JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de janeiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Carlos Roberto Moura - Ticha NO BICO DA CHANCA 14/11/2020


Continua depois da publicidade


Coluna no Bico da Chanca: Time do Uberaba SC formado em 1929

carlosticha@hotmail.com

TOQUE DE PRIMEIRA

Um amigo me enviou esta foto e pediu para que a coluna comentasse algo sobre esse time do Uberaba SC formado em 1929. Achei muito bom, mesmo porque, muitos nem ouvi falar, mas comentários sobre outros, sempre ouvimos do Ataliba Guaritá Neto, o Netinho. Quatro deles, conheci pessoalmente, isso depois de velhinhos, é claro. A foto mostra que foi em uma partida contra o América Mineiro, time da capital que sempre deu trabalho ao Uberaba SC. Sempre brigaram para ser o terceiro clube do estado. Pelo que consta, os jogadores do colorado fizeram a foto de maneira da época (relaxados). Não sei se relaxo, ou é melhor ficar à vontade. Mas pelo visto, o estádio “Boulanger Pucci” estava lotado e como sempre, aquela charmosa arquibancada recebia torcedores elegantes. O pior da história, foi a derrota para Coelho. Não sei se foi amistoso ou partida oficial. Na foto aparecem Tonho; Juca Pato, que segundo Netinho e Padre Prata, foi um craque e pretendido por vários clubes do país, inclusive foi jogar no Atlético Mineiro. Mira, João Paulino e Afonso. Aí vem o famoso Policarpo Costa Santos, o famoso Capim, que foi um jogador mediano, depois tornou se árbitro da Liga Uberabense de Futebol e foi até treinador do time de várzea, o Vila Frei Eugenio, trabalhou como pedreiro e foi pai do nosso Jairzinho, que faleceu recentemente. Walfredo, Odilon, Pixote e Tormim. Outro que fez fama e dizem ter jogado muita bola foi Gradim. Na sequência vem Amaral, Pino e Bio(sentado). É uma maravilha recordar de gente como essa. Nenhum deles está vivo, mas seus familiares podem matar saudade. Fizeram e escreveram história.  

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Bacana foi a resposta daquele jogador que foi fazer testes e o treinador perguntou:

--- Onde você joga?

--- Dentro do campo uai!

Na palestra de vestiário o treinador fala para seus jogadores:

--- Nosso goleiro deve jogar igual bananeira: caindo pelos dois lados. Os laterais devem ser iguais ioiô, indo e voltando. Os zagueiros têm que ser iguais mangueiras: plantados na área.  O meio campo igual sanfona: abre e fecha com alegria. O ataque: os pontas têm quer igual gilete: cortando pelos dois lados. O centro avante igual porco: fuçando na área. 

Na igreja, o padre perguntou ao Karrapixo:

--- Você sabe fazer o Pelo Sinal?

--- Saber eu sei, só não consigo é esparramar as palavras na cara...    

Fanatismo pelo Atlético Mineiro, é o amigo Lélio Cipriani, que quando nasceu, em vez de chorar, gritou Galooooooo.




Continua depois da publicidade

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.  

BOLA DE MEIA

O que disseram sobre Pelé. Tópico XXXIII: “Quando vi o Pelé jogar, fiquei com a sensação de que eu deveria pendurar as chuteiras.” (Just Fontaine, ídolo da seleção da França e maior artilheiro de uma única edição de mundial, com 13 gols marcados na Suécia em 1958).        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 14 de novembro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Paulo Sergio, preparador físico; Lindomar, o Baiano treinador de goleiros e Guilherme, goleiro do USC.    

Segundo o maior craque da história do Flamengo, Artur Antunes Coimbra, o Zico, o jovem goleiro Hugo, falhou no segundo gol do São Paulo por pura irresponsabilidade. Tinha nada que tentar o drible, praticamente na linha gol. Também acho.

 Muitos torcedores rubro-negros acreditam que a quantidade de gols e falhas que Hugo vem cometendo tem a ver com sua ex-namorada. Em rede, a massa flamenguista pede para que eles voltem a noivar. Na verdade, ninguém pode firmar se é fato ou fake.

Quatro jogadores do Uberaba SC apresentaram suspeita de infecção pelo covid 19. Os nomes não foram divulgados. Ontem todos voltaram a fazer os testes, mas os resultados só serão divulgados na segunda-feira. É o USC na reta final de preparação para a estreia.

Portanto, o jogo treino que estava marcado para ontem (13), em Itumbiara, acabou sendo cancelado. Com isso o Colorado do técnico Paulo Cesar Catanoce tem cinco dias para se preparar e definir o time e maneira de jogar para enfrentar a Santarritense.   

Ontem, à noite, a Seleção Brasileira, completamente desfalcada, mas com valores de qualidade em campo, enfrentou a Venezuela no Morumbi. Caso o time montado pelo Tite tenha vencido, o que é o mais provável, assumiu a liderança das Eliminatórias.

Mais uma rodada do quadrangular final do modulo II, movimenta o sábado esportivo. Pouso Alegre, líder disparado pega o Betim. Em caso de vitória do Pouso, o tão sonhando acesso fica a um passo. Athletic Clube precisa de vencer o Nacional Muriaé.   

Na próxima terça-feira, o instrutor de arbitragem da CBF Sergio Nascimento fará uma palestra para todo elenco do Uberaba SC. Acho que o momento é propicio, pois a maioria dos jogadores, comissão técnica e diretores não entendem “bulhufas” das regras e interpretação dos árbitros. Vai chegar em boa hora...

Sabado de jogaços no Brasileirão. A cada rodada os números matemáticos da tabela tem mudanças positivas e negativas. Santos tem dez jogadores com covid pega o Internacional. Já o Goiás espera por um milagre para derrubar o Athletico-PR. Será?  

Corinthians espera comer o Galo em Itaquera. Palmeiras x Fluminense é o duelo no Alianzz Parque. Tem Sport x Vasco e Bota x Bragantino, mas o duelo que chama atenção, pode ser o da recuperação do Mengo no Brasileirão. Bola pra frente. TRAVA.         

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia