FALANDO SÉRIO

Fim da folga aos domingos em nova reforma trabalhista

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 05/12/2021 às 06:56Atualizado em 19/12/2022 às 01:09
Compartilhar

Recusa

Mesmo reconhecendo que a vacinação é uma das principais ferramentas contra a Covid-19, a SMS recusou novo lote de doses da Pfizer oferecido pelo Estado. Para envio na segunda-feira. Outros treze municípios da região também as recusaram, incluídos Conquista e Delta.

Estoque

A justificativa da SMS para a recusa é a existência em estoque de 58 mil 762 doses, sem detalhamento de marca no repaginado Vacinômetro, que eliminou o boletim diário de doses aplicadas.

Multas

Em outubro, as multas de trânsito municipais somaram R$ 168,5 mil. A informação é da Secretaria da Fazenda.

Retomada

UFTM retoma as atividades presenciais com até 60% do pessoal em cada unidade. Medida entrou em vigor na sexta-feira. Na próxima quarta-feira, o CONSU voltará a se reunir por videoconferência. A convocação é da vice-presidente Darlene Mara. 

Medalha

Em reconhecimento ao conjunto de suas obras assistenciais, Marta de Oliveira receberá na 2ª feira a Medalha “Desembargador Hélio Costa”. Cerimônia prevista para as 17h, no Fórum “Melo Viana”.

A obra

Marta é fundadora e coordenadora do Imad – Instituição Municipal Antidrogas e de três casas de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, em situação de rua e adolescentes do sexo feminino de 12 aos 16 anos. Uma justa homenagem do Judiciário.

Indeferidos

Foram indeferidos