NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da Chanca: Merceana de 50

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 21/12/2020 às 21:07Atualizado em 19/12/2022 às 05:39
Compartilhar

Na foto, time da Merceana da década de 50

TOQUE DE PRIMEIRA

Deparei com essa foto postada no facebook, e me bateu aquela lembrança dos bons times montados pela Merceana que atuava no estádio “Nubor Facure”, que ficava no início da Av. da Saudade. Na verdade, foi um momento de glorias do time esmeraldino, que dentro ou fora de casa fazia o jogo andar. Esse time deve se da década de 50 e início da de 60. Lembro de alguns desses craques que tratavam a bola com carinho, bola que era de “capotão” e mais tarde de couro, que quando molhada chegava a ter um peso de até 5 quilos. Os meiões e camisas também pesavam no corpo, mas a leveza mesmo era no toque de bola, que de pé em pé chegava ao seu destino. A foto inicia com Gilberto Macarrão, pai do craque Elmo macarrão e do Edio Makarrão. Luizão e Olindo jogavam com raça e disposição. Sansão foi um zagueiro digno do seu nome de herói, que mais tarde foi apitar na LUF. Brandãozinho jogava bem e com seriedade. Luiz do Correio era o mais extrovertido. Zezé, pela esquerda marcava bem. Brandão entrava em campo para ganhar; bola e vontade a serviço do time da camisa verde. Galinho, era cheio de xinga, mas positivamente se garantia na posição. Completando com Amarildo e Rafael, ambos jogavam com amor à camisa e ao futebol. É bom lembrar, que a Merceana, hoje chamada de a Veterana tinha muitos torcedores. Alguém lembra do Meneguete? É história.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Dois cumpade se encontram e o papo é traiçã

--- Cumpadi se eu pega sua muié nois fica inimigo?

--- Não!

--- Nois fica rival?

--- Claro que não!

--- Nois fica socio?

--- De maneira alguma.

--- O que nois fica então?

--- Nois fica kits!

Entre casal:

--- Sabe querida, depois que me levanto e faço a barba, sinto-me dez anos mais moço.

--- Então, por que você não tenta fazer a barba antes de se deitar?

Lá pelas bandas do Norte de Minas, a situação está tão periclitante que já tem gente assaltando fantasma para roubar o lençol...       

Modernism

--- Mamãe, lembra quando disse que homem se fisga pelo estomago?

--- Lembro-me sim, mas meu bem, mas por quê?

--- Porque eu descobri um jeito muito melhor...   

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O jogo do Flamengo contra o Bahia teve de tudo. Muitos gols, racismo, lição para o chato do treinador Mano Meneses, falta de respeito e comportamento. Gente, somente o tal de futebol pode trazer ao mesmo tempo, discórdia, alegria e decepção. Bonito e triste.        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 26 de dezembro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. O assunto é: Adversários do Uberaba SC.   

O colombiano Ramirez, que por sinal é um bom jogador parece que, inspirado no jogo acabou se extrapolando e as ofensas foram atingidas ao Gerson e ao Bruno Henrique. Pergunt pra que isso? Tem outras maneiras de descontrolar o adversário.

Por outro lado, o “treinador”, Mano Meneses que a cada dia está mais nojento tira proveito para criar situações humilhantes com os adversários. Parece que esse moço não treina mais ninguém, nem mesmo o Ibis. O cara é um verdadeiro “ovo choco”. Parei!

Como Itaipava é a cerveja do momento, recebi do Grupo Petrópolis, uma bolsa térmica com algumas Itaipava. Delícia. Depois dessa, com este verão, nem mesmo Aline Riscado me aguenta. Vai verão, vem verão, Itaipava deixa seu verão BÃO...  

O Cruzeiro não conseguiu sair de baixo, ficou no empate com o Avaí. Já o América, que está na ponta não conseguiu derrubar o líder, mas o empate ficou bem no jogo. O Guarani que ameaçava crescer ficou onde estava. Botafogo e Oeste continuam no Z4.

O Brasileirão da Serie “A” teve as vitórias precisas e oportunas de Vasco da Gama e Botafogo. Mas ambos ainda continuam encrencados. O Internacional jogou bem e detonou o Palmeiras. Bragantino foi surpreendido e perdeu em casa para o Athletico.

Enquanto o jogo pegou fogo, isso em vários aspectos, Rogerio Ceni deu sorte nas substituições e derrotou o Bahia no Maracanã. O Fortaleza, mas uma vez não aguentou o Ceará e perdeu mais um clássico. Ontem foi a vez do Corinthians com o Goiás.  

Pela Segundona, Santarritense ficou no zero contra Poços de Caldas; Bettis FC tomou a virada do Aymorés, e o Contagem atropelou e eliminou o América-TO. A rodada, dependendo do julgamento desta da tarde na FMF envolvendo a Santarritense defini os seis clubes para jogar o hexagonal final.  

Amanhã, os jogos de ida da semifinal da Copa do Brasil prometem muita emoção, dizem que vai ter até surpresas. O Grêmio joga em casa contra o bom time do São Paulo. E, no Allianz Parque, o Palmeiras recebe o imprevisível América, o Coelho Doido.    

O elenco do Uberaba SC continua trabalhando, o foco é o duelo contra o União Luziense, que deve acontecer no dia 9 de janeiro no Uberabão. O Colorado joga três partidas em casa. Os dois primeiros colocados têm acesso ao modulo II. TRAVA.       

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por