NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da Chanca: Os craques da bola

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 09/10/2020 às 18:38Atualizado em 18/12/2022 às 10:11
Compartilhar

Na foto, craques da bola em pose social 

TOQUE DE PRIMEIRA

Quando o momento é de saudades e de contar histórias e relembrar daquilo que foi bom para o futebol, a coluna não passa batido e sempre comenta sobre os craques e ótimos times formados em todos os estados. Teve uma época, que até os times de “pelada de rua” eram sensacionais. Quantas vezes as pessoas passavam e paravam nos campinhos improvisados para ver a turma bater aquela bolinha. Na minha turma de meninos tinha Lé que se tornou um ótimo zagueiro, Laveia, Caldeira, Marco Antônio e tantos outros incluindo Guerra, Aender, Bulau, Carlinho Babão, Zulei, Toinzinho, Fabinho e tantos outros garotos que encheram os olhos do pessoal, que tinha o prazer de ver a molecada jogar bola nos campos cheios de buracos e com bolas de capotão. Olha, até mesmo de borracha. A foto que a coluna posta é cercada de excelentes atletas que souberam jogar em times grandes e conquistaram espaço até mesmo na Seleção Brasileira. Esse timaço à paisana, quando os jogadores vestiam a camisa de seu clube, a certeza era de bom futebol e estádio cheio. Entre os craques que usavam cabelos grandes e até com exagero, podemos citar Raul, goleiro que só jogou em time grande e foi um vencedor; Nelinho, lateral que jogava e chutava muito e fazia golaços de curva: Lembram daquele contra a Itália na Copa de 78? Nosso Wanderlei, que estudamos juntos no Cristo Rei; foi um lateral esquerdo titular no Nacional, América Cruzeiro e Corinthians. Joãozinho, ponta driblador, praticamente difícil de ser marcado e ainda por cima fazia gols. O atacante Reinaldo, um dos melhores atacantes que mundo viu jogar: craque com todos os predicados. Eduardo, ponta direita com dribles objetivos: tinha que o apelidaram de “rabo de vaca”. Turma fantástica que dentro de campo transmitia alegria e buscas vitoriosas. São imortais. História de pessoas que brilharam com as bolas nos pés.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Segundo o Karrapixo, o Cruzeiro vai investir pesado em dois jogadores que podem salvar o clube. Foi divulgado que Sobis e Scarpa estão chegando na Toca. O primeiro é para ver se o time SOBIS, o segundo é saber se SCARPA do rebaixamento...

--- Karrapixo, você que sabe tudo de bola, me responda: A bola é um objeto inanimado mesmo estando nos pés de Messi?

--- Sei lá, não sei nem o que é esse tal de animado...     

Cúmulo do sujeito cruzeirense, que mesmo pesando 120 quilos e com a maior barriga, não fazia ginástica para não ficar atlético...

Informações que não servem pra nada:

--- Dizem que nos meses que tem a letra “R”, os árbitros de futebol apitam muito pior!           

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.  

BOLA DE MEIA

O que disseram sobre Pelé. Tópico XIX: “Até a bola do jogo pedia autografo a Pelé”. (Armando Nogueira).        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 10 de outubro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Luiz e Pedrinho Medina.   

Ontem, a sexta-feira amanheceu triste, torcedores tristes, e até a bola murchou com o falecimento do craque Walter Celani, o nosso incomparável Tati. Ele não estava bem de saúde, e não conhecia mais os amigos. Convidado foi bater aquela bola no plano celestial.

Graças a Deus vi Tati jogar em grande estilo. Com passes de quarenta metros ele colocava a bola aonde queria. Jogava fácil e comandava seus companheiros dentro de campo. Classe, categoria e habilidade era com ele. Acima de tudo, grande amigo.

Ele fez parte de ataques maravilhosos, mas acredito que com Fausto, Paulinho, Zé Luiz, Tati e Oliveira tenha sido o melhor de todos os tempos. Depois vieram Machadinho; Reinaldo, Zé Pequeno e Carlos Alberto. Foi tudo incrível e maravilhoso.

Infelizmente Tati não jogou com Sudaco, mas seu grande parceiro nomeio campo foi o nosso Wady Lacerda. No Nacional o tripé foi com Jackson Tati e Tinoco. Nível superior. Tati fora de campo foi um gentleman. Casou-se com a dona Geralda e teve filhos maravilhosos. Gostava mesmo era de dançar. Foi craque no bolero.

O que me deixa feliz, foi de ter jogado uma bolinha com ele. A última vez foi na festa dos 10 Mais da JM. O que resta são as boas lembranças. Tati tinha muitos causos que marcaram na sua trajetória futebolista e de vida. Que Deus o receba de braços abertos.

A pergunta do momento é: O Cruzeiro Esporte Clube tem salvação? A resposta é: Claro que sim. Talvez não volte a Serie “A”, mas não vai cair para a “C”. É preciso de paz, união e colaboração de todos. Compreensão da torcida vai ajudar e muito.    

A primeira rodada das Eliminatórias para o Mundial no Catar, começou a todo vapor, mas o futebol das seleções caiu muito. A disputa ficou por conta da correria e das trombadas. Mas o objetivo é de procurar um lugar ao sol. Vai ter mais.   

As atividades no CT Constantino Calapodopulos começam esta manhã. Às 7h, exames de testagem do covid 19. A tarde apresentação e treino físico. Toda comissão técnica e cerca de 18 jogadores devem se apresentar. A bola começa a rolar. TRAVA.           

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por