JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 01 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 25/03/2020


Continua depois da publicidade


A exemplo de Uberaba, Delta está recorrendo a barreira sanitária para enfrentar o coronavírus

Surpresa Tony Carlos anunciou estar deixando o MDB para assegurar sua candidatura a prefeito pelo PTB.

Pedágio Enquanto não se toma uma decisão de liberar as praças de pedágio do pagamento de tarifa, a Eco50 dá orientações aos usuários da rodovia. Segundo ela, deve-se priorizar o pagamento por aproximação (tecnologia disponível) ou uso do cartão magnético, em que o viajante precisa apenas digitar a senha. É pedido que o valor inserido pelo atendente na maquininha seja conferido.

Doentes Cerca de 70% das pessoas contaminadas pelo coronavírus no Brasil são hipertensas e diabéticas. Números atestam a veracidade quanto aos grupos de riscos litados pelas autoridades sanitárias. Barreira Secretarias de Saúde e de Defesa Social discutiram pela manhã a forma de funcionamento da barreira sanitária a ser instalada na cidade, em diferentes pontos. Explicações das normas devem ser dadas pela Prefeitura ainda nesta quarta-feira. Comprovado Procedem as cautelas adotadas contra a propagação do coronavírus. Mas os números atestam também que, proporcionalmente aos infectados, o H1N1 mata mais. São 23% a 5%, no Brasil. Assistência É real também que o sistema de saúde brasileiro (e no mundo) não tem condições de assistir a todos os pacientes provocados pelo coronavírus por falta de estrutura hospitalar e equipamentos. Em muitos lugares do País sequer existem respiradores.

Novos tempos Para evitar que acusado de roubo e tentativa de homicídio pudesse ser colocado em liberdade por excesso de prazo, o juiz Fabiano Veronez o ouviu por videoconferência nesta terça-feira.

De casa Até aí, nada demais. O detalhe é que o magistrado estava em sua residência, o promotor Eduardo Pimentel em outro local, testemunha e PM autor da prisão em sala do fórum e o acusado na penitenciária.

Tempos de vírus No Fórum “Melo Viana”, uma sala foi preparada para a audição de pessoas por videoconferência. E antes da entrada de cada uma, servidores fazem a completa higienização do local.

Restrições Por portaria do Tribunal de Justiça, o acesso de pessoas às instalações do fórum ocorre sob restrições. E não tem como simplesmente fechá-lo a todos, pois os processos criminais ainda são físicos.

Recusa O acusado em peça assinada pela promotora Monique Mosca já havia se recusado a ir ao fórum para ser interrogado pela Justiça.

O crime Em 10 de novembro do ano passado, ele e um comparsa não identificado invadiram estabelecimento comercial no Josa Bernardino para roubar. Com a resistência da vítima, uma mulher, ele atirou nela, mas foi também golpeado com uma faca em tentativa de defesa por ela esboçada. 

Participantes

Foto mostra, pela ordem, o defensor público Glauco, a vítima, o promotor Pimentel e o juiz Fabiano Veronez na audiência por videodonferência.

  Essa outra mostra a higienização da sala preparada para vítima e testemunha.

Marmitex




Continua depois da publicidade

Diante dos riscos representados pelo coronavírus, a Casa Espírita dona Sheila trocou a sala de sopa pelo marmitex entregue a cada um dos seus assistidos no último sábado.

Indecisa Ex-prefeita Lauzita está indecisa quanto ao processo eleitoral em Delta: sua eventual candidatura tem a resistência da família.

É cedo, mas... Já tem advogado pensando na futura eleição para a 14ª Subseção da OAB e confessando o desejo de ser “cabo eleitoral” da colega Roberta Toledo.

Templos Por compartilhar do pensamento de que as pessoas precisam ter o seu espaço para orações, Piau permitirá a abertura dos templos, mas não a aglomeração de pessoas.

Missão Caberá a cada pastor, no primeiro momento, controlar a permanência de fiéis na igreja.

Videoconferência Juiz criminal Stefano Renato Raymundo também presidiu audiência por videoconferência esta semana.

Dianteira Justiça em Uberaba está à frente em tecnologia do que a maioria das representações do Judiciário em Minas.

Sem presença Não demorará muito para que a Justiça Criminal não tenha mais em suas audiências a presença física de réus presos.

Segurança Isso representará segurança para as partes e economia para o Estado, pois não haverá o deslocamento do presos desde a Penitenciária “Aluízio Ignácio”.

Execuções Isso já ocorre na Vara das Execuções Penais, presidida pela juíza Letícia Castelo Branco.

Sem comentário Governador Romeu Zema determinou uma série de restrições em Minas Gerais por causa do coronavírus, mas não se preocupou com a fiscalização.

Funcionando Continuam funcionando no Shopping Uberaba os estabelecimentos enquadrados como essenciais, mas somente até às 20h. Outros atendem pelo sistema delivery.

Confusão Com a diversificação do comércio, muitos empresários ainda estão confusos sobre se podem ou não manter suas lojas abertas.

Auxiliando Fiscalização tem se encarregado de esclarecer aqueles em que as dúvidas possam ser consideradas procedentes. E aplicando multas nos estabelecimentos para os quais não há motivo para interpretação equivocada das restrições.

Agroindústria Confederação Nacional da Agricultura cobrando de prefeituras a liberação do funcionamento da agroindústria. Puxão de orelhas não atinge Uberaba, onde desde o primeiro momento as indústrias estão liberadas.

Queda Queda de passageiros no transporte coletivo bate na casa dos 80 por cento.

São Domingos Hospital São Domingos é agora a referência em Uberaba para quem tem plano de saúde, no período de enfrentamento do coronavírus.

Descartados Boletim diário emitido pelo Hospital “Mário Palmério” diz que entre as 16h de terça-feira e 16h de ontem foram atendidas lá quatro casos suspeitos de coronavírus. Nenhum deles confirmado.

Efeitos Fecomércio anuncia ser de mais de 80% o impacto negativo de vendas e fluxo de clientes no comércio atacadista e de 90% no setor de serviços, em Minas Gerais.

Perdas A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que a queda de faturamento, entre 23 de março e 10 de abril podem chegar aos R$ 4,45 bilhões.

Mortes Em Uberlândia, subiu para quatro o número de mortes suspeitas por coronavírus e, ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município tem quase 400 casos suspeitos.

 

Uma luz no céu

Misteriosa luz, que "dançava" nos céus de Uberaba foi filmada ontem à noite . Até agora ninguém encontrou uma explicação para o fenômeno, do qual se teve notícia também no Amazonas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia