NO BICO DA CHANCA

O estádio "Antônio Dal Sechi"

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 26/03/2021 às 17:24Atualizado em 19/12/2022 às 04:21
Compartilhar

 

Time da Merceana de 1970

Fachada do extinto estádio Nubor Facure

TOQUE DE PRIMEIRA

Todos sabem da minha admiração pelo Independente AC. Nasci e fui criado no Bairro Estados Unidos e frequentava o estádio “Antônio Dal Sechi”, onde bati uma bolinha, fiz muitos amigos e colaborei com o clube, isso em várias situações. Mas na verdade, nunca deixei de admirar outros clubes da cidade. Fabricio, Atlético e até mesmo o extinto Miusa, time que já teve nas suas fileiras Carlitão, Martim, Merro, Vitor, Nelsinho, Ivaldo e tantos outros que jogavam por amor à camisa. Mas, também não escondo o carinho que tenho pela Merceana, propriamente a mais antiga. A Veterana do Bairro Mercês, a Merceana dos craques Macarrão, Sansão, Ailor, do goleiraço Osvaldo Pinheiro, do ponta William, do meia Pecos e até mesmo do Wanderlei Cuspida, a Merceana do estádio “Nubor Facure”. Equipe esmeraldina da família Pardi. E por falar em Pardi, recebi duas fotos do ex-artilheiro Paulo Cesar Pardi, o nosso Sete. Uma é dá faixada de entrada do estádio que ficava no início da Av. da Saudade, hoje funciona uma escola. Quando olhei para a foto, bateu aquela saudade dos grandes jogos que aconteciam naquele local e a maioria dos craques usando as chuteiras fabricadas pelo inesquecível e saudoso Amargoso. Mais tarde recebo outra foto, mas desta vez do time amador da Merceana de 1970. Então resolvi destacar e faço com carinho. Quem se lembra do Mochô? Ele quebrava o galho como treinador. Salora, na verdade foi um craque de bola, pelo talento apelidei o meio campista de “Mengálvio”. Carlinhos, muita vontade. Valadão, força na marcação. Papine, este chegava junto e não dava moleza. Julião, moço que fui fã de galocha. No gol meu amigo e psicólogo Nilo; era tranquil jogamos Society juntos. Eraldo foi bom jogador. Carlos Antônio, o Nêgo Boi, muita força e velocidade pelo setor direito. Celso Lobeira, atacante vigoroso, mas tinha categoria e tranquilidade para finalizar. Hoje é engenheiro aposentado. Galileu, craque da meiúca, sabia como poucos dominar a redondinha e passar a bola. Coutinho, o artilheiro da família Julião. Maurinho era o motorzinho do time: marcava, passava e jogava bem; o baixinho foi bom. Na ponta canhota vem o Zuca: rápido e chutava forte. Foi eficiente. É história. A coluna ficou feliz por relembrar deste período histórico.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

E dizia a nova milionária:

--- Meu marido se suicidou e deixou dois bilhetes. Um que era uma tragédia.

--- E o outro?

--- Correu ontem na Federal....

Um pai desiludido desabafa com o filho folgad

--- Para mim você está morto viu!

O rapaz, cara de pau ficou ali na sua frente e ouviu do pai:

--- O que você continua fazendo aqui e na minha frente?

--- Ué, esperando o senhor soltar a grana para o enterro.

Karrapixo, inconformado pergunta ao Makarrã

--- Maka, até hoje eu não sei qual foi o costureiro que inventou o corner de mangas curtas... 

O cúmulo da moleza no basquete da Bahia; é aquela do jogador arremessar a bola na SEXTA e ela só cair no SABADO.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

A bola não para de rolar. Ontem, pelo Campeonato Carioca o Fluminense jogou contra o Volta Redonda. É bom lembrar que os jogos do Cariocão não estão sendo realizados no Rio de Janeiro. As partidas são distribuídas nos estádios do interior.

Ainda pela Copa do Brasil, tivemos os duelos da primeira fase entre Ypiranga/AP e Santa Cruz. Outro jogo pela CBF foi Jaraguá x Manaus. Estas partidas haviam sido adiadas. A entidade máxima do futebol, não quer ter calendário mais apertado, então...

E falando em Copa do Brasil, Corinthians recebeu, em Saquarema a equipe do Retrô, este jogo foi pela segunda fase da competição. O time paulista entrou como mandante, por isso só a vitória interessava. O time pernambucano pegou uma longa estrada.

Pelo Cariocão, hoje tem Bangu x Resende, duelo sem favorito. Vasco enfrenta o Madureira. As melhores condições estão do lado do time de Chamusca. À noite, o Flamengo defende a liderança contra o time do Boa Vista. Amanhã tem mais dois jogos.     

E pelas bandas de nossa imensa Minas Gerais, Cruzeiro, Atlético, América e demais equipes do interior continuam com seus treinamentos e aguardando a liberação do campeonato por parte do governo do estado, que pode acontecer no dia 31 deste mês.   

“Sabe de quem?” O criador deste bordão, o narrador Edson Callegari, aos 62 anos de idade, não suportou a tal de covid. Depois de intubado, acabou falecendo na cidade de Santos. Foram apenas seis dias no hospital. Edson tem seu bordão copiado pelo Luiz Roberto da Globo.

Emprestado pelo PAOK, para defender o Vasco, o atleta viu seu pai chorar de tanta felicidade. “Era meu sonho que se realiza”. A família é toda vascaína. Com isso, Léo Jabá vai ter que jogar muita bola para fazer a felicidade da família e dos vascaínos.

Gabigol se diz preparado e quer voltar a jogar. Ele pediu para enfrentar o Boa Vista e deve ser o titular do ataque alternativo do rubro negro. Vem a pergunta: será que Rodrigo Muniz, artilheiro do certame volta para o banco? Com a decisã Mauricio Souza?

Homenagem bonita e merecida é o que o Vasco da Gama está fazendo pelo seu ex-goleiro Barbosa. O moço, que sempre jogou no Gigante da Colina, foi uma muralha na meta vascaína. Clube algum deve esquecer dos seus ídolos. Parabéns, gostei.

A torcida do Uberaba SC e ex-jogadores estão revoltados com uma possibilidade de perder do CT Saulo Castro, que não está terminado, pois ninguém faz propostas para que isso aconteça, mas tirar o sonho do Oscar Caetano alguns políticos querem. Meu Deus.

São Paulo e Atlético-MG não param de contratar. Éder centro avante brasileiro que foi jogar no exterior, esteve recentemente no Jiangsu Sumng, da China chega ao Morumbi para fortalecer o ataque tricolor. Eder é naturalizado italiano. TRAVA.       

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.    

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por