JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 08/01/2022


Continua depois da publicidade:


Covid afasta 141 médicos e enfermeiros em 3 hospitais

Desmontado

O Hospital de Clínicas desmontou o quadro extraordinário de profissionais de Saúde que havia contratado no pico das internações provocadas pela Covid-19 no ano passado. Dezenas de médicos e enfermeiros foram desligados.

Leitos
Com o contágio pelo vírus reduzido em Uberaba em dezembro, o HC desativou vários leitos reservados aos pacientes da doença, destinando-os a outras especialidades. A desativação de leitos teve sequência este ano, mas houve recuo em relação a dez deles.

Risco
A destinação de pacientes Covid-19 para área no fundo do setor de Neurologia preocupa infectologista quanto aos riscos de infecção cruzada. Somente na sexta-feira, o HC recepcionou dez novos pacientes.

Baixas
Se não bastassem os dezenas de profissionais de Saúde demitidos no HC, outros 141 em toda a rede hospitalar de Uberaba estavam afastados de suas atividades na 6ª feira, contaminados pelo vírus: 39 no Regional, 42 no “Mário Palmério” e 60 no Hospital de Clínicas.

Vai e vem
Pouco mais de 24h depois de o secretário Sétimo Bóscolo dizer à Rádio JM que não se pensava em qualquer nova restrição para as atividades comerciais, o Executivo fez reuniões para anunciar normas de um novo decreto.

Vem e vai
E na reunião virtual da qual participaram uns poucos vereadores, entre os quais Túlio Micheli, foi anunciado que o decreto seria publicado na noite da própria 6ª feira, o que não aconteceu. Mais tarde, em um grupo de whatsapp foi dito que o seria na 2ª feira.

Bares e eventos
Antes disso, houve conversa também com as lideranças de bares e restaurante. À coluna, uma delas, Fred Masson, afirmou que pouca coisa concreta foi dito a eles. E que o adiamento da publicação do decreto dá ao segmento a oportunidade de apresentar sugestões de protocolos.

Discordância
O endurecimento de normas atingiria em cheio o segmento de eventos, com o que os empresários não concordaram. As restrições em bares e restaurantes eram mais amenas no conjunto de medidas.

Adiamento
Segundo Fred, houve discordância e foi ponderado com a prefeita que restrições mais duras desde já não se justificam, e conseguiram o adiamento da publicação para análise de sugestões.

Justificativa
Neste sábado, a SeCom justificou à coluna que “o Governo, seguindo orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid, está promovendo estudos sobre o decreto, e a publicação será feita na segunda-feira” com vigência a partir disso.

In loco
Túlio Micheli “amanheceu” na FUNEL para acompanhar a testagem extraordinária feita pela SMS. Em cerca de duas horas haviam sido testadas 270 pessoas e a fila estava enorme. Vereador teme que em breve Uberaba fique sem testes.

Compra
Na reunião de 6ª feira, foi dito a ele que está em curso processo de compra de 71 mil testes, mas não se falou em data de efetivação da transação e de chegada do produto. Na semana passada, a SMS revelou à coluna que tinha 35 mil em estoque.

Merenda escolar
Como a coluna (na versão online) divulgou ainda na noite de 6ª feira, “melou” a contratação da Soluções de Serviços Terceirizados. A prefeita revogou a sua chancela à dispensa de licitação e, com isso, a Semed fica ainda mais sob pressão com a aproximação de volta às aulas.

Sem impedimento
Revogação ocorreu pouco mais de 48h depois de a SeCom ter respondido a FALANDO SÉRIO, diante das denúncias em outras cidades contra a empresa, que a Soluções havia apresentado os documentos de regularidade e não tinha impedimento para ser contratada.

Saída
E como havia sido ressaltado aqui ainda em novembro, uma das poucas opções seguras para resolver o imbróglio da corrida contra o tempo, agora, é a adesão a uma ata de registro de preços.

