ARTICULISTAS

E viva o bem comum

Publicado em 18/08/2022 às 20:41Atualizado em 18/12/2022 às 16:15
Compartilhar

Olá, senhoras e senhores. Para quem não tem o beneficio da dúvida sobre regimes governamentais (comunismo e democracia), que tal relembrarmos alguns destes?

A maravilhosa União Soviética, SOB a autoridade de Josef Stalin. A Coreia do Norte, justa, frente ao governo familiar. Onde o líder supremo mandou matar um tio, com um míssil lançado por um jato. Cuba e seu passado sob a regência do benevolente Fidel Castro – à população, pão e água. Já ele vivia com migalhas. Há ainda Chile, Paraguai e outros países, onde este regime deixou ótimas recordações, fúnebres.

Porém, na contramão, temos o regime democrático. EUA, a maior economia do mundo. Japão, um país pequeno, entretanto, sua economia é trilhões de dólares maior que o gigante Brasil. França, Reino Unido e outros, a população desfruta do privilégio de qualidade de vida, dependendo apenas de suas forças.

No regime democrático, quem trabalha mais, estuda, busca uma qualidade de vida superior, é premiado com seu esforço (carro, casa, viagem, luxos). Já no regime comunista/socialista, para ter uma qualidade de vida confortável, é preciso herdar o trono, como em Cuba, Coreia, Chile entre outros. Lembra até uma frase de um livro editado recentemente: “Tu desfrutarás tua parte conosco, uma só será a bolsa comum a todos”. O bem comum, proposto por regimes autoritários (comunismo, socialismo), estende-se “apenas” aos familiares. Os demais precisam lhes servir.

No entanto, o regime democrático premia qualquer cidadão a governar um país. Basta ser qualificado (eleição) para tal atribuição e por tempo determinado.

Diferente dos autoritários, estes caem no colo de qualquer um (parente) e são perpétuos.

Não sabe em quem confiar seu futuro? Leia mais. Uma boa dica, a Bíblia.

Paulo Cesar

O escritor do lago

Blog, Instagram, Nascendo um mundo melhor

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por