NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da Chanca: Toinzinho no futebol,

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 14/10/2020 às 20:18Atualizado em 18/12/2022 às 10:18
Compartilhar

Na foto, Toinzinho no ataque do Santos. TOQUE DE PRIMEIRA

Ainda não contei a história do Toinzinho no futebol, para isso é preciso muito espaço, mas aos poucos e com participações vamos falando sobre o “Garoto de Ouro”, o grande craque que fez sucesso com a camisa do USC. O assunto veio à tona porque alguns desportistas vêm perguntando sobre ele, e como chegou ao Santos, e se outros jogadores da cidade já tiveram no clube praiano. No Peixe e jogando na base passaram por lá Felipe Nogueira; Tindurin o nosso Sete já treinou na Vila Belmiro. Na estória conta que Altino, garoto do Bairro Abadia, irmão do Veloz esteve na Vila e fez sucesso sem jogar; foi até manchete de muitos jornais. O nosso Zé Humberto jogou um ano no Santos e foi até titular. Agora, na verdade, diante da lacuna deixada por Pelé, Toinzinho foi jogar no Santos e foi titular jogando ao lado de bons jogadores, mas a diferença de Santos com Pelé e sem Pelé, praticamente era de 95%. Toinzinho, o nosso craque jogou com Clodoaldo, Claudio Adão, mas foi com Totonho que seu rendimento caiu. Agora, substituir o REI nunca foi tarefa para nenhum humano que se meteu a jogar futebol. Na verdade, Toinzinho não decepcionou e do litoral foi para o Palmeiras, Bahia e Fluminense do Rio. Antônio Carlos Nomeline foi craque com todas as letras em maiúsculas. Na foto está entre os bons jogadores: Gilberto; Fernando, Neto, Batata, Lira e João Paulo. Toinzinho fez história no futebol brasileiro. Ótima pessoa, amigo e super craque. Sua história está gravada em várias camisas e grandes clubes.   

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

   Em uma boate tinha uma dançarina de strip-tease tão mixuruca que, durante o espetáculo, a plateia gritava:

--- Veste, veste...  

Tomando uma no boteco, meio assustado o Karrapixo fala:

--- Você viu? Passou uma largatixa ali.

--- Largatixa ou lagartixa?

--- Sei lá, ela passou muito rápido e não deu pra ver...     

Papo de pinguç

--- Agora eu só bebo em pé e fumo de piteira.

--- Por que isso?

--- Meu médico me mandou que eu suspendesse a bebida e afastasse o cigarro...

Conclusão carrapichiana:

--- Pensando bem, Adão mesmo morando no paraíso foi um cara muito triste: não tinha ninguém com quem discutir futebol...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.  

BOLA DE MEIA

O que disseram sobre Pelé. Tópico XXI: “Após o quinto gol, eu queria era aplaudi-lo”. (Sigge Parling, zagueiro sueco encarregado de marcar Pelé durante a final da Copa do Mundo de 1958).        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 17 de outubro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Mozart Karrapixo Rodrigues.   

Começou o sofrimento de Wagner Mancini no comando do Corinthians. O técnico estava fazendo um trabalho espetacular no Atlético-GO e foi se arriscar no Timão. É aquele detalhe, se conseguir tirar o time do sufoco, vai ser valorizado, mas a fiel fica com o pé atrás, isso por não gostar do treinador, que chega contrariando a massa.

O futebol Sul Americano não anda lá essas coisas, mas as eliminatórias vêm acontecendo, e as seleções brigando por um lugar ao sol. Bolívia deu o maior aperto para a Argentina. O Equador goleou o Uruguai, isso, normalmente não aconteceria.

Em casa, a Venezuela jogou tudo, mas acabou perdendo para o Paraguai. Em partida difícil e complicada, Chile e Colômbia ficaram no empate boler “dois pra cá, dois pra lá”. O que tenho notado é muita disposição dos jogadores e pouco futebol.

Depois de ter ficado duas vezes atrás do marcador, o Brasil virou e goleou o Peru por 4 a 2. A partida realizada em Lima, foi bastante disputada, mas prevaleceu o bom futebol dos pupilos de Tite e a qualidade técnica e decisiva do atacante Neymar. (fez três).

Enfrentando verdadeira maratona, o Flamengo pode ter uma formação desfigurada na partida desta noite contra o Bragantino. A partida no Maracanã promete ser bem disputada. Amanhã, na Serrinha, o Goiás enfrenta o Bahia do irônico Mano Meneses.

Pelo modulo II do Mineiro, Pouso Alegre lidera e tem cinco pontos a frente do segundo colocado Athletic Club. Na zona do rebaixamento, CAP Uberlândia e Mamoré estão na encrenca. O Tupi de Juiz de Fora é outro que está na “bica” para o rebaixamento.    

Umberto Louzer não aceitou a proposta do Cruzeiro e continua no comando técnico da Chapecoense. A dificuldade de a Raposa conseguir um técnico para mudar a situação do time não está fácil. A responsabilidade do momento tira o interesse dos técnicos.   

Os trabalhos continuam no CT Constantino Calapodopulos. Faltando a chegada de mais oito contratados, que já têm compromisso com o USC, mas estão envolvidos em outras competições, Catanoce e sua equipe trabalham para valer. Não tem moleza. TRAVA.           

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por