FALANDO SÉRIO

Vazios urbanos e casas abandonadas na mira da Cohagra

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 13/08/2022 às 18:29Atualizado em 18/12/2022 às 21:08
Compartilhar

Cohagra está com plano habitacional audacioso, que daria a Uberaba a oportunidade de ocupar os “vazios urbanos”, incluídos aqueles em que estão casas abandonadas como na rua Artur Machado.

Devedores

À Secretaria da Fazenda o presidente Davidson Chagas pediu, e recebeu, relatório com os imóveis com mais de cinco anos devidos de Imposto Predial e Territorial Urbano . Em breve, todos eles serão visitados e listados aqueles que estiverem em condições de abandono.

Negociação

Em uma terceira etapa do trabalho, a Cohagra buscaria entendimento com os proprietários para que esses imóveis pudessem ser usados para a construção de condomínios verticais.

Financiamento

A Prefeitura entraria com 20% do dinheiro, podendo ser o imóvel, e a União com 20%. Os 60% restantes seriam financiados pela CEF com o interessado.

Inscrição

Junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, Programa Parcerias, a companhia habitacional se inscreveu e aguarda sinal verde para a apresentação de dois projetos.

Os eleitos

Um deles para a retomada do residencial Águas Claras, em Ponte Alta (88 lotes residenciais e 9 comerciais), e o outro seria o conjunto Lua Nova, no Residencial 2000, em área da Prefeitura.

Assédio moral

Indefinido o prazo para a conclusão da apuração administrativa de denúncias de assédio moral praticado por chefias da Codau. Outro procedimento corre no Ministério Público e o promotor José Carlos Fernandes já ouviu todos os servidores denunciantes.

Uma praga

O assédio moral em instituições de segurança pública tem aumentado – denuncia o Sindicato dos Policiais Civis de Goiás. Algumas denúncias são apuradas pelo Sinpol, que listou situações que caracterizam a prática.

Lista é grande

Dentre nove situações de assédio moral no trabalho estão acusar o trabalhador de erro que não cometeu, estipular metas excessivas, humilhações públicas e privadas, dar instruções erradas para prejudicar o servidor e ameaças de punição.

Sindicância

No desdobramento de auditoria da Controladoria Geral da União que detectou irregularidades na prestação de serviços contratados em 2020, a Controladoria Geral do Município apura se eventualmente houve a participação de servidor.

Simplesmente...

Contratada dentro do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal, bancado pelo Governo Federal, empresa não executou os serviços destinados à atualização cadastral do patrimônio da Prefeitura.

Auditoria

A própria União detectou a irregularidade em auditoria por ela realizada. A Prefeitura também poderá aplicar penalidade na empresa a partir do que ficar constatado na sindicância da CGM.

Aporofobia

Pode se tornar crime de injúria a discriminação à pessoa em razão da sua condição de pobreza. Esse tipo de preconceito serviria também para qualificar homicídio e majorar crime de lesão corporal. Projeto está tramitando no Senado.

Crescendo

O preconceito contra a condição de pobreza só tem aumentado no Brasil na proporção em que o empobrecimento se acentua, diz o autor do PL, senador Randolfe Rodrigues.

Acredite!

Figura constante em jogos do Flamengo e frequentemente exibido em transmissões da TV, sósia do artilheiro Gabriel, o Gabigol, vai disputar cadeira na Assembléia Legislativa do RJ usando o nome e o apelido do jogador.

Competência

Em voto dado na sexta-feira, a ministra Carmen Lúcia, do STF, apontou ser constitucional a competência de investigação do Ministério Público, contestada por associação de delegados de polícia. Em discussão estava a reestruturação do GAECO do Rio de Janeiro.

Pela união

Como ex-coordenador de Gaeco, o promotor José Carlos Fernandes aplaudiu o voto da ministra e ressaltou que o MP não visa diminuir o importante trabalho das polícias. Ao contrário, unir esforços com elas no combate à criminalidade.

Outra vítima

Mais um uberabense caiu no golpe de ter de depositar “x” para receber “y”. Na expectativa de receber R$ 58,9 mil que nem sabia de onde viriam, enviou R$ 2,9 mil “para a liberação” do montante.

Fraude

Gera preocupação PL já aprovado pela Câmara Federal permitindo, dentre outras coisas, que concursos públicos federais sejam realizados à distância. Especialistas entendem que isso será uma porta aberta para maracutaias. PL agora está no Senado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por