ARTICULISTAS

Quem é esse senhor?

João Salvador Perez. Quem é esse senhor?

João Eurípedes Sabino
Publicado em 30/06/2022 às 19:07Atualizado em 18/12/2022 às 21:52
Compartilhar

Se você, leitor (a), sabe de quem se trata, peço-lhe que mantenha reserva por um instante, pois vale a pena saber o seu pseudônimo artístico. Com seu irmão José Perez formaram a longeva dupla de sucessos vinda diretamente do campo, trazida, segundo consta, por Cornélio Pires e introduzida no rádio. Foram 60 anos de glórias e sucessos ininterruptos.

Aqui falo de Tonico (João Salvador Perez), que fazia dupla com seu irmão (José Perez) o Tinoco. Referir-me-ei a uma outra atividade desenvolvida pelo primeiro, com a mesma maestria quando soltava a segunda voz, tendo o pinho colado em seu peito. É o Tonico, escritor.

Li, recentemente, o seu livro “Vila do Riacho”, editado há mais de 40 anos. Dito exemplar, pertenceu ao amigo e jornalista Luiz Gonzaga de Oliveira, embora Tonico – autor – o tenha dedicado a um certo amigo, Dr. Sabino, com data de 30/09/1982. Não conheci Tonico, que faleceu em 13/08/1994, mas, por graça e obra do amigo Guti Saad, estive com Tinoco em meados dos anos 2000. Passei a ele um exemplar do nosso livro “O Andarilho – Quem é ele?”.

Tonico nos traz uma coletânea de sensíveis 23 contos literários, escritos em 111 páginas, com absoluta fidelidade ao palavreado caipira, sem sair um ápice dos costumes, jeitos de agir e a maneiras de pensar do nosso mais autêntico caboclo sertanejo.

Apenas uma amostragem da veia literária de Tonic “Uma estradinha deserta de mato se revestia / Essa taperinha véia foi recanto de alegria / Hoje triste abandonada no meio da serrania / Lá morava Tião Carreiro, campeão da cantoria”.

Leitor (a), para quem gosta, o livro “Vale do Riacho” é uma pérola imperdível.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por