FALANDO SÉRIO

Sem elementos que apontem desonestidade, promotor quer mais documentos sobre lixo

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 16/08/2022 às 20:48Atualizado em 18/12/2022 às 18:20
Compartilhar

Promotor José Carlos Fernandes volta suas atenções para as relações da Lara Resíduos Sólidos, encarregada da coleta de lixo e da varrição, com a Codau e a Prefeitura. E foi relatório de auditoria contratada pela Codau em 2021 que atraiu a sua lupa.

Comprovantes

O curador do Patrimônio Público vai investigar não apenas a gestão passada, mas também a atual diante do que apontou a auditoria. Para isso, ele está requisitando à Codau e à Prefeitura uma série de documentos que vão de 2018 aos dias atuais.

Pré-julgamento

Por si só, o relatório da auditoria, como destaca José Carlos Fernandes, não aponta ato de desonestidade ou de prejuízos ao município. Mas, ele entende ser necessário analisar os documentos que está requisitando.

Formalidades

Além desse procedimento, outros três preparatórios de investigações foram instaurados por Fernandes. As irregularidades apontadas estão mais no campo da falta de formalidade e normas administrativas, como o não repasse à Prefeitura do Imposto de Renda dos servidores retido pela Codau.

Nada a apurar

Outras “irregularidades” apontadas pela auditoria não justificam a tomada de providências pelo Ministério Público, pois não indicam a possibilidade de qualquer ato desonesto ou gerador de dano ao erário.

Elisa, advogados e populares com Maria Abadia

Em campanha

Elisa prestigiou no fim de semana reunião organizada por gente do povo para recepcionar e ouvir Maria Abadia Vieira da Cruz, a candidata do Solidariedade a deputada estadual. Do encontro participaram também alguns advogados e vereador.

Confuso

Pouco esclarecedora a nota da Controladoria Geral do Município sobre as relações da Prefeitura com a AVM Avaliações, Consultoria e Projetos, que órgão de controle da União diz não ter prestado os serviços para os quais fora contratada por Uberaba.

Como assim?

Se o contrato firmado no final de 2020 para execução a partir de 2021 é com o município, como somente agora, após relato da Controladoria Geral da União, é que se soube que os serviços não ocorreram?

Questionamentos

Via Secretaria da Comunicação, a coluna fez questionamentos à Controladoria Geral do Município, mas não recebeu resposta. Quando houver a manifestação haverá atualização desta informação.

Esclarecido

A Secretaria de Educação, por sua vez, respondeu a questionamento feito no JM News 1ª edição à secretária Sidinéia Zafalon. São exatos R$ 83 mil o reequilíbrio no contrato da fornecedora de carnes que a SEMED fornece às creches conveniadas. Com isso, o abastecimento será normalizado.

Impugnação

Pedido de impugnação da candidatura de Anderson aumenta o “calvário” do ex-prefeito, que completará quatro eleições fora do páreo. Com clara indicação de que o seu impedimento também alcança as eleições municipais de 2024.

Pura bobagem

Uma das condenações de Anderson, com trânsito em julgado em outubro do ano passado, é o típico caso de descuido de assessores, ou receio de contestar o chefe ou ainda a vontade de agradá-lo demais: a inclusão de uma foto do então prefeito em material escolar destinado à rede.

Perdição

Um erro que o deixou na condição de autor de improbidade administrativa. E que, somando ao caso do processo seletivo na Saúde, o afastou até agora de 3 eleições.

Chatice

Os dois episódios mostram como o gestor precisa de no mínimo um assessor chato, que não se rende aos seus desejos sem contestação ou tentativa de chamada à razão nem se dispõe a fazer algo irregular só para “agradar o chefe”. O gestor paga a conta dos erros.

Capelinha

Cohagra encontra dificuldades em localizar ocupantes há décadas de áreas na Capelinha do Barreiro e que podem regularizar os seus imóveis. O projeto está aprovado, mas as pessoas simplesmente não comparecem à companhia para a assinatura de contrato.

Maioria ausente

De um total de setenta imóveis, a Cohagra conseguiu apenas vinte e cinco assinaturas das quarenta e sete pessoas identificadas.

Ozanan

Na SEPLAN tramita o processo de regularização de oitenta e sete imóveis da Vila Ozanan, que depende de elaboração das diretrizes de infraestrutura quanto à mobilidade urbana (passeio, ponto de ônibus, rampas de acesso).

Até aonde vai?

Pastor Eloísio foi à rede social também para dar uma indisfarçável resposta a Túlio Micheli, que horas antes havia prometido reagir, a partir de agora, às agressões verbais do colega em sessões do Legislativo.

No pau

Túlio fez um histórico do que chamou de atitudes desrespeitosas de Eloísio e prometeu “devolver do mesmo jeito e no mesmo tom, se o senhor vier com paulada”.

Intimidação

Sem citar nome, Eloísio disse em sua postagem que “não vão me intimidar”. E deixou explícito que estaria preocupando muita gente por ser “defensor da fé cristã, da família, da liberdade de expressão e do conservadorismo”.

Sob ameaça

Segundo ele, meia dúzia de ativistas de esquerda (novamente sem citar nomes) “ameaçando com ações no Ministério Público por expressar o que pensamos”. Pastor Eloísio se considera “a voz de muitos que não têm microfone ou coragem de falar e defender” o que ele defende na Câmara.

Precatórios

Em sua gestão, Paulo Piau pagou mais de R$ 32,8 milhões em precatórios, em valores da época. Quem casa com a viúva leva também os filhos dela.

Ausentes

Mais de 21 mil uberabenses não compareceram aos postos de vacinação para a 2ª dose contra a Covid-19. Em relação à dose de reforço, os números são ainda piores: 96 mil 72 pessoas, segundo dados levantados pelo ativista do SUS Jurandir Ferreira.

Só aumenta

Quanto à segunda dose de reforço, 116 mil 28 uberabenses deixaram de ir aos postos.

Contaminados

Na semana passada houve redução do número de novos pacientes Covid-19, em relação à semana imediatamente anterior. Foram 826 contra 1.122. A queda também puxa para baixo as chances de transmissão, de taxa mantida em 0,85.

Óbitos

Os óbitos caíram de 6 na semana fechada no dia 6 de agosto para 3 na seguinte. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por