FALANDO SÉRIO

Denúncias infundadas resultam em dois inquéritos arquivados por promotor

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 23/05/2022 às 21:34Atualizado em 18/12/2022 às 19:43
Compartilhar

Central de Apoio Técnico do Ministério Público, acionada pelo promotor José Carlos Fernandes para a produção de laudos, atestou que os contratos de asfaltamento resultantes das licitações 015 e 019 de 2019 foram cumpridos dentro das especificações. Inexistiram, pois, as irregularidades denunciadas por moradora do Bairro São Cristóvão à Câmara de Vereadores.

Sem desonestidade

Em seu despacho pelo arquivamento dos inquéritos instaurados pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, o promotor José Carlos afirmou inexistirem quaisquer elementos de prática de atos desonestos na execução dois contratos firmados na gestão Paulo Piau.

Impeachment

As duas denúncias estavam entre outras em que o alvo era a prefeita Elisa, A autora, a aposentada Aparecida de Fátima da Silva Lima, representada pela advogada Cássia Américo de Sousa, acusava a chefe do Executivo de crime de responsabilidade e pedia ao Legislativo a decretação do seu impeachment.

Sem provas

A Câmara de Vereadores entendeu que não havia provas das irregularidades denunciadas e decidiu encaminhar toda a documentação ao Ministério Público. Ao recebê-la, Fernandes decidiu instaurar inquéritos civis para a apuração do que era denunciado.

Quem decide

O Comitê Técnico da SMS decidirá se o uso da máscara facial voltará a ser obrigatório em Uberaba diante do crescente número de contaminados. O poder de deliberação dos técnicos foi reforçado pela prefeita à coluna nesta 2ª feira.

Consciente

Entende Elisa que, após dois anos de enfrentamento à Covid-19, a comunidade está consciente da necessidade do uso de máscara em alguns momentos. “Assim como em Países com o costume de usar máscara sem obrigatoriedade, acredito que nós o faremos” – frisou.

Em discussão

Na semana passada, a SMS afirmou que o Comitê Técnico vem discutindo que medidas são necessárias neste momento. Mas, não precisou data para a batida do martelo.

Sintomático

Ao responder a questionamento se o tenente-coronel Anderson Passos será o novo secretário da Administração, a prefeita sinalizou que o bombeiro fará parte da sua equipe. “Não para a Administração” – disse.

Na ofensiva

A situação do Hospital “Hélio Angotti” e da assistência em oncologia a pacientes da região será debatida em audiência pública nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa. Iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, e com ela estão Aelton Freitas e Franco Cartafina.

Falta acerto

Uma das peças publicitárias da audiência diz que o SUS (Estado e Uberaba) deve R$ 10,2 milhões ao “Hélio Angotti” por atendimentos já realizados.

Reposição

Esfriou por completo na Prefeitura o assunto da reposição salarial de mais 6 por cento para os servidores do Executivo e da Codau. Um estudo de viabilidade foi assumido há dois meses, na Câmara de Vereadores, pelo secretário Beethoven Oliveira.

Sessenta dias

Na ocasião, o agora secretário de Governo, mas ainda interino da Administração, havia pedido 60 dias de prazo (vence esta semana) para apresentar aos vereadores o estudo centrado nas finanças do município. Até agora o trabalho não é do conhecimento da prefeita.

Radicalismo

Algumas pessoas, dentre as quais o antenado Balsa Melo, desaprovam o que consideram posições radicais do pastor Eloísio, o mais bolsonarista dos vereadores.

Danou-se

Se a retomada do projeto fábrica de amônia depender do Governo do Estado, como disse o ministro Marcos Montes, no fim de semana, Uberaba pode tirar o cavalinho da chuva. Em três anos e alguns meses de gestão, Zema sequer tocou no assunto gasoduto.

Fraternidade

Costureiras voluntárias da Casa Espírita de Scheilla já arregaçaram as mangas e esquentaram as máquinas para a produção de pijamas para crianças carentes. Fim de semana foi de muito trabalho. Presidido por Fábio Antônio da Costa, a Casa de Scheilla é um dos muitos centros espíritas fundados em Uberaba por Chico Xavier.

A solução

Para o vice-prefeito, tem como acabar com os chamados terrenos de engorda (muitos deles na área central): a implantação do IPTU progressivo, sistema adotado em vários municípios.

Dívida ativa

As 3 mil guias de cobrança que a Secretaria da Fazenda está enviando a contribuintes inadimplentes representam R$ 14 milhões. Esses 3 mil são pequena parcela dos devedores do municípi 67 mil.

Fila

A fila de pacientes formada nesta segunda-feira diante de serviços do HC na rua Frei Paulino resulta exclusivamente de demanda reprimida na coleta de material para exames em laboratório ao lado do Ambulatório Maria da Glória.

Ainda a Covid

Segundo a Unidade de Comunicação do HC, em três dias da semana passada (de 18 a 20) as coletas estiveram suspensas por causa do afastamento de vários funcionários do laboratório, contaminados por Covid-19.

Prioridade

Naqueles dias, toda a força de trabalho do setor esteve voltada à coleta e à realização de exames de pacientes internados ou de urgência e emergência.

Então ta!

Natural de Juiz de Fora, o deputado estadual Noraldino Júnior estará em Uberaba no dia 29 para participar do encontro de protetores e ONGs da defesa da causa animal, a sua principal bandeira. Para a reeleição, em 2018, o deputado teve 114 mil 807 votos, o 5º mais votado.

“Moro aqui”

Diante da boataria de que Patrícia Melo não mora em Uberaba, a coluna perguntou diretamente a ela nesta 2ª feira. E a candidata a deputada estadual pelo PT respondeu: “Sim, moro na rua Ronam Martins Marques” (N.R. Deixo de citar o número por razões óbvias).

Mercês

Em 2018, quando disputou a Prefeitura, a petista estava morando no Mercês e também foi alvo de muitos comentários. Por ser vice-presidente estadual do PT, Patrícia passa vários dias do ano fora de Uberaba. No domingo, ela e Kênia Borges, pré a federal pelo PV, se encontram no mercadão.

Pré-candidatas, Patrícia e Kênia em conversa animada.

Sem rumo

Mesmo figurando na República com PT, PCdoB e outros partidos, o PV em Uberaba não abre o jogo que candidato a presidente da República apoiará. Diz seu presidente Glauber Faquinelli que isso ainda será discutido internamente com os filiados.

Ar condicionado

Frutos de emenda do deputado Aelton Freitas dezenas de aparelhos de ar condicionado chegaram à Prefeitura de Capinópolis, cidade a 271 km de Uberaba. Serão instalados em salas de aula de escolas públicas. Na época do calor, Capinópolis registra temperaturas altíssimas.

Agasalhos

Secretaria de Desenvolvimento Social programa para o início de junho a tradicional campanha do agasalho. Enquanto isso, garante, apóia e orienta iniciativas para minimizar os efeitos das baixas temperaturas da semana passada.

Doações

E, ainda segundo a SEDS, escolas e CEMEIs promoveram ações de arrecadação de roupas, calçados e cobertores, antecipando-se à campanha por causa do frio que castigou a cidade. Para ajudarem os alunos das escolas municipais a enfrentar o inverno, SEDS e Secretaria de Educação alinham ações.

Prestígio

Nome do promotor José Carlos Fernandes foi aprovado pelo Conselho Superior do Ministério Público para compor a banca examinadora do próximo concurso para ingresso no MP de Minas Gerais. Perto de completar 31 anos de carreira, Fernandes foi à rede social para dizer que esta 2ª feira foi um dos dias mais felizes da sua vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por