JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 11/01/2022


Continua depois da publicidade:


Uberaba tem novo recorde de contaminações em 24h

Síndrome gripal
Nesta terça-feira os casos de síndrome gripal registrados no boletim epidemiológico aumentaram 166,12% na comparação com os números da segunda-feira: 1477 e 555, respectivamente. Já os novos contaminados tiveram crescimento de 260,18% de um dia para o outro: de 221 para 796 (um recorde). A taxa de transmissão semanal está em 2,25.

Testagem
A Secretaria de Saúde também bateu recorde de testagem nesta terça-feira. Foram 1 mil 419, dos quais 508 cidadãos estão contaminados pelo vírus. Um incremento de 135% na testagem em relação ao dia anterior.

Internações
Dentro das previsões, os casos de internação também vão aumentando na esteira do crescimento dos contaminados. Estatísticas pelo mundo mostram que é de 3% a 7% a necessidade de hospitalização de contaminados pelo Ômicron.

Carência de profissionais
Para especialista no assunto, dificilmente se chegará a um colapso na rede, pois as internações pelo Ômicron são mais curtas. O que preocupa, diz o médico, é a possível falta de profissionais de saúde, conseqüência das cerca de 150 demissões no ano passado.

Multa para empresa
Os órgãos gestores de trânsito precisarão notificar duas vezes pessoa jurídica dona de veículo com o qual foi cometida infração. A segunda, caso a empresa não indique o real infrator na primeira. Somente a partir daí é que pagará multa em dobro, se não indicar o nome do motorista. A decisão é do STJ, derrubando manifestação do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Incoerências
Decreto 1627, de enfrentamento à Covid, está, a exemplo de outros, com várias incoerências a partir da comparação de uma norma com outra. Uma delas é a proibição de o cidadão tomar bebida alcoólica em via pública, mas permitir que isso aconteça nos bares.

Áreas públicas
E mesmo na calçada da qual exista permissão de uso pelo estabelecimento. Pelo que se vê andando pela cidade, expressiva parcela dos bares noturnos e nos finais de semana têm essa permissão, que, segundo a lei, é paga em razão do número de mesas e cadeiras.

Socorro!
Até agora, a SMS ou quem sugeriu a regra não explicou por que o risco de contaminação é maior quando o uberabense toma cerveja em via pública, ainda que sozinho, do que estando junto com outras sete pessoas ocupando mesa de bar. Existe ou não existe?

Distanciamento
Outra incoerência do decreto: permitir até 8 pessoas em uma mesa de bar, mas exigir distanciamento de 1,5 metro entre uma e outra. Que estabelecimento do gênero tem mesa de 12 metros? À luz do dicionário isso caracteriza aglomeração, o que é proibido.

Em família
O advogado Sebastião Severino, que chegou a acionar o MPF em defesa das vacinas, aponta outra: “Você pode freqüentar bar com outras dezenas de pessoas, mas não pode reunir a família em casa”.

Isolamento
Há também divergência entre os 14 dias de isolamento pelos testados positivos com a redução para 7 dias decidida pelo Ministério da Saúde para os casos em que o paciente não apresente sintomas respiratórios e febre por 24h, sem o uso de antitérmico.

Vilão
Em nova manifestação no grupo Política Uberaba 2022, Moacyr Lopes rotulou o Sinhores de “grande vilão” no combate à pandemia. Segundo o vice-prefeito, “nunca foram exemplos (de defesa à vida) e não têm empatia pelos outros”.

Sugestão




Continua depois da publicidade


Na opinião dele, os empresários de buffets deveriam criar um sindicato próprio para o segmento, pois são exemplos no cumprimento de medidas protetivas – distanciamento, álcool em gel à disposição, aferição de temperatura e quantidade de pessoas no ambiente.

Mundial?
Moacyr diz ter passaporte sanitário e até reservou passagens para ir ao exterior, mas não confirmou à coluna que irá assistir a mais uma tentativa do Palmeiras de sair da fila no Mundial de Clubes.

Denúncias
Nas redes sociais aumentam denúncias de empresas que mantêm trabalhando funcionários portadores da Covid, mas assintomáticos. Um dos denunciantes está prometendo citar nomes a qualquer momento.

Tartaruga
Os Correios não mudam. Cidadão uberabense enviou dois cartões de boas festas a amigos com postagem no dia 20 de dezembro. Correspondências chegaram aos destinatários somente no dia 6 de janeiro. Há algumas décadas, isso acontecia em no máximo 48h.

Boleto
Em outro caso, seguradora paulista enviou no dia 24 de janeiro boleto de cobrança mensal a cliente uberabense, que o recebeu somente no dia do vencimento (10 de janeiro). Em outras situações, os boletos chegaram depois do prazo. Aff.

Suspensão
Acusado da morte da odontóloga Roberta Pachedo, à época (2019) com 22 anos, o médico Daniel Tolentino de Sousa teve o processo paralisado. O casal estava em hotel de Patos de Minas e Roberta precisou ser socorrida com convulsões, permanecendo treze dias em coma.

Desequilíbrio
A suspensão da tramitação da ação ocorreu por causa de incidente de insanidade mental. Agora, somente uma perícia médica poderá determinar se Daniel é mesmo portador de doença mental, por ocasião do crime ou adquirida depois dele.

Passou mal
O médico disse que a mulher havia passado mal durante relações sexuais. Mas, ao término das investigações da Polícia Civil, foi indiciado. Ele chegou a ficar um mês preso, mas foi posto em liberdade por decisão do TJ, que também o autorizou a trabalhar em outra cidade.

Restrição
Desde as 22h de segunda-feira, está proibida no Terminal Rodoviário e no aeroporto a entrada de pessoas que não sejam passageiras ou interessados na compra de passagem. Quem for esperar por alguém, fica do lado de fora.

O planejado
Anexo do decreto Covid, publicado nesta segunda-feira, diz que a SMS, diante da constatação do crescimento de infectados, estruturou no começo de dezembro um plano de ação/contingência para tentar minimizar a disseminação do vírus.

Não deu certo
Na prática, porém, os números crescentes de casos positivos mostram que o plano não foi bem sucedido.

Não batem
Na sexta-feira soube-se pela SMS, em meio à reunião da prefeita com vereadores e empresários, que 141 profissionais de saúde estavam afastados. Relatório diz, porém, que entre 20dez e 06jan a detecção de surtos no público e no privado apontou para 60 infectados.

No público
E esses números não se referem ao segmento, mas ao geral, com 7 surtos em órgãos públicos e 4 no privado.

Paternidade
Deputado federal Júnio Amaral (PSL) gravou vídeo dirigindo-se aos uberabenses para também dizer que o MEC incluiu Uberaba na lista das cidades que receberão escola cívico-militar ainda este ano. Não falou ser trabalho seu, mas... 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia