecido esta noite e pode sair de Flamengo x Volta Redonda no Maracanã. Um ponto é a diferença. Mengão precisa de vencer. Portuguesa pega o Boa Vista e o Fluminense encara o Madureira. Bons duelos.

O Paulistão, melhor campeonato estadual do país, tem oito partidas para continuar desenrolando os jogos atrasado e colocando a tabela em ordem. Santos x Corinthians é a partida que chama atenção. Bragantino quer se garantir. O São Paulo é destaque.

O Campeonato Mineiro tem rodada complicada e testes para os mais fiéis dos torcedores. Apenas Atlético e América estão garantidos na fase semifinal. A briga matemática está entre Tombense, Pouso Alegre, Cruzeiro, Caldense e a URT.

Cruzeiro na terceira colocação não pode nem pensar em empatar com o Patrocinense. Tombense faz jogo direto contra o Pouso Alegre, jogo marcado para Tombos. A Caldense vai a Varginha em busca da pontuação. A URT joga em casa contra o América.

Portanto, cinco clubes vão brigar por duas posições. Cruzeiro contra a Patrocinense vai jogar o que sabe e o que não sabe. Da mesma forma o confronto direto entre Tombense e Pouso Alegre promete ser sensacional. Quem vai ter garrafa vazia pra vender? Nas duas partidas, o empate pode não ficar bem. Vamos ter comemorações e tristezas.

Os participantes da Copa do Brasil terceira fase já sabe quais serão seus adversários. Os grandes Fluminense; Grêmio e Cruzeiro (seis títulos), vão decidir a sorte fora de seus domínios. O tricolor carioca vai encarar o bom time do Bragantino. O prêmio para o vencedor é de R$ 56 mi. Vice fica com R$ 23 mi. Vale a pena. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por