JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 01 de março de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Carlos Roberto Moura - Ticha NO BICO DA CHANCA 20/02/2021


Continua depois da publicidade


Época em que não tinha jogadores ruins ou "caneludos"

carlosticha@hotmail.com 

Time do USC que deixou saudades

TOQUE DE PRIMEIRA

Ninho de Cobras. Isso mesmo. Uma foto que mostra um elenco de jogadores jovens e veteranos. Uns já consagrados, outros procurando oportunidade para mostrar seu talento. Foi uma época que dificilmente você se deparava com um jogador de futebol “ruim ou caneludo”. Quem treinava nos times tipo Nacional, e Uberaba SC era porque tinha algo a mostrar. Dizia o Wadih Lacerda que jogou muita bola e foi presidente do USC: “Só de ver o jogador calçar os meiões notava se ele tinha queda para jogador de bola”. É como diz o pessoal da velha guarda: Bons tempos, a gente era feliz e sabia. Acredito que essa foto é dos anos 70/80. No mínimo, tem oito jogadores prata da casa. Marcos Viana era o treinador e tinha fartura para o bom tempero. Celso Roberto, bom jogador, lateral de alto nível. Ilton, ponta direita fantástico: driblava bem e cruzava com perfeição. Quando errava uma jogada o narrador Moura Miranda esbravejava no seu microfone: “Ilton, Ilton meu filho...”. João Fatureto buscava uma posição na meta. Júlio jovem zagueiro que tentava jogar com estilo do pai, o saudoso Elpidio. Carmelito, lateral esquerdo estilo marcador, mas sabia jogar e não fazia muita força. Rafael, bom zagueiro. Firme e decisivo. Joãozinho Maradona, volante de muita garra e marcação firme. Sabia jogar. Leizinho, garoto criado no Bairro Mercês, ali na rua Alfen Paixão. Tinha técnica e praticamente alcançou seu objetivo. Na sequência tem o Felipe. Dudu, garoto do Fabricio que sabia como nunca bater na bola com facilidade e categoria. Iron nosso lateral esquerdo. Não tinha estilo, mas jogava como nunca, foi sempre ativo na marcação. Lindário, moço que atuava no meio campo. Leve livre o solto. Colaborou muito com a equipe. Robinho, moço que sempre brigou para ser um jogador profissional, sempre quis vencer no mundo da bola; acabou conseguindo: de Uberaba para o Brasil e o Mundo. Hoje é empresário em Portugal. Estevão Real, baixinho e veloz. Atuava pelo setor esquerdo. Toinzinho, o garoto de Ouro que dispensa comentários. Ao seu lado, não me lembro do nome, foi um jogador que atuava no setor defensivo. Fechando a foto, vem o extraordinário Donizete Cabeça. Craque criativo. Fez sucesso. Gente, é mais uma página da história do nosso futebol. Como é bom lembrar de você.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Frases de ex-jogadores de futebol:

“As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe”. (Dunga, ex-volante da Seleção Brasileira).

Makarrão pergunta ao Karrapixo:

--- Qual é o remédio que revela que um jogador não está bem no time?

--- Para cê tá mal...

PONTUALIDADE SUIÇA:

“Não falha nunca, quando um chega atrasado, joga o relógio fora”.

Karrapixo tenta cantar uma garçonete:




Continua depois da publicidade


--- E aí gata, rola?

--- Rola, é claro. É só você deitar que eu empurro...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

Alemãozinho e Neto Masson deixaram a base do Uberaba SC. Dizem que foi falta de apoio. Acredito que foi mesmo, pois no momento o “mar não está pra peixe”. A competente dupla monta projeto para trabalhar no EC Fabricio. Ótimo para o Grená.   

E os campeonatos da Liga Uberabense de Futebol, como ficam? A bola pode até rolar este ano, mas só depois da vacina. Com o controle da situação, a felicidade dos desportistas e ambulantes pode voltar, acredito que em agosto, talvez. Nada fácil.

Uberlândia já começa o ano decidindo um torneio. A partida que envolve, também o Tombense é neste sábado, às 11h no Independência. É a Recopa Mineira em ação. O Tombense, favorito, foi campeão do Interior e o Uberlândia da Taça Inconfidência.

Hoje tem Coritiba recebendo o Ceará. O Coxa não inspira mais nada neste certame, mas quer a vitória. Já o time do artilheiro Vina, precisa de vencer, isso para continuar classificado para a Sul Americana. Uma derrota, pode cair um degrau na tabela.         

Fortaleza e Bahia jogam no Castelão. Caso o Fortaleza seja derrotado, fica ameaçado da degola. Na mesma situação está o Bahia, que não pode nem empatar, pois sente o Vasco cheirando seu “cangote”. Na Ilha, o Sport vai tentar parar o Atlético-MG.

Corinthians e Vasco fazem o jogo da salvação. O Timão precisa da vitória para chegar um pouco mais. O Vasco tem que vencer para escapar do rebaixamento. Por outro lado, em casa, o Santos espera parar a molecada de Xerém. Ai que a porca torce o rabo.   

Grêmio joga contra o Athletico-PR. O time de Renato Gaúcho quer a Libertadores, o Furacão tem a mesma pretensão. Bom jogo. Na Serrinha, o Goiás vai jogar tudo que sabe e o que não sabe. Vitória contra o forte Bragantino pode dar nova vida ao time do pequi.  

Todos os jogos anunciados desta 37ª rodada têm sua importância, mas o que vem chamando atenção dos torcedores de todo Brasil é a partida que pode decidir o campeonato. Caso o Internacional o Mengo vença no Maracanã comemora o título.

O Flamengo, que viu seu volante-zagueiro, Arão fraturar o dedo do pé direito, precisa vencer para que a decisão deste emocionante Brasileirão se transfira para quinta-feira. Entre os jogos: Internacional x Corinthians e São Paulo x Flamengo, sai o campeão.          

Acho que, quem gosta mesmo de futebol, vai torcer para que a decisão do Brasileiro fique “pau a pau” para a próxima quinta-feira. É bom lembrar que os três setores, também pode ser definido na última rodada. Haja coração para tanta emoção. TRAVA.      

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia