NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da Chanca: Deus abençoe o Rei

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 23/10/2020 às 15:52Atualizado em 18/12/2022 às 10:28
Compartilhar

 

Rei sendo coroado

TOQUE DE PRIMEIRA

Parabéns Edson Arantes do Nascimento! Completar 80 anos e ser amado pelas pessoas do mundo inteiro não tem preço. Parabéns Rei Pelé, pelos 18 anos de futebol apresentado em todo planeta terra com jogadas maravilhosas, inesquecíveis, com arte, classe, velocidade, dribles, cabeceios, passes, genialidade e mais de mil e duzentos gols que iluminou o mundo da bola. Ontem o dia foi de festa e comemorações. Até mesmo as bolas que estão nos museus ficaram felizes, algumas por terem sido chutadas, cabeceadas e dominadas pelo Rei. Graças a Deus tive a oportunidade de ver Pelé jogar por onze vezes. Uma aqui em Uberaba; outra em Uberlândia, e mais uma em Araraquara no empate com a Ferroviária em 0 x 0. As outras oito vezes foi na cidade de Ribeirão Preto, em partidas contra o Botafogo no “Santa Cruz” e mais vezes no estádio “Palma Travassos”, quando ainda tinha arquibancadas com lances de madeira. Eu e alguns amigos levamos um “bolo” do Rei, quando viajamos para o Rio de Janeiro para a grande decisão com o Milan. Surpresa para todos nós: Pelé, contundido não foi a campo; no seu lugar entrou o pernambuquinho Almir. Valeu, pois vimos o Santos brilhar e conquistar mais um título internacional para nosso país. A maioria dos desportistas não torciam para o Santos, mas sim, para Pelé. Em Ribeirão Preto em partida contra o Botafogo, na goleada de 11 x 0, ele marcou apenas oito gols. Um verdadeiro espetáculo. Em Araraquara o jogo não teve gols, o Rei chutou um pênalti para fora, mas ninguém contestou. Aqui em Uberaba, na partida que ficou 2 a 0 para o Peixe, Pelé não marcou, apenas deu assistência e não quis cobrar uma penalidade máxima. O goleiro Saraiva disse que, se o Rei batesse o pênalti ele teria pegado. Será? Mas pelo rádio e televisão acompanhei como ninguém as fantásticas atuações do Pelé. Inesquecível, obrigado por tudo, atleta do século, o maior de todos. História mais linda. Para completar, tenho um amigo, que mora aqui na cidade, o nosso Sebastião Machado, que por coincidência completa, hoje, 80 aninhos. Ele serviu o exército com Edson Arantes, e disse que até para ser sentinela foi diferente e nunca reclamou de nada; comida e faxina. Rei que nunca vai perder a majestade, o mundo se curva, e te agradece. OBRIGADO! Nas fotos tem o Rei com coroa e abraçando Felipe Nogueira que iniciou sua carreira no Santos.  

Pelé com o craque uberabense Felipe Nogueira

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Lagoa perguntou ao Karrapix

--- Karrapa, seu telefono tem ZAP?

--- Tá de gozação? Telefone é fazer ligação e não para jogar truco!

La pelas bandas do Norte de Minas um jogador fofoca com outr

--- Aquele cidadão não apita nada.

--- Arbitro como aquele não é cidadão, é ciladrão...             

Era um sujeito tão pequeno, mas tão pequeno, que não praticava natação, praticava natacinha... Ainda se sentava no meio fio e balançava as perninhas.

Velho gaga cantando mulher no shopping é igual cachorro correndo atrás de automóvel. Se o carro para ele não faz nada...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O que disseram sobre Pelé. Tópico XXV: “Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites e nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava pelos lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentava derrubá-lo, não caia, devido a sua estupenda massa muscular e equilíbrio.” (Tostão, companheiro de ataque na Copa do Mundo de 1970).        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 24 de outubro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Ernani Nogueira, João Nosso e Serginho Esporte.    

Pelo modulo II do Mineiro, missão difícil tem Ipatinga e Mamoré para escapar da zona de rebaixamento. Ipatinga visita a Serranense, que, também está na “boca da botija” O Mamoré recebe o Democrata-SL, que busca o G4 para semifinal. Briga boa.

Tite convoca jogadores para os duelos contra Venezuela dia 13 de novembro no Morumbi e Uruguai dia 17, em Montevideo. As novidades ficam por conta das voltas Gabriel Jesus e Alisson. Vinicius Junior é a surpresa que pode se firmar. Joga muito.

Qual é a explicação dos técnicos estrangeiros invadir o futebol brasileiro? São melhores comandantes nas partes técnicas, táticas e físicas? Acho que são mais evoluídos. Os brasileiros conhecem da matéria, mas são preguiçosos e cheios de milongas.

O América de Lisca tem tudo para se garantir no topo, mesmo porque é favorito no jogo contra o Confiança. Por outro lado, o Cruzeiro de Felipão, mas uma vez atua fora de casa e precisa mais do que nunca vencer o Náutico para sair do sufoco. Vai ser parada.

O Brasileirão tem briga na parte de baixo e duelos importantes no meio da tabela e na parte de cima. Atlético tem “mamão com mel” é favorito contra o Sport. Palmeiras pode se engasgar com espinhos do pequi. O Fluminense, em casa tem os espinhos do Peixe.

Em busca de recuperação e com nova direção técnica, o Athletico-PR tem o Grêmio como convidado indigesto. Mas a partida que chama atenção é o confronto entre os líderes Internacional x Flamengo. Pena que o Beira Rio vai estar vazio. Clássico.   

Libertadores entra na fase do “mata-mata” e só vai ter jogaço de bola. Internacional e Athletico-PR vão decidir vaga fora de seus domínios. Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Santos com mais chances de passar fazem a partida final em casa. Isso é bom.

Suposto procurador dos garotos Jackson e Thomaz chegou a invadir o CT Constantino Calapodopulos para impedir que os garotos assinassem contratos com o USC. Depois de um “bate-boca”, os meninos deixaram as dependências do CT. Acho que foi uma pena.   

Brigas a parte, novos atletas continuam chegando ao CT. Os treinamentos estão sendo ministrados por PC Catanoce, Marcelo Albino, Paulo Sergio e Lindomar Baiano. O bom de tudo isso é que o time vem ganhando uma “cara” e agradando. TRAVA.           

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por