ARTICULISTAS

Hoje não haverá aula

Osmar Baroni
Publicado em 19/05/2022 às 19:50Atualizado em 18/12/2022 às 22:28
Compartilhar

Está no Auréli “Amigo, do latim amicu; que é ligado a outrem por laços de amizade; que ampara ou defende, simpatizante... e por aí vai. Como retórica, até que é palatável, contudo, na realidade do dia a dia, cada um carrega consigo sua definição particular à medida que seus sentimentos são envolvidos. Atrevo-me a conjecturar ser uma das tarefas mais difíceis, embora de excepcional importância, descobrir os verdadeiros amigos, até porque se nos enganamos na escolha podemos ficar perplexos com as desagradáveis surpresas que podem ocorrer futuramente. Particularmente, tenho muita sorte neste quesito. Para minimizar situações análogas, é necessária uma dose cavalar de “intuição e ouvir a alma”, tema inteligentemente abordado pelo ilustre advogado dr. Hugo de Carvalho Ramos em artigo no então jornal Lavoura e Comércio, em julho de 2009. Amigo é importante sim, o cantor Roberto Carlos diz: “Amigo é o irmão que a gente escolhe para ter”. No livro Eclesiástico encontramos uma das mais belas citações para expressar a preciosidade da amizade: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem o achou descobriu um tesouro! Um amigo fiel é um tônico de vida e de imortalidade, daí chorar sua partida”. Eram 16h40 do dia, quando Silene, minha filha, colada ao celular, transmitiu a terrível notícia: “Nossa amiga Ani acabou de falecer”. Faltou fôlego... Abatido por uma profunda dor na alma, acompanhada de um longo e incrédulo silêncio, revestido de um sacrifício cruento em que nem as lágrimas conseguem desabafar, busquei consolo na música, pela qual sou um apaixonado assumido, e encontrei em Canção da América, de Milton Nascimento, “Amigo é coisa pra se guardar / Debaixo de sete chaves / Dentro do coração”. Relembrei que esta grande amiga se incumbiu de exercer a mais importante das atividades humanas: ensinar. Dessa forma, projetou-se também no mundo das letras, onde sua privilegiada competência reluziu; dedicou-se ainda às crônicas, literatura, música e poesia, culminando eleita para a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, onde exercia função executiva (e tantas outras quando solicitada). A biografia de uma das mais ilustres personalidades de nossa cidade enche de orgulho não somente os seus companheiros e companheiras de ideal, como também a toda a sociedade uberabense, agradecidos eternamente por seus ensinamentos, advindos do carismático jeito de atuar nas mais diversificadas funções, sempre exercidas com amor, dedicação e altruísmo.

Como sei de sua paixão por música, fui buscar no meu arquivo uma que enaltecesse o valor dos operários do magistério e encontrei “Professora”, samba-canção composto por Benedito Lacerda e Jorge Farad.

“Eu a vejo todo dia / Quando o sol mal principia / A cidade a iluminar / Eu venho da boemia / E ela vai quanta ironia / Pra escola trabalhar... / Essa operária divina / Que lá no subúrbio ensina / As criancinhas a ler”...

Osmar Baroni

Cirurgião-Dentista

Integrante da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por