FALANDO SÉRIO

Contaminações por Covid-19 têm queda de 10% em Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 08/08/2022 às 19:39Atualizado em 18/12/2022 às 21:22
Compartilhar

O número de novos contaminados pela Covid-19 na semana passada foi 10% menor do que o anterior – mostra o ativista do SUS Jurandir Ferreira, que continua fazendo o monitoramento de casos em Uberaba. Fechados no sábado, os dados da semana indicaram 1122 novos contaminados contra 1254 do período anterior.

Casos leves

As internações caíram de 27 para 25, enquanto a taxa de transmissão no sábado estava em 0.85, o que significa que os 1561 contaminados “leves” podem infectar até 1327 outros. A taxa de 30 de julho era de 1.11.

Mortalidade

Mesmo com a queda desses indicadores, Uberaba mantém taxa de mortalidade maior que a do Estado e a do País. No dia 6 deste mês, aqui ela ficou em 467,8 contra 323.4 no Brasil e 298.0 em Minas, ambos no dia 4.

Sem cálculo

A Secretaria Municipal de Saúde não sabe o tamanho do impacto do piso salarial dos enfermeiros e técnicos em sua folha de pagamentos. Secretaria de Administração ainda está fazendo os cálculos dos quinquênios do período da pandemia na remuneração das duas categorias.

Na sequência

Conhecido o valor a que têm direito enfermeiros e técnicos, que tiveram tratamento diferenciado em relação aos demais servidores durante a pandemia, é que a SAD fará o cálculo do impacto do piso. Segundo a Secretaria de Saúde são 346 os servidores concursados.

UPAs

Considerando justo o aumento da remuneração das duas categorias, a presidente da FUNEPU, Josislei Bonolo do Amaral Rocha, disse ao JM News 1ª edição de 2ª feira que a folha de pagamento das UPAs aumentará cerca de 60%.

Então tá!

A deputada Carmen Zanotto, que foi a relatora da PEC do piso da enfermagem, tem dito que o valor entra em vigor imediatamente para os celetistas. No serviço público, o pagamento dependerá de questões orçamentárias, com possibilidade de vigorar o piso somente no ano que vem.

Mais uma etapa vencida, diz Denise Max

Centenas

Sociedade Protetora dos Animais concluiu no fim de semana mais um mutirão de castração de cães e gatos, possibilidade de emendas parlamentares a ela destinada. Ação castrou 2,5 mil animais – comemora a vereadora Denise Max, fundadora e mantenedora da SUPRA com a ajuda de ativistas voluntários.

Projeto ousado

Em terreno anexo à Escola Geraldino Rodrigues da Cunha, no Abadia, a Polícia Civil construirá uma nova Delegacia Regional. O audacioso plano é do chefe do 5º DPC, delegado Felipe Colombari.

Intermediação

A PC já tem o sinal verde para a ocupação da área, dada pela Superintendência Regional de Educação e a Prefeitura, em entendimentos conduzidos pelo vereador Ismar Marão. Falta apenas a formalização da cessão.

Recursos

Colombari conta com a possibilidade de o prédio ser erguido com recursos apreendidos de integrantes do crime organizado, dependendo do desfecho dos inquéritos e processos no MP e no Judiciário.

Silêncio

Elisa Araújo tem conseguido se segurar e não dar resposta aos comentários contra ela e à sua gestão feitos em rede social pelo vice. Nem mesmo em relação à combinação de que “eu seria consultado para tudo” nas palavras de Moacyr Lopes.

Curioso

Licitada a revisão do Plano Diretor, conhecida a empresa e suspenso o serviço por ordem da Justiça Eleitoral, eis que agora a SEPLAN constitui comissão para coordenar os trabalhos. Incluindo “aprimorar” o conteúdo conceitual do estudo.

Solução caseira

Em outras palavras. Somente depois do imbróglio com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo é que atenderam para algumas peculiaridades. Ou a SEPLAN se preparado para ela mesma fazer a revisão.

Mobilidade

A SEPLAN também parece ter esquecido que a mobilidade urbana, importante dentro do Plano Diretor de qualquer cidade, tem outra secretaria como protagonista e não como coadjuvante: a SDS.

No prazo

Ainda sobre a Operação Vale Rico (furtos em fábrica de fertilizantes): o inquérito está submetido ao Ministério Público desde o final de julho e dentro do prazo para o oferecimento de denúncia à Justiça.

Apreendidos

Refeitos os cálculos do valor global dos bens apreendidos e bloqueados dos investigados, com a inclusão de inúmeros imóveis, a soma supera R$ 10 milhões.

Pegou mal!

Vestida com a camisa do Nacional, a presidente da FUNEL, Sandra Maria, apareceu no final da decisão do Campeonato de Juniores para entregar medalhas ao campeão (deu Fabrício em cima do próprio Nacional).

Ministro Marcos Montes fez reunião com vereadores que apóiam candidatura de Marão

Aquela força!

No fim de semana, o ministro Marcos Montes esteve reunido em Uberaba com cinco vereadores em torno do candidato do PSD a deputado federal, Ismar Marão. Lá estiveram Eloísio, Fernando Mendes, Almir Silva, Baltazar da Farmácia e Anderson.

Atropelo

Para integrante do movimento LGBTQIAP+ faltou habilidade a coordenadoria da FCU para a realização do mapeamento que mostrará as realidades do segmento. Na divulgação do trabalho a ser feito, “atropelaram parceiros e regras” – sentenciou.

Seriedade

Acrescentou o ativista das causas de interesse da comunidade que integra que a pretendida pesquisa (levantamento de dados) tem de ocorrer com muita responsabilidade. “Como vinha sendo tratada, comprometia as pesquisadoras” – frisou, sem entrar em detalhes.

Como assim?

Recursos destinados por Franco à SMS para a castração de animal podem resultar em dor de cabeça política e jurídica pela forma como etapa do programa vem sendo conduzida. A vereadora Alessandra anunciou ser ela a organizadora do mutirão.

Além do mais...

A inclusão do Parque do Mirante entre os bairros em que famílias carentes poderão ter seus cães e gatos cadastrados gratuitamente destoa dos demais quando se trata de poder aquisitivo dos moradores.

Na sua

Secretário de Governo teria sido o único a não convidar os servidores comissionados da sua pasta para a reunião com o deputado Zé Silva. Se algum outro fez o mesmo, levante a mão.

Disputa na ABCZ

Uma das novidades na chapa “ABCZ Para Você”, de nomes anunciados por Fabiano Mendonça no fim de semana, é o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Nabih Amin El Aouar. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por