JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 10 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 05/08/2022



Polícia Civil transforma Porsche em símbolo de ações contra o crime organizado

 

Luxuoso veículo recebeu adesivos da Polícia Civil

Um atraente Porsche passa a ser símbolo da atuação da Polícia Civil em Uberaba no combate ao crime organizado. Veículo, colocado à disposição da instituição pelo Judiciário, foi um dos sessenta e dois apreendidos em conseqüência das duas etapas da Operação Vale Rico (uma em 2017 e outra no mês passado), O uso do Porsche pela PC é um recado às organizações criminosas.

Investigados
Por golpes de milhões de reais aplicados na Vale Fértil e depois da Mosaic, com o desvio de mercadorias, vinte e cinco foram os identificados como possíveis responsáveis pelos crimes. As provas levantadas pela PC são tão robustas que a Justiça bloqueou mais de R$ 2 milhões em bens dos investigados.

Atestados falsos
Pelo menos sete atestados médicos falsos, alguns deles “emitidos” em UPAs e usados para justificativa de falta ao trabalho foram constatados pela FUNEPU. Os sete atestados falsos foram usados por três funcionários de rede de supermercado, que verificou a autenticidade deles na própria fundação.

Inquérito
Foram criminosamente usados os nomes de quatro médicos de Unidades de Pronto Atendimento. Outros três profissionais “fornecedores” de atestados não atuam em UPA. Depois de conhecida a irregularidade, em julho, a FUNEPU pediu à Polícia Civil que investigasse as responsabilidades.

Soberania
Em outro polêmico pronunciamento, o vereador pastor Eloísio defendeu na terça-feira a soberania das deliberações do Legislativo. Em discussão estava emenda em PL derrubando a proposta de votação uninominal para conselheiro tutelar.

Precisa respeitar
À coluna ele disse que suas colocações foram dirigidas àqueles (da Casa ou não) que não se conformavam com o fato de a maioria dos vereadores discordar da proposta do Executivo. É preciso que se respeite essa Casa de debates e posicionamentos democráticos – frisou.

Sem nomes
“Eu não sou boneco e acredito que aqui não tenha bonecos (aqueles que votam ‘o que todo mundo’ quer)” – disse Eloísio, na sessão, sem se referir a qualquer nome dentre aqueles que se posicionaram contra o voto em chapa, o modelo atual.

Opinião
“Que ninguém venha com esse discurso pra cima da gente achando que vai mudar a nossa opinião” – frisou o pastor vereador, indo além: “Chegar aqui, dizendo que estamos trazendo o retrocesso (pela não aceitação do voto uninominal) é um desrespeito à Câmara”.

Logo após
Sua fala ocorreu logo após o colega Túlio Micheli e o promotor André Tuma se manifestarem em defesa do voto uninominal. Túlio colocou um pouco mais de lenha na fogueira criada pelo Executivo ao dizer que o próprio Governo afirmou que o PL acatava recomendação do MP.

O esperado
Vereadora Rochelle reagiu dentro do esperado ao saber pela coluna que médicos têm sugestões a oferecer à lei de proteção às gestantes e parturientes vítimas de violência obstétrica. Vai procurar a comissão criada por eles e se colocar à disposição para eventuais alterações no texto.

Nova reunião
Obstetras, anestesistas, pediatras, médicos de outras especialidades e representantes de universidades voltarão a se reunir na segunda-feira para nova rodada de discussões sobre a lei e os seus eventuais efeitos contrários.

Plano de saúde
Secretaria de Administração vem trabalhando com a possibilidade de aditivar por pelo menos mais 12 meses o plano de saúde dos servidores contratado junto à Unimed. É o que admite a secretária Eclair Gonçalves.

Os motivos
A prorrogação do contrato tem como motivo a série de situações que influenciaram a saúde em conseqüência da pandemia. Na semana que vem, Eclair conversará a respeito com a prefeita Elisa para uma tomada de posição.




Continua depois da publicidade


Ganhando tempo
É preciso mais tempo para a análise das implicações decorrentes (da pandemia) e os seus reflexos sobre os planos de saúde, como sugerem os técnicos. De qualquer forma, a SAD continua minutando o edital de licitação a ser em seguida submetido à ProGer.

Vão parar
Caminhoneiros e vanzeiros estão prometendo fechar a Filomena Cartafina, pois “não agüentamos mais as péssimas condições de tráfego daquela avenida”. Dirigindo críticas ao Estado e à Prefeitura, um deles perguntou: “Estão esperando morrer alguém(?)”.

Sinal de alerta
Nesta sexta-feira houve interdição parcial de pista como advertência.

Prisão especial
Na próxima 4ª feira o STF julgará se é constitucional a prisão especial para portador de curso superior, antes da condenação definitiva.

No pacote
Os três fiscais da Vigilância Sanitária suspeitos do vazamento de informações de operação da PC contra o comércio clandestino de carne são investigados no mesmo inquérito. PC admite, porém, a possibilidade de investigá-los em inquérito paralelo.

Corrupção
É que casos de desvio de conduta, ainda que na fase das suspeitas, devem todos ser investigados pela Delegacia de Combate à Corrupção, criada pelo delegado Felipe Colombari com esse objetivo. E com atuação em todo o Triângulo Sul.

Sob análise
Os celulares apreendidos em recentes operações da Polícia Civil ainda são examinados por peritos. Suas memórias podem ser determinantes aos rumos do inquérito.

Cabeça erguida
As poucas críticas dirigidas à nomeação de Glauco Braz como secretário-adjunto da SeGov não abalam o advogado. Sua reação foi dizer que se sente estimulado para trabalhar ainda mais.

Fazendo o quê?
“Lobista de luxo” do Banco Latino-Americano está percorrendo a Prefeitura há vários meses – apontou esta semana o vice-prefeito Moacyr Lopes.

Plano Diretor
ProGer encaminhou à juíza federal Cláudia Salge as informações requisitadas por ela sobre a licitação que alicerçou contratação de empresa para a revisão do Plano Diretor.

Contra
Modelo do certame (pregão eletrônico) foi contestado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O contrato permanece suspenso.

Varíola do macaco
Subiram para quatro os casos suspeitos de varíola do macaco em Uberaba. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. O 4º caso foi comunicado nesta 6ª feira e os outros três pacientes continuam observando período de quarentena. Todos os quatro são do sexo masculino.

Compra de terras
Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil foi laçando oficialmente em Uberaba, em cerimônia no gabinete de Elisa Araújo. Financiamento contemplará trabalhadores rurais interessados em ter terra e produzir.

Valor
Eles poderão pegar até R$ 174,2 mil para quitar em 25 anos, com carência de 3, a juros de 2,5% ao ano. Interessados poderão procurar a Sagri a partir de 2ª feira para se cadastrarem.

Uberabadigital
Órgãos da Prefeitura estão migrando seu endereço eletrônico da plataforma ‘uberabadigital.com.br” para o gmail.com.
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar