NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da chanca: Tempos áureos

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Ticha
Publicado em 30/11/2020 às 15:55Atualizado em 18/12/2022 às 11:02
Compartilhar

Zique quando atuava pelo Comercial de Ribeirão Preto

TOQUE DE PRIMEIRA

A história de hoje parte de meados da década de 80, quando o Independente montou um time Juvenil de chamar atenção dos outros clubes, não só da cidade como também de outros estados. Era uma equipe que sabia jogar e como jogar. No campeonato local, com jogos realizados no domingo pela manhã, os estádios pegavam públicos sensacionais, nessa época o amador era jogado na parte da tarde. Na verdade, não tinha espaço para os atletas que já estavam com mais de 20 anos. Mas Júlio, Nicomedes, Jairo, Dida, Pão, Tulio, Enéas e outros craques faziam a festa da bola. Mas o ponta que sempre foi olhado com bons olhos pelos empresários, e chamava atenção dos torcedores e adversários, era o Luiz Henrique Lemos, o popular Zique, irmão do Andrezinho e filho do lendário “Dito Paletó”. Pois bem, Zique foi um jogador habilidoso e de dribles desconcertantes, e para complicar para os adversários tinha velocidade. Pois bem, ele nasceu no Bairro Estados Unidos, foi convocado pelo primo Carlinho Carrapicho e jogou pelo Independente, isso sob a batuta de Elpidio, onde aprendeu e cresceu no futebol. Contratado pela Francana foi jogar o Campeonato Paulista, por lá ficou dois anos e acabou sendo transferido para o Comercial de Ribeirão Preto. Na sequência, foi emprestado para o Palmeiras de São João da Boa Vista. Voltando a Minas Gerais foi campeão da segunda divisão com Esportivo de Passos, onde trabalhou por duas temporadas. No Goiano vestiu a camisa sete do Crac de Catalão. Para matar saudade da terrinha, jogou alguns meses no Nacional, foi onde que resolveu encerrar a carreira. Mas mesmo depois de ter pendurado as chuteiras, ainda disputou o torneio Emancipação pelo Independente e levantou o caneco. Nos dias de hoje, Luiz Henrique Lemos, o nosso eterno Zique é empresário na cidade de Ribeirão Preto e vive bem com a família. Este fez história.  

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Essa quadrinha ouvi de uma dupla de torcedores:

“Em São Paulo tem Palmeiras onde canta o sabiá,

Em Minas tem o Cruzeiro, que está sofrendo de tanto ver o Galo cantar”.

Vejo o Karrapixo pensativo e pergunto por quê?

--- Até hoje não consigo entender por que cemitério tem muro tão alto e portões de ferro. Tudo mundo sabe que, quem está dentro não tem como sair e quem está fora não quer entrar...

Um pai, destes tarados por futebol, estava em uma praça vendo seus filhos brincar de jogar bola, quando alguém perguntou:

--- Qual é a idade de seus filhos?

--- O meio campista tem dois anos e o atacante tem quatro...      

De um poste para um cachorr

--- Não adianta me regar, eu não cresço mais...   

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Pouso Alegre liderou o modulo II do começo ao fim e acabou mostrando sua eficiência garantindo o título da competição e o acesso a elite do futebol Mineiro. Foi um time de muita personalidade e qualidade. Esta é a segunda fez na história que o time chega tão alto. Parabéns.        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 05 de dezembro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Assunt USC x Poços de Caldas. A classificação.    

Outro fato inédito no nosso futebol: a conquista do espaço pelo Athletic Club, time de São João Del Rey, que pela primeira vez chega ao topo das competições mineiras. Esse quadrangular final foi emocionante. Chegou quem tem garrafa vazia para vender.

Esta noite tem mais parada pelo Brasileiro “B”. Ponte Preta e Guarani vão estar em ação. Amanhã tem o clássico mineiro entre América x Cruzeiro. Jogão de bola. Quem vai ser mais espert Raposa ou Coelho? A briga vai ser no Independência.

Hoje tem duelos decisivos pela Libertadores e três times brasileiros estão envolvidos. Na Argentina o River espera pelo Athletico; Na Vila Belmiro o Santos é o favorito para eliminar a Liga de Quito. No Maracanã é a vez do Flamengo mostrar futebol e dar alegria a sua gigantesca torcida. Racing é o adversário que promete endurecer o jogo.  

Matematicamente Uberaba SC líder da Chave “A” e Aymorés, o primeiro da Chave “B”, estão classificados para o hexagonal da Segundona que só vai acontecer a partir do dia 10 de janeiro-2021. O Colorado ainda faz um jogo contra o Poços de Caldas.

Acredito que Poços da Caldas deve conquistar uma das vagas e seguir com o Uberaba na sequência do certame, mas Santarritense pode surpreender e abraçar uma vaga. Tiro curto não pode errar o alvo, é preciso ser acertar pelo menos dois tiros.

Quanto ao jogo do USC realizado em Três Corações, sinceramente não gostei da atuação e não acredito que a proposta de jogo adotada pelo Catanoce foi aquela, mesmo porque a qualidade técnica e tática do time é outra. Faltou um pouco mais de ousadia.  

Como também, pela importância da partida achei ridícula a expulsão provocada pelo volante Rodney. Cometeu a falta, recebe o cartão. fica de “bico fechado”. Jogar com menos um naquele gramado fica difícil. Devia ter pensado no clube em seus companheiros.    

Na verdade, o que vimos foi uma defesa fazendo das “tripas o coração” para conter o adversário que mostrou como nunca conhecer os atalhos do “gramado”. Como também acredito que a defesa com Rogerio passou no teste da pressão. Mas precisa ser ajudada.    

O meio campo precisa criar mais, ter chegada com passes e tentativas de chutes a gol. Por outro lado, o ataque está devendo muito. Como diz aquele torcedor: corre muito, mas produz pouco. Em duas partidas só deu dois chutes a gol. Muito pouco. TRAVA.       

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por