ARTICULISTAS

11 de Agosto – Dia do Advogado

Euseli dos Santos
Publicado em 10/08/2022 às 19:06Atualizado em 18/12/2022 às 21:16
Compartilhar

Em mais uma data comemorativa do Dia do Advogado, nada melhor do que destacar a importância do profissional responsável por salvaguardar o direito dos cidadãos do mundo todo.

Como uma espécie de guardião da justiça, o Advogado é o farol que ilumina a escuridão provocada pelas práticas ilícitas e as mazelas oriundas das injustiças sociais. Não é à toa que desempenha papel de suma importância no funcionamento e na organização das sociedades, desde os primórdios da história da humanidade. Ainda mais na triste realidade do nosso país, que sofre as consequências de uma das mais altas taxas de desigualdade.

A atuação social do Advogado se tornou ainda mais indispensável no cenário atual, com a crise político-econômica derivada da pandemia da Covid-19, que ocasionou a retomada da inflação; aumento da população miserável; diminuição do poder aquisitivo; redução de projetos sociais e culturais; sem contar os ataques brutais contra a democracia e o estado de direito.

Por estes e outros fatores, a minha missão e dos meus colegas de profissão é árdua, por vezes penosa, requer muita dedicação, persistência, ética, solidariedade, horas de estudo em cada processo, mas é honrosa e magnânima.

Em suma: advogar é um exercício de cidadania e amor à pátria! Vai muito além de praticar as atividades inerentes à profissão, pois o advogado, ao ingressar na carreira, deve ser exemplo de retidão dentro e fora dos tribunais.

E, para isso, o Advogado defende bravamente a Constituição, a democracia, o estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, as instituições, a rápida aplicação da justiça e as leis que regem o seu país.

O Advogado deve carregar dentro de si um grande senso de justiça, principalmente diante de situações desafiadoras, como bem definiu o irretocável jurista, jornalista e político Rui Barbosa:

“O advogado pouco vale nos tempos calmos; o seu grande papel é quando precisa arrostar o poder dos déspotas, apresentando perante os tribunais o caráter supremo dos povos livres”.

Dessa forma, comemoro a data mais uma vez com muito orgulho do caminho percorrido até aqui e com a certeza de que ainda há muito o que “lutar” em nome dos direitos dos cidadãos brasileiros.

Euseli dos Santos

Advogado em Uberaba/MG – OAB/MG 64.700

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Conselheiro Titular da OAB/MG triênio 2022/2024

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por