ARTICULISTAS

Mindfulness: um exercício para o presente

Matheus Felix Ribeiro
Publicado em 20/10/2021 às 21:34Atualizado em 19/12/2022 às 01:38
Compartilhar

Este pequeno artigo tem um objetivo bastante direto e simples: apresentar o passo a passo de um exercício de mindfulness, cuja intenção é abrir espaço para o que está presente. O mindfulness, também chamado de atenção plena, é uma prática de se estar mais presente, consciente no momento. É uma maneira de sair do piloto automático. É uma habilidade que desenvolvemos com a prática individual e guiada por alguém mais experiente. O exercício proposto pode ser praticado por você para se tornar mais consciente de suas reações.

Passo 1) Quando estiver em um momento de sofrimento, apenas pare. Pare por um breve momento e deixe-se inundar por essa experiência sem julgá-la, apenas observando o que emerge, como se fosse a primeira vez que você estivesse passando por aquilo;

Passo 2) Ao trazer essa experiência, quais as primeiras reações aparecem? Preste atenção em como o corpo reage. Onde exatamente seu corpo pede maior acolhimento? Aproxime-se gentilmente e diga para si mesm tudo bem, deixe-me sentir isso aqui.

Passo 3) Procure nomear as reações, os impulsos, os sentimentos, as sensações corporais e os pensamentos;

Passo 4) Os passos 2 e 3 talvez sejam os mais difíceis de nosso exercício. Eles ficam mais fáceis se aprendermos a observar como nossa respiração muda quando não validamos nossas experiências. Então, procure identificar como sua respiração se altera quando você aceita ou não suas experiências;

Passo 5) Depois de aprender a focar na respiração, como ela se altera, observe todo o espaço do corpo, mas faça isso sem se fixar em um local específico. Tente notar o fluxo, como se fosse um observador. Se você notar que sua atenção se prendeu em algum lugar, seja nos pensamentos ou em alguma parte do corpo, gentilmente reconheça e tente desfocar.

Com esse breve artigo, pretendemos apresentar para nossos leitores uma habilidade que pode ser desenvolvida para diminuir nosso piloto automático e assim termos mais consciência sobre nossas reações corporais, pensamentos e decisões. Você pode praticar sozinho ou compartilhar com sua família, amigos e colegas de trabalho. Guarde esses passos e utilize-os sem moderação.

Matheus Felix Ribeiro

Psicólogo Cognitivo-Comportamental

Doutorando em Neurociências (UNB)

Vice-presidente do IBDFAM-Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por