Sem impacto
O adiamento do IPVA para março não terá impacto no fluxo de caixa da Prefeitura, de acordo com a Secretaria da Fazenda. Os recursos (metade do recolhido é do município) não estão inseridos no planejamento feito pela pasta.

Coleta de lixo




Continua depois da publicidade


Arrecadação do município com a taxa de resíduos sólidos ficou em R$ 20 milhões 777 mil 343 em 2021. Para este ano foram lançados R$ 33 milhões 229 mil 607.

Cívico-militar
Entre aqueles que enviaram correspondência ao Executivo pedindo a adesão de Uberaba ao programa escola cívico-militar do Governo Federal está o vereador Jamal.

Contágio
Em Uberlândia, que tem o dobro da população de Uberaba, a Covid-19 agora está avançando em menor número. Em 72h, entre quarta e sexta-feira, foram registrados 375 de novos contaminados, enquanto Uberaba teve 1 mil 153 em 48h.

Senha
Ao retornar de suas férias, o promotor José Carlos Fernandes deverá receber a senha de acesso remoto livre aos sistemas da Prefeitura. MP poderá fiscalizar o município em tempo real com a concessão (única no País) feita por Elisa.

Pegou
Presidente do Legislativo passa de “molho” os próximos dias. Marão está com Covid. E o deputado Heli Grilo, que cumpriu agenda com o vereador na quinta-feira, tratou de se submeter a testagem com resultado negativo.

Vaga zero
Com a aproximação de vaga zero para Covid na pediatria em Uberaba, a fila à espera de atendimento no HSD, neste sábado, foi mais um sinal de alerta (se é que havia necessidade de outro): muitas crianças (e adolescentes) estavam nela.

Prisão de mãe
No início da semana uma mãe foi presa em Planura, cidade a 113 km de Uberaba, por permitir que a filha de 13 anos namore rapaz de 18 anos. Quando os policiais foram à residência dela, na sua ausência, encontraram o casal sozinho e eles contaram ter feito relações sexuais. Ao ser presa, a mãe confirmou ter permitido o namoro e que preferiu assim a ver isso acontecer na rua.

Aula
Nesta edição o professor de Física Eber Chaban fala, em especial, para os amantes da astronomia.

James Webb
Neste natal foi lançado um telescópio chamado James Webb. Nome dado em homenagem a um antigo chefe da NASA.
Todos que gostam de astronomia estão muito ansiosos para ver o que este novo telescópio tem a mostrar. Mas o que ele tem de tão diferente?
Primeiro: ele opera em infravermelho, uma faixa de frequências mais baixas que a luz visível. Tudo bem e daí? A questão é que no espaço sideral não existe apenas vácuo, existe também muita poeira. A luz não é capaz de atravessar nuvens de poeira, ou seja, não podemos saber o que existe além delas. Se a luz não é capaz de atravessá-las, o infravermelho é. Com este novo telescópio poderemos ver através destas nuvens. Não existirão mais regiões invisíveis.
Segundo: o espelho do James Webb é muito maior que o do Hubble. Isto significa dizer que a quantidade de radiação eletromagnética coletada por ele é muito maior. Trocando em miúdos, poderemos ver objetos mais distantes que os já vistos anteriormente.
Em se tratando de estrelas, medimos a distância em anos luz. É o espaço percorrido por um raio de luz em um ano. Com o James Webb, poderemos ver objetos a uma distância de aproximados 13 bilhões de anos luz, ou seja, estaremos vendo nosso universo como era a 13 bilhões de anos atrás.
Se existisse alguém no espaço situado a uma distância de 2022 anos luz da Terra e estivesse nos observando hoje, estaria vendo nosso planeta há 2022 anos atrás. Poderia assistir ao nascimento de Cristo.
Com este novo telescópio poderemos ver nosso universo pouco depois do Big Bang, muitos mistérios acerca de nossas origens serão afinal esclarecidos.
Eu tenho muita curiosidade para saber como tudo começou. E você?


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia