ARTICULISTAS

Paiê...

Arahilda Gomes Alves
Publicado em 12/08/2022 às 19:23Atualizado em 18/12/2022 às 21:12
Compartilhar

Que sonoridade tem esse chamamento de quando se é criança! Infância, período no qual se busca proteção. A imagem do pai gigante, amigo, companheiro de folguedos. E, também, de voz não só ecoante, a socorrer nas horas incertas, mas que se expande, séria, quando alguma coisa descamba por caminhos inseguros. Aquela voz severa, que age como “porteira fechada”. Ou a que se abre de par em par desfraldando horizontes.

Pai frequente nos momentos de folga, ou ausente, quando no trabalho, a zelar pelo filho ausente.

Seriam esses os “pais de ontem”? Não é utopia!

Ainda os há, aos que, de boa formação, constituíram um lar, no prolongamento da seiva bruta de um nome familiar. Ainda os há, para quem considera a pátria, a família amplificada, no dizer de Rui Barbosa. Ainda os há, aos esperançosos, na formatação de imagens espelhadas neles e divulgadas na reflexão de bons ensinamentos. Ainda os há aos bons de coração, injetando coragem, otimismo. Ainda os há àqueles que praticam o bem, a honestidade, a coragem da luta na missão de um educar com exemplos e amor.

Paizão, pai chão, pai amigo, pai camarada, entre outros atributos vistos pelos filhos. Pais acompanhando todo o desenvolvimento desses seres ainda indefesos, no lar e na escola, até a Universidade, sacrificando-se para dar a eles, talvez, o que não puderam ter de seus pais, porque incapacitados financeiramente.

Quantos seriam os filhos agradecidos, a ampará-los na velhice? Mas exemplos negativos pululam pelos quatro cantos do mundo, de filhos que não se sentem na obrigação de cuidar de quem os cuidou. Seria esse desmantelar de família, originário de um caos onde os valores se oxidam?

A humanidade fraqueja não tendo onde se apoiar, porque, historicamente, os heróis não mais existem? Há como que um correr para a ambição e o egoísmo. Acreditam-se nas castas, onde o império do “vil metal” garante a honradez e o sucesso!

Ainda há filhos-pais enjeitados, pais que se passam por Mães, pais criando rejeitados pelos biológicos, pais despreocupados com a paternidade, jogando sementes na formatação de tantas Maria de Jesus.

Ainda os pais doentes e aidéticos, despejando espermatozoides no mundo infame.

Mas há um Pai maior, criando abandonados, e os bem cuidados, pela força da oração, zelando por todos os habitantes deste planeta.

E para que ninguém se esqueça, criou-se em agosto, um Dia dos Pais, não só para ganhar presentes, mas para que a conjugação do verbo AMAR ecoe em uníssono nos tempos presente, passado e futuro!

Arahilda Gomes Alves

Cadeira 33 na ALTM; vice-presidente em 3ª gestão

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por