FALANDO SÉRIO

Golpista transfere R$ 114 mil de conta do IPSERV na CEF

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 08/06/2022 às 20:14Atualizado em 18/12/2022 às 20:15
Compartilhar

Mais de R$ 114 mil foram retirados de forma fraudulenta de conta do Ipserv na Caixa Econômica Federal nesta 4ª feira. Passando-se por funcionário da CEF, homem que sabia as atribuições de determinada servidora do instituto a chamou ao telefone para comunicar que haveria atualização do sistema do banco.

Link e senha

E para essa atualização seria necessárias a senha dela e a senha máster de outra servidora. Em seguida, enviou-lhe um link, prontamente acessado pela trabalhadora, Enquanto a segunda senha era providenciada, a página expirou, impossibilitando a conclusão correta.

Checando

Quase uma hora depois, um dos gerentes da CEF entrou em contato com o Ipserv dizendo que o sistema de segurança havia detectado transferências suspeitas. E queria a confirmação das transações, que, para serem feitas necessitam de duas senhas e uma assinatura eletrônica, o que não ocorreu.

Processo

Em casos semelhantes, a CEF tem instaurado processo administrativo para analisar as circunstâncias e a forma do golpe. Quando não há culpa do cliente, o dinheiro ilegalmente desviado tem sido ressarcido.

Pecuarista Fabiano e o jornalista José Hamilton

Condecorados

Fabiano Mendonça, candidato a presidente da ABCZ e o jornalista global José Hamilton em animada conversa sobre o campo antes da cerimônia em que receberam a Medalha Major Eustáquio. Comenda também conferida, entre outros, à prefeita Elisa, ao delegado Felipe Colombari e o ex-secretário de Saúde Iraci Neto.

Um detalhe

Release sobre a fiscalização eletrônica diz, citando como fonte o Senatran (ex-Denatran), que 97 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Uberaba entre 2018 e 2020. A maioria dessas mortes ocorreu nas rodovias, sobre as quais o município não tem jurisdição.

Olha o cão!

Agentes de endemias e zoonoses da SMS receberam em capacitação programada pela SAD instruções sobre como não enfurecer e agirem diante de um ataque de cão durante suas ações de campo. Os servidores sofrem com incidentes do gênero.

Meninada do Colégio Opção foi à Igreja de Santa Rita, nesta 4ª feira para ouvir relatos históricos e culturais

Regularização

Promotor Rafael Moreno, da Saúde, está mesmo disposto a fazer com que a SMS regularize as Unidades Básicas de Saúde do ponto de vista estrutural e sanitário. Para isso, prepara Termos de Ajustamento de Conduta em que o município terá prazo para isso.

Outra frente

Outra frente atacada em Uberaba pelo Ministério Público é quanto a falta de alvará de funcionamento de várias escolas. Historicamente, as unidades não têm o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros por causa das condições de prevenção e combate a incêndios.

Já era

Foram-se os tempos dos apartamentos de três ou mais quartos. A maioria dos empreendimentos imobiliários agora oferecem dois quartos e espaços reduzidos. Uberaba não foge à tendência. Em São Paulo, de 50 mil apartamentos lançados de janeiro a setembro de 2021, 37,5 mil têm no máximo 45m2.

No centro

Entre as explicações estão o fato de as famílias estarem a cada ano mais enxutas e a queda do poder aquisitivo. E para quem quer morar mais perto dos centros urbanos é preciso se adequar a imóveis entre 27 e 35 m2. A menos que seja rico.

Frase curiosa

Não é por nada não, mas carece de tradução a afirmação do vereador Fernando Mendes (MDB) de que as alterações introduzidas no Plano Diretor vão oferecer “mais dignidade e segurança aos empresários”.

Sem perfil

A UFTM não conhece o perfil sócio-econômico dos seus estudantes de graduação e licenciatura. A universidade não pesquisa isso, na interpretação da Lei de Proteção de Dados e na ausência de normativas que determinem a coletada dessas informações. Enfim...

Evasão

A Medicina continua sendo o curso ofertado pela UFTM que tem menor evasão de alunos. Em 2019 e 2020, o índice foi de apenas 0,99%. Os outros de menor evasão foram Biomedicina (8,05%), Fisioterapia (8,19%), Engenharia de Produção (8,26%) e Psicologia (8,87%).

Em campanha

Candidato ao Governo de Minas estimulado por Bolsonaro, mas ignorado pelo presidente em alguns momentos como na Expozebu, o senador Carlos Viana estará novamente em Uberaba na sexta-feira. Com o vereador Samuel Pereira, participará de encontro com políticos e evangélicos.

Jantar

Depois desse encontro que ocorrerá na Igreja da Unidade (Rua Portugal com avenida Henrique Castejon), Carlos Viana terá um jantar com empresários.

Sacudir a poeira

A queda de produção da Atenção Básica à Saúde, medida pelo Ministério da Saúde precisa começar a ser atacada para que não vire uma bola de neve. Segundo os especialistas, a recuperação demanda no mínimo dois anos, se as ações forem em ritmo acelerado.

Indicadores

Por indicadores, apenas no atendimento aos pacientes de diabetes Uberaba ficou entre os 486 municípios mineiros de melhor desempenho na Atenção Primária à Saúde no primeiro quatrimestre deste ano. Exatamente no 486º lugar dentre os 853.

Piores ainda

Outros indicadores aferidos pelo MS ficaram piores: citopatológico (teste para detectar alterações nas cédulas do colo do útero) – 731º; aferição de hipertensão – 695%; pré-natal (sífilis e HIV) - 673º; pré-natal (seis consultas) – 637º e Saúde bucal da gestante – 623º.

Curador do Patrimônio Público quer que controles internos em prefeituras sejam fortalecidos

Proveitosa

Promotor José Carlos Fernandes foi ao Instagram para considerar proveitosa a reunião que teve nesta 4ª feira com diretores da AMVALE e do Cisvalegran. Na pauta, o fortalecimento do controle interno dos órgãos municipais.

No encontro estavam os prefeitos Baguá (Sacramento), Elisa, da Amvale, e Marcos Estevan, do consórcio.

Convenhamos

Controle que o Cisvalegran demonstrou não ter ao ser vítima de fraude que levou médicos a serem investigados pela PC pela cobrança de procedimentos de saúde não realizados. Crimes descobertos por auditoria interna do “Mário Palmério” e levados ao conhecimento do MP.

Veteranos

Criado o distintivo do militar veterano da Polícia Militar de Minas. O escudo terá no centro as divisas ou estrelas relativas à graduação do praça ou à patente do oficial. Distintivo somente poderá ser usado com o traje passeio completo ou esporte fino. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por