ARTICULISTAS

Viva Uberaba! Viva Uberaba?

Karim Abud Mauad
Publicado em 03/03/2021 às 20:54Atualizado em 18/12/2022 às 12:31
Compartilhar

Escrevo no dia em que Uberaba completa teoricamente 201 anos, mas, confesso, me coloco entre os que preferem a data do 02 (dois) de maio. Portanto, nesta linha, o bicentenário ainda não teria acontecido. A importância deste fato, ao querer saber a verdadeira data de nascimento, é ter a certeza da identidade correta. Creio que ficaríamos menos a mercê de vários infortúnios. Com a palavra os historiadores de fato e de direito. Confesso apenas sentir nostalgia, como ao me deparar com uma preciosidade que está circulando nas redes sociais. A capa do antigo Jornal Lavoura e Comércio de 27/04/1956, anunciando a vinda do Presidente Juscelino Kubitschek, no próximo dia 02, para o Centenário, a Exposição, trazendo consigo o escritor Álvaro Lins, então Chefe da Casa Civil, pela primeira vez em Uberaba, ele que era considerado uma das expressões mais altas da intelectualidade brasileira, conforme telegrama enviado ao Presidente da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, Sr. Adalberto Rodrigues da Cunha, onde o Presidente JK agradecia a escolha de seu nome para presidente de honra da XXIL Exposição Feira Agropecuária de  Uberaba. (Transcrito do próprio jornal).

Nostálgico, não? Com certeza, mas, reconheço, eram outros os tempos, a cidade, entidade, a Presidência da República e sua assessoria.

Melhor? Pior? Não me cabe julgar, apenas entender e perceber quão importante éramos como cidade. E, de fato, deixar a avaliação de causas e efeitos para quem resolver pesquisar e conhecer sobre o tema. A título de registro, informo que nem nascido eu era.

Dito isto e voltando para 2021, neste 02/03, sinto-me triste e preocupado com o recrudescimento da Covid 19, em nosso município, região, Estado, país, mundo. Nestes últimos 15 dias, a situação se agravou, pois a quantidade de infectados e de óbitos aumentou em progressão geométrica e a falta de leitos de UTI escasseou ou saturou na mesma progressão. Em Uberaba, difícil quem não perdeu um parente, um amigo, um conhecido e, pior, com faixas etárias, com ou sem comorbidades, as mais diferentes possíveis. Meu clube de Rotary perdeu o pai de uma Companheira nesta data, aos 54 anos de idade. Muito dolorido e desolador. Alinho-me também aos que clamam pela vacinação, já tendo inclusive feito meu cadastro junto à Prefeitura.

O duro do processo é conviver com o negacionismo de muitos, quando mais precisaríamos de União entre nós e da União Federal. Novamente, o momento é de deixar a politicagem de lado, somar esforços, proteger o cidadão para podermos devolver a paz e a prosperidade aos lares dos brasileiros.

A cada dia, mais se torna insuportável o noticiário do cabo de guerra entre os poderes constituídos aqui, ali e acolá, com as redes sociais, abarrotadas de informações/desinformações, e as torcidas se digladiando, defendendo indefensáveis, à direita, ao centro e à esquerda, usando como chão os corpos estendidos, quedados de mais de 250.000 brasileiros, destes, mais de 350 aqui na nossa Uberaba.

Vamos comemorar o quê? As ameaças sofridas? Os ataques pessoais feitos uns aos outros? As pessoas apontando o dedo, com as mãos sujas na sua própria casa? Os doutores de tudo e nada, forjados em informações sem procedências, sem lastro e por trás de valentias escondidas pelo anonimato e a distância da rede? Pelo amor de Deus, clamo aqui por uma reflexão aos lúcidos de qualquer dos lados, para tentarmos, juntos, o meio-termo que salve vidas.

Não consigo encontrar quem, de fato, se locuplete com tamanha insensatez. Adoraria comemorar o próximo aniversário da minha querida Uberaba, tendo motivos para celebrar. Neste último ano, a pandemia não nos permitiu este prazer. O planejamento, a fabricação da vacina, a logística do fazer chegar, depende prioritariamente de um diagnóstico correto e eficaz. Hoje meu presente seria ver uma uniformidade nacional de combate aos SARS-CoV-2 e suas variantes. Que o Governo Federal, Estados, Municípios, Congresso Nacional, Câmaras Municipais, Judiciário, Ministério Público promovam um pacto pró-cidadão. Vamos eliminar o inimigo, voltar às aulas, trabalhar, recuperar o nosso pacto federativo. A fazenda e a mansão ficam para a esfera correta. Parabéns, Uberaba, você é minha terra querida, enxergo suas falhas, adoro suas virtudes. Um brinde à terra! Saúde!

Karim Abud Mauad - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por