ARTICULISTAS

Mercado Municipal

João Eurípedes Sabino
Publicado em 11/08/2022 às 19:11Atualizado em 18/12/2022 às 21:14
Compartilhar

A história dele é longa. Foi iniciado no ano de 1922 e inaugurado em 1924. Atravessou várias décadas e nos idos de 1992/1993 teve concluídas as remodelações que hoje vemos internamente. Fonte: placas alusivas a tais eventos, expostas dentro do imóvel. Orlando Ferreira, o Doca, era contra o modelo da obra, tanto que a comparou com uma forma de fazer bolo em seu livro “Terra Madrasta”. Refiro-me ao nosso Mercado Municipal.

Desde os anos cinquenta, vivencio de perto o local. Onde estarão os argolões metálicos então chumbados nos meios-fios que contornam o prédio? Tais peças serviam para amarrar os cabrestos de equinos e até de bovinos enquanto seus donos iam ali comercializar. Na extrema esquerda (de quem sai pela extremidade superior do imóvel), junto ao muro, existia um tanque d’água para saciar a sede dos animais de carroça ou charretes. Consta que Juscelino Kubitschek em sua campanha para a Presidência da República, discursando na Praça Manoel Terra, teria apontado o dedo indicador para o presídio, que ali existia, e dit “Ainda farei dessa cadeia uma grande Faculdade de Medicina”. Os dezoito fundadores e toda Uberaba viram o sonho de JK ser realizado.

Hoje o nosso Mercadão passa por reformas, adequações, adaptações, etc. Prefiro o termo restauração. Ao passar por sua lateral, estando o tapume aberto, doeu-me a alma ao ver amontoadas as milenares pedras que pavimentam o entorno da edificação. Não está longe o tempo em que questionei sobre a soltura de paralelepípedos na avenida Presidente Vargas e recebi como resposta: – “Em Uberaba não temos calceteiros para lidar com paralelepípedos”. Tá! Cabe então a pergunta: as pedras removidas no Mercadão (não) voltarão (sim) para o mesmo local? Fiz contatos com prefeituras de algumas cidades e lá os paralelepípedos são preservados em seus lugares. As Praças de São Pedro, no Vaticano, e Vermelha, em Moscou, possuem centenas e centenas de anos e ainda preservam os seus paralelepípedos, todos colocados à mão. Felizmente, o nosso senso de preservacionistas tem evoluído, porém não o suficiente.

Conheço gente disposta a se deitar diante das máquinas lançadoras de asfalto para evitar a cobertura das últimas pedras que testemunharam a nossa história. O Mercado Municipal de Uberaba merece ter até um espaço para registro da sua memória.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por