NO BICO DA CHANCA

Ótimas memórias do futebol da década de 50

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 03/03/2021 às 18:37Atualizado em 18/12/2022 às 12:31
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

A história mexe com todos nós, principalmente quando estamos ligados no assunto, que pode ser futebol ou também outros acontecimentos que ficam marcados na memória. Como o nosso assunto é futebol, vamos lembrar para poucos, ou seja, os mais antigos que ainda estão ligados no mundo do esporte, e contar para muitos jovens que acompanham o passado, presente e fica de olho no futuro. Hoje é dia de falar sobre uma partida de futebol vivida no dia 17 de novembro de 1957 entre Mixto de Cuiabá x Uberaba SC que tinha conquistado o título de Campeão do Interior. Tempos em que viajar, principalmente de avião era complicado e os passageiros passavam um pouco de aperto. Nessa viagem não foi diferente. – Após uma difícil viagem de avião, que por duas vezes teve a aterrisagem abordada, a delegação do Uberaba SC iniciou sua excursão pela Região Centro Oeste sem corresponder à imensa expectativa criada em Cuiabá. Foi uma viagem daquela de “cortar agulha”. A insegurança dos passageiros foi de dar medo, mas no final da história, os amistosos foram realizados e o público do Mato Grosso “matou” a vontade de ver o timaço do Colorado jogar. Neste amistoso no estádio General Dutra em Cuiabá, com renda de CR$ 200.000,00 o Zebu, ainda com as pernas “bambas” devido os problemas aéreos, perdeu por 2 a 1. A arbitragem foi de João de Melo da nossa Liga Uberabense de Futebol, que naquela época, os juízes eram de embaixada. Os gols do jogo foram de Chonésinho dois para os donos da casa e Reinaldo para o Uberaba SC. Os times estiveram assim escalados: MIXTO: Dito; Nazário e Irair; João Bala, Airton e Jair; Chiquinho, Acácio, Chonésinho, Bianchi e Proença. UBERABA SC: Waldir; Zeca e Marambaia; Léo, Laercio e Rubens; Marin (Ildeu), Paulinho (Crispim), Reinaldo, Machadinho, e Paulo Rezende. Na oportunidade, o jogador Laercio teve duas funções: jogador e treinador. Desses jogadores, que vestiram a camisa do Colorado lembro do goleiro Waldir, que também defendeu o Nacional; Marambaia, que depois de ter pendurado as chuteiras foi trabalhar na Codau; o volante Léo, que morava no meu Bairro EE UU; Paulinho do Ibiá supercraque; Crispim que depois foi jogar no Independente; Reinaldo, Machadinho e Paulo Rezende. Craques que marcaram época no nosso futebol arte.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Como dizia o ex-gerente de futebol Marcelo Araxá:

---“Eu nunca guardo rancor, prefiro distribuir”.

No CT Colorado, Makarrão fala para o Karrapix

--- Já pensou se eu fosse ligar para as pessoas que falam de mim.

--- O que teria acontecido?

--- Meus créditos já teriam acabados...

Karrapixo chega na oficina do Carlão Sapateiro e:

--- Carlão, gostaria de saber em que PÉ está o conserto do meu sapato...? 

Rogerio Ceni, preocupado, procura uma psicóloga para consulta:

--- Doutora, tenho, um complexo terrível.

--- Vamos resolver isso. Qual é o complexo?

--- Sou pequeno demais para o tamanho do meu nariz...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

O Campeonato Carioca começou ontem com a partida entre Flamengo x Nova Iguaçu. O Mengão utilizou a molecada, pois os titulares ganharam uns dias de folga para aquele descanso. Max fez um lindo gol, e o Flamengo venceu a partida pela contagem mínima.  

Devido ao calendário super apertado, o carioca deste ano vai ser na base do “tiro curto”. Serão onze rodadas, depois vem a semifinal com os quatro primeiros colocados e a grande final. Caso não apareça uma zebra, os grandes devem estar na semifinal.

Com a participação de Vasco e Botafogo, ontem o certame teve quatro partidas. Esta noite é o dia do Fluminense fazer sua estreia. Como os clubes grandes estão escalando a molecada, para o Fluminense vai ser mole. Os meninos de Xerém entram com tudo.   

A segunda rodada do Paulistão começou na noite de ontem, com Santos jogando na Vila Belmiro contra a Ferroviária; Inter de Limeira recebendo o São Paulo de Crespo, São Caetano estreando diante Bragantino. Teve o Clássico dos desfalques entre Corinthians x Palmeiras. Covid tirou oito jogadores do Timão.       

Hoje tem Ituano com a bola toda por ter vencido bem o Guarani, jogando contra o São Bento; Em Ribeirão Preto o Botafogo espera vencer o Guarani, que parece não estar bem das pernas. No Moises Lucarelli a Ponte Preta encara o bom time do Santo André.  

E o Campeonato Mineiro iniciou ontem a sua segunda rodada com jogos importantes: no “Melão”, o Boa Esporte procurou reabilitação diante do Pouso Alegre. Coimbra recebeu CA Patrocinense. Em Juiz de Fora o Athletic jogou contra o América.

No duelo entre Triangulo x Alto Paranaíba, em buscando reabilitação a URT encarou o time do Uberlândia. Já o Cruzeiro, que só empatou na primeira rodada recebeu a Caldense e brigou para conquistar seu primeiro triunfo. Hoje tem Tombense x Galo. 

Hulk não estreia pelo Atlético, mas Dodô reforça o bom time que está escalado com alguns craques: Mariano; Gabriel, tem o Igor Rabello, Zaracho, Calebe e Marrony. Na verdade, o Galo tem ótimo elenco. Atençã Tombense, em casa é muito forte.    

A primeira fase da Copa do Brasil começa com jogos tipo “mata-mata”, e 80 clubes estarão envolvidos. Além dos seis mineiros que começam a competição, o Atlético-MG só entra na terceira fase. A Caldense joga em casa contra o Vasco da Gama. O América visita o Treze na Paraíba. São Raimundo recebe o Cruzeiro.

Nova Mutante do Mato Grosso espera pelo Tombense. Por outro lado, o Uberlândia que volta a competição estreia em casa contra o Luverdense. É um bom momento para o futebol do Triangulo voltar a figurar no futebol Nacional.          

Pessoas ligadas ao esporte fazem sempre aquela tradicional pergunta: Agora querem saber qual é o melhor técnico do futebol amador. Como tudo anda mais parado do poste, o torcedor procura dar suas cutucadas. AC Murinho ou Marcio Souza? Sei não. Murinho ganhou muitos títulos, mas Marcio Souza tem o esquema moderno de jogar. TRAVA.      

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por