FALANDO SÉRIO

Hospital de Clínicas recebe 370 vacinas para linha de frente

Wellington Cardoso
Publicado em 21/01/2021 às 20:23Atualizado em 18/12/2022 às 12:02
Compartilhar

Duplicidade

Um mesmo profissional de Saúde figura em duas ou mais listas de vacinação. Mas tem explicação.

Vínculos

É comum médicos e enfermeiros terem mais de um vínculo empregatício e cada hospital ficou encarregado de elaborar a própria lista para a liberação das doses.

Cruzamento

Como não há nenhum cruzamento de dados no momento, as vacinas estão sendo liberadas de acordo com a quantidade de profissionais da lista de prioridade.

Vai sobrar

Isso significa que haverá sobra de algumas doses no hospital que tiver profissional de Saúde vacinado em outra.

Controle

Como cada um cuida dos seus, fornecendo listas, a Prefeitura está reforçando as orientações para que não haja fura fila.

Denúncia

Nesta quinta-feira, a própria Elisa recebeu informação de que alguns anestesistas ficaram de fora de listas, mesmo atuando na linha de frente. Ficou de averiguar.

Fácil verificar

Diante de variadas informações sobre a vacinação, o vereador Marão requereu à Prefeitura as listas dos que foram vacinados.

Positivo

Positiva e significativa para o enfrentamento à Covid-19 a participação do cardiologista Raelson Batista no grupo criado por Elisa.

Agrega muito

Servidor de carreira, Raelson esteve “mergulhado” no Comitê Técnico de estudos e definições de medidas de enfrentamento ao vírus desde o início da pandemia.

Experiência

Qualificação e experiência contam muito na “guerra” contra o traiçoeiro vírus.

Contágio

Um indicativo da necessidade de vacinação dos agentes de segurança que atuam diretamente nas ruas: somente a GM já teve dezenove contaminados.

Tarifa de ônibus

Planilha apresentada em dezembro, que alicerça pedido de correção de 37% na tarifa de transporte coletivo, ainda está em estudos por técnicos da Prefeitura.

Sem data

Análise é confirmada pela secretária de Comunicação, Celi Camargo, mas sem perspectiva de data para uma definição.

Prejuízo

As concessionárias do sistema já comunicaram oficialmente um prejuízo acumulado de R$17,2 milhões, entre março e dezembro, com a queda de passageiros.

Pandemia

O número de transportados em algumas semanas foi reduzido a menos de 30% do habitual, por causa da pandemia

Irrecuperáveis

E até este mês o movimento não voltou ao normal. E, segundo especialistas, muitos dos passageiros que migraram para outros tipos de transportes não voltam.

Desafio

Em todo o País, e em especial nas cidades que não subsidiam o sistema, como é o caso de Uberaba, a manutenção dos serviços, sem fonte de financiamento, é um desafio.

Sem entender

Com tão pouca gente sendo vacinada, considerado o universo da população, tem gente estranhando a “bondade” da colaboração da iniciativa privada.

Inversão

E o momento seria de fortalecer o SUS, que dá assistência gratuita nos 12 meses do ano – lamenta diretor da UFTM.

Ameniza

A tensão no HC, onde faltam EPIs, foi amenizada à tarde passada com o anúncio da chegada de doses da vacina, que médico diz ser insuficientes.

Aumentou

Mas as 312 doses reveladas por ele por volta das 16h30 saltaram para 370 já no início da noite, em confirmação da SeCom.

Enxugada

A lista original do HC foi enxugada. Dela constavam maqueiros e faxineiros que entram em setores destinados exclusivamente a pacientes com Covid.

Literatura

Em parceria com Ary Luiz Peter Filho, Marcos de Oliveira Toledo e Diego Tafarel Ribeiro, o professor universitário François Silva Ramos lança mais um livro.

Temas atuais

Trata-se do volume 3 de “Temas atuais na pesquisa acadêmica brasileira”, que tem o prefácio de Ph.D. Heleno Verechia.

Para baixo

Caíram para 47 os novos casos positivos de Covid registrados em Uberaba nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira.

Ciclo de 48h

Nas 48h fechadas ontem à tarde, foram 97 os novos registros.

Novos padres

Arquidiocese inicia nesta sexta-feira com Alexandre Margarido (19h, em Araxá) uma série de quatro ordenações de novos padres. Dois deles em Uberaba.

Confronto

Também o vereador Marcos Jammal anda prometendo ação contra qualquer fura fila na vacinação.

Auxílio

Samuel Pereira, por sua vez, formalizou pedido à Prefeita de estudo de viabilidade econômica visando a criação de auxílio emergencial aos mais carentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por