NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da Chanca: Os goleiros Wilmondes e Jardel

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 26/10/2020 às 21:00Atualizado em 18/12/2022 às 10:36
Compartilhar

Wilmondes, o Cadeado; o melhor de todos os tempos e Jardel, o elegante Cavaleiro Negro

TOQUE DE PRIMEIRA

O assunto do momento no mundo da bola é sobre os goleiros jogar com os pés. Poucos tem habilidade de bater na bola e as vezes acabam se complicando; é o que temos visto na maioria dos jogos. Na década de 50 e nos meados de 60 a torcida ficava de boca aberta de ver Wilmondes, o melhor goleiro de todos os tempos que atuou na cidade. Além de pegar muito. (Os adversários diziam: como é difícil fazer gols neste goleiro). Um metro e 76 de altura, era um voador firme e seguro; seu apelido era cadeado. O português jogava muito com os pés. Driblava, chapelava e batia como poucos na bola. Era muita habilidade para um goleiro da época. Em 1959, em jogo contra o América do Rio de Janeiro que tinha sido campeão carioca em cima do Vasco, ele fez uma defesa incrível: Depois de defender um chutaço de Calazans teve a mão esquerda prensada na trava e fratura de dois dedos; na sobra, Alarcon tentou encobri-lo, foi ai que o Cadeado girou o corpo e fez a defesa, tirando a bola com uma bicicleta sensacional. O estádio quase veio abaixo. Só que poucos sabiam que ele gostava, isso nas horas vagas de jogar um futebol de salão, isso lhe deu melhor condição de tratar a gorduchinha. Foi diferenciado. Fomos vizinhos e jogamos um salão no time que ele montou com seus filhos, o goleiro era Wilson, que morava por perto. Na verdade, Wilmondes foi incrível e cinematográfico. Abrindo uma brecha, outro goleiro que fez sucesso, não pelas suas atuações pela sua maneira de jogar e viver. Jardel, o Cavaleiro Negro. Cheio pose e elegância, vestindo de preto, desfilava pelos gramados e pelas ruas de Uberaba. Depois foi jogar no América Mineiro. Encerrou a carreira e montou uma escolinha de futebol, que fez sucesso na capital. História de gente que soube escrever no mundo da bola. Como é bom recordar esses momentos.  

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Depois da virada sobre o Atkletico do Paraná, quem está tirando onda de bacana é o Grêmio, que está com dois times: Um para jogar aqui, outro para jogar fora...

Esta é do Karrapix

--- Até que arranjar mulher atualmente é fácil o duro é ficar livre dela...

Essa foi contada pela minha netinha, que falou que a mosquinha pediu para a mãe:

--- Mamãe hoje eu posso ir ao teatro?

--- Teatro é muito perigoso, filinha, mas tome cuidado com as palmas...

Vem aquela famosa pergunta:

--- Por que Robin Hood só roubava de rico?

--- Porque pobre não tinha dinheiro.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O que disseram sobre Pelé. Tópico XXVI: “Dir-se-ia um rei, não sei se lear, se imperador Jones, se etíope. Racionalmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma:- Ponham no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor”. (Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo e cronista esportivo de todos os tempos no Brasil).        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 31 de outubro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. O radialista Zé Antônio.    

Pelo modulo II do Mineiro, este final de semana vai ser decisivo para CAP Uberlândia; Guarani, Serranense, Ipatinga e o Mamoré. Cinco equipes que brigam para não cair. Pior para o time de Patos que ostenta todo iluminado a lanterna do certame.

Na busca para chegar a semifinal tem o Pouso Alegre já classificado. O Athletic Clube é outro que já se garantiu. O Betim está na expectativa; tem 17 pontos, mas atrás, fungando no seu cangote tem os dois Democratas e o Nacional de Muriaé.

Já falamos várias vezes sobre o assunto técnico de futebol. Estrangeiros x brasileiros. Na verdade, os três clubes que estão na ponta da Serie “A”, são de outros países. É evidente que não falam a mesma língua, mas profissionalmente estão bem a frente.

O América Mineiro está em grande fase e já alcançou a terceira colocação, e tem o caminho para chegar mais. Mas a preocupação dos mineiros é com respeito ao Cruzeiro, que não sabe onde tirar folego e futebol para sair da zona de rebaixamento. Incrível.

Fico contrariado com as acusações sobre a arbitragem. Futebol é um esporte em que todos cometem erros até fatais. Viram a zaga do Flamengo e a Atlético-GO? Ninguém fala. Um apito equivocado, uma marcação errada, serve para todo mundo criticar a arbitragem. “É aquele ditado que diz: “Tiro o meu da reta e coloco o dos outros.” 

Bragantino, time do dinheiro, aos poucos vai saindo da parte de baixo. Depois de agonizar por várias rodadas na zona do rebaixamento, o “Massa Bruta”, subiu para a décima quinta colocação. O Vasco descuidou e foi morar com a turma da degola.   

Sei não, mas essa briga na ponta de cima com Internacional, Flamengo, Atlético-MG e os intrusos, Fluminense, São Paulo e Santos chegando, acredito que até a trigésima rodada vai ser de muita disputa por um lugar ao sol. Todos têm bala na agulha.

Das cinco partidas que envolvem a Copa do Brasil, com uma partida hoje entre Botafogo x Cuiabá e amanhã, com mais quatro amanhã: Santos x Ceará; Atlético-GO x Internacional, Athletico x Flamengo e Corinthians x América, acredito, que o favoritismo pode estar com Santos e Internacional. Os demais são complicados.   

A semana do Colorado começou ontem. A programação com todos os treinos vai até no próximo sábado. Agora, esboçar um possível time para ser escalado, ainda é bem cedo, mas existe a ideia de escolhas pontuais para não fugir de uma maneira de jogar. O certo é que atletas ainda estão sendo aguardados, isso só na próxima semana. TRAVA           

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por