FALANDO SÉRIO

Em onze dias, internações em UTI aumentam 225%

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 12/01/2022 às 20:37Atualizado em 18/12/2022 às 17:46
Compartilhar

Outro capítulo

Índício de uma nova reviravolta na “novela” da merenda escolar. A Soluções de Serviços Terceirizados teria conseguido uma liminar no plantão judiciário paulistano suspendendo o seu impedimento de contratar com o serviço público, imposto pela Prefeitura de Bauru.

Em fevereiro

Ficou para fevereiro a ida de representantes da administração a Brasília para entregar ao MEC a lista de escolas municipais consideradas em condições de abrigar a escola cívico militar. Informação é da secretária de Governo, Indiara Ferreira.

Balaio

Em rota de colisão com o “Sinhores”, o vice-prefeito voltou à carga nesta 4ª feira. Segundo ele, não se deve colocar setor de buffet, cerimonial e eventos no mesmo balaio dos bares.

Simples assim

A falta de câmaras frias para o adequado armazenamento de vacina faz com que a Secretaria de Saúde adie a aplicação da segunda dose de quem recebeu a Pfizer. Em dezembro, em razão da carência, a SMS refugou duas cargas dessa vacina dizendo ter estoque.

Validade

A vacina da Pfizer pode ficar armazenada por até 9 meses, mas em temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado do congelador, o frasco fechado resiste em geladeira comum entre 2°C e 8°C, apenas por um mês.

E agora?

Há uma semana o secretário Sétimo Bóscolo descartou a adoção do passaporte vacinal obrigatório para a entrada em locais fechados, públicos e privados. Agora, a ACIU, em defesa do segmento de eventos e Buffet, sugere a utilização do recurso. A decisão será de quem?

Polêmico

Sétimo justificou sua manifestação com as polêmicas instaladas sobre a obrigação.

Ironizando

Ex-vereador uberabense ironizou nas redes sociais a informação de que o deputado André Janones está com Covid-19. Teste teria sido feito na Prefeitura de Ituiutaba. O próprio Janones fez o anúncio de estar contaminado, segundo o ex-vereador, com “cara de morto”.

Leitos

Entre o 1º dia do ano e esta terça-feira, a ocupação de leitos Covid-19 em UTI aumentou 225%, representando 14,9% das vagas. Nas enfermarias, o crescimento da ocupação foi de 460%, representando 26,6% da capacidade.

Não-Covid

Nas UTIs não-Covid o aumento de pacientes foi de apenas 2,8% e, na enfermaria, 16,65%. Na terça-feira eram apenas 11 as vagas em Unidade de Terapia Intensiva e 140 em enfermaria.

Recorde

O recorde diário de novos contaminados batido na terça-feira, não resistiu além de 24 horas. Com um aumento de 44%, o número de pacientes da Covid-19 em um único dia subiu para 1.148. A testagem nesta 4ª feira foi menor que a do dia anterior: 1.294 contra 1.419.

Positividade

O ativista do SUS Jurandir Ferreira contesta que a taxa de positividade em Uberaba seja de 15,59%. Ele acompanha os indicadores da Covid-19 diariamente e , nas suas contas, a taxa foi de 26,57% entre os dias 2 e 8, 30,30% no dia 9, 31,56% no dia 10 e 35,80% no dia 11. A média dos dias 9 a 11, segundo o ex-conselheiro de Saúde municipal e estadual, foi de 32,55%.

E a consciência?

Em panificadora que recentemente adotou o sistema de o próprio cliente pegar o pão não faltam demonstrações de falta de consciência. Pegador já foi encontrado jogado sobre o pães e visto freguês também colocando sobre o alimento o saco de embalagem.

Receita

Uberaba está entre os municípios da região sudeste, de maior crescimento de receita em 2020, segundo estudo da Frente Nacional de Prefeitos. No último ano da gestão Paulo Piau, o incremento foi de 20,23%, ficando a receita da Prefeitura em R$ 1,55 bilhão.

Posição

Resultado coloca Uberaba em terceiro lugar em Minas Gerais, atrás apenas de Montes Claros, que teve aumento de receita de 21,8%, e Uberlândia com 21,2%. Belo Horizonte apresentou 5,9%.

Faz sentido

Infectologista Vitor Maluf considera lógica a decisão do Ministério da Saúde de reduzir de 14 para 7 dias o período de quarentena em casos menos graves de Covid-19. E explica o motiv “Maior risco de transmissão é no período de 2 dias antes dos sintomas e até 5 dias depois”.

Racional

Quem também considera a decisão racional é o infectologista Rodrigo Molina, principalmente para os assintomáticos e os totalmente vacinados. Mas, considera temerário o prazo de 5 dias, pois para ser cumprido haveria a necessidade de exames negativos dos pacientes.

Fora da pauta

Por mais que existam manifestações para que isso aconteça, o CONSU da UFTM continua resistindo a colocar em pauta os serviços do Hospital de Clínicas sob a gestão da EBSERH. Funcionários ficam com a sensação de que o hospital não faz parte do complexo.

Retomada

Mais recentemente, o Hospital de Clínicas ficou de fora do plano de retomada de atividades da universidade, lembrando que expressiva quantidade de funcionários e alunos dos cursos de Saúde da UFTM atua no HC.

Riscos

Profissionais de Saúde entendem que o fluxo quantitativo de estudantes, inclusive de cursos técnicos, deveria estar inserido no plano de retomada, pois, quanto mais gente circulando dentro do hospital, mais riscos existem para a segurança dos funcionários e dos pacientes.

Reiterando

Representante dos técnico-administrativos no Conselho Universitário, Edivane Bento da Silva vem cobrando que seja marcada reunião com o objetivo de os trabalhos do HC no enfrentamento à Covid-19, nesses dois anos de pandemia, serem analisados pelos conselheiros.

Faltou pouco

Não fosse a intervenção do deputado Franco Cartafina junto ao secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, e os novos mutuários da 2ª etapa do Girassóis não teriam recebido as chaves dos imóveis nesta quarta-feira. A programação previa apenas o contrato.

Trânsito

Mesmo sendo deputado federal de 1º mandato, Franco tem transitado bem nos órgãos da União.

Incontestável

Com uma prestação de serviços incontestáveis aos associados da ASPRA, o subtenente Willian Alberto deverá ser reconduzido para mais um mandato como coordenador regional da associação de praças da PM e do BM. Votação será no domingo.

Cadastro

Mesmo sem data definida para a aplicação, a Prefeitura de Uberlândia deu início ao cadastramento de crianças de 5 a 11 anos para a vacinação contra a Covid-19. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por