JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 13 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 01/08/2022



Elisa troca os adjuntos de duas secretarias e da FCU

Atualizada às 21h

Três secretários-adjuntos foram remanejados das pastas em que estavam lotados, de acordo com decretos publicados em surpreendente edição extra do Porta-Voz nesta segunda-feira. Arnaldo Luís da Costa, servidor de carreira, deixou o segundo posto da Secretaria de Governo, trocado por Glauco Lopes Braz, que deixa departamento do Legislativo, possivelmente indicado pelo líder do Executivo na Câmara, Fernando Mendes.

Mais surpresa
Arnaldo Luís da Costa agora é secretário-adjunto de uma das mais importantes pastas da Prefeitura, a de Desenvolvimento Econômico. A então titular do cargo, Cyntia Bessa de Sousa, foi remanejada para a presidência do Conselho de Desenvolvimento Econômico.

Fundação Cultural
Marco Antônio Figueiredo deixou a presidência adjunta da Fundação Cultural e passou a ser assistente comunitário. Foi substituído por Fabiano Cavalcanti Bernardes, que estava como jurídico da fundação, posto que passa a ser ocupado por Alexandre Pires, ex-presidente da 14ª Subseção da OAB.

Vice sem salário
Moacyr Lopes revelou no grupo Política Uberaba 2022 que está discutindo com corpo jurídico – não especificado – a elaboração de projeto de lei para eliminar o salário de vice-prefeito. Na opinião dele, “vice não deveria ter salário, deveria ser igual suplente de senador, sem remuneração”. Na mensagem, o vice colocou em dúvida se o Executivo seria capaz de enviar à Câmara projeto de lei com esse objetivo.

Criticado
Moacyr Lopes revelou ter sido criticado dentro do Governo por destinar toda a sua remuneração a obras sociais (sem propaganda). E prometeu uma hora contar de quem partiu a crítica, que incluiu o fato de se licenciar sem remuneração para ver o Palmeiras perder mais um Mundial.

Reverteu
No Tribunal de Justiça, o promotor Laércio Conceição conseguiu reverter desclassificação de tráfico para posse de droga para consumo pessoal. A sentença de 1ª instância submetia M.R.M. a sete meses de curso educativo. No TJ, ele pegou 8 anos e 2 meses, no regime fechado.

Resignado
P... da vida, mas resignado por saber que o que passou faz parte do jogo – assim está Paulo Piau, de candidatura ao Senado barrada pelo MDB, que apoiará toda a chapa do governador Zema, na qual Marcelo Aro é o concorrente à única vaga de Minas.

A forma
De duas coisas o ex-prefeito se queixa: de o MDB se entregar por inteiro ao governador, sem pedir nada (ocupação de espaço político) em troca, e da forma como foi tirado do páreo. Sem qualquer conversa prévia.

Quem ganha
Franco Cartafina tem muito a ganhar com a decisão de Aro de não disputar a reeleição para a Câmara. A penetração do uberabense no eleitorado de BH e Região Metropolitana tende a crescer sob as bênçãos do candidato ao Senado.

Sintomático
Na semana passada, Franco recebeu título de cidadania belo-horizontina e o apoio de sete vereadores para a sua campanha. 

Franco e os vereadores que o apoiam em BH

Escola gratuita
Abertas pela Escola Sesi de Uberaba as inscrições, que se encerrarão no dia 7, para vagas gratuitas exclusivamente para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Não há sequer taxa de inscrição, esclarece a diretora Maria Emília Daher. Se houver mais inscritos do que vagas, eles passarão por um processo seletivo.

Locais de aulas
O ensino fundamental ministrado pela Escola Sesi acontece na sede do Conjunto Frei Eugênio e o ensino médio na unidade da praça Frei Eugênio.




Continua depois da publicidade


A cabeça
Uma mulher na faixa dos 40 anos é considerada pela Polícia Civil como peça-chave no esquema montado para o desvio de recursos do Cisvalegran. Ela foi indiciada no inquérito já enviado ao Fórum e será investigada no que foi aberto há poucos dias.

Especialista
Seria ela a responsável por fazer contatos e preparar os convênios que resultaram no desvio de recursos do consórcio intermunicipal de saúde na forma de serviços médicos não prestados ou prestados fora das indicações.

Antecedentes
Os dois médicos de clínica do interior de São Paulo e as outras duas pessoas indiciadas não têm antecedentes criminais. O que mais têm em comum: não quiseram prestar depoimento, recorrendo ao direito de falar somente em Juízo.

Integração
Chefe do 5º Departamento da PC tem ressaltado a perfeita integração com o promotor José Carlos Fernandes, curador do Patrimônio Público. E também destacado a atuação dos delegados envolvidos ou condutores de apurações.

Unipac
Agora sob a coordenação do capitão PM da reserva Roberto Oliveira, a UNIPAC está se reorganizando para aumentar a sua fatia na educação superior em Uberaba. Universidade dará ênfase em especial a quatro cursos e o Direito terá mensalidade na faixa dos R$ 400.

Despejo
Diretores da FCA se reúnem nesta terça-feira pela manhã com o pastor Eloísio. O vereador está em busca de uma solução negociada para as 25 famílias intimadas para desocuparem área da empresa. Famílias que não têm para onde ir nem renda para isso.

Não destrava
Caminhando para completar dois anos a PPP que visa dar usinas fotovoltaicas à Prefeitura com investimentos de R$ 60 milhões pelo consórcio Solares. Ordem de serviço foi assinada em outubro, mas desde janeiro de 2021 o processo está parado.

Revisão
Sob uma “lupa”, todo o processo passou por revisão ao longo de 19 meses sem uma definição, depois de o consórcio ser informado para “suspender” o cumprimento da OS de outubro de 2020. Nenhuma irregularidade foi encontrada na revisão da Sesurb.

Chamuscada
Secretária de Planejamento saiu meio chamuscada do episódio da contestação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ao pregão de contratação de empresa para a elaboração do Plano Diretor. Isabella Nascimento ignorou a advertência do CAU.

Mais um
Água Comprida também tem candidato a deputado estadual: o vereador Carlos Raphael, de nome homologado na convenção do PSD.

Sem água
Mais um abacaxi para a direção da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” descascar: há dois dias queimou o gerador que alimenta a bomba do poço artesiano. Com isso, os detentos estariam sem água para o banho e higienização das privadas.

É complicado
Pior é que, pelos caminhos normais e legais, é um problema urgente a ser resolvido com a lentidão de processos licitatórios.

Indo longe
No período de 23 a 26 de maio, integrantes do Fundo Municipal de Prevenção e Combate à Corrupção estiveram participando de um encontro nacional Natal/RN. Organizadores de eventos adoram cidades turísticas como sede deles.

Segurança
A GCM Bianca, indicada para assumir o comando da Guarda Civil, integrou a equipe de guardas encarregados da segurança pessoal da prefeita, antes de ser nomeada corregedora da força. Os ânimos por lá ainda não foram serenados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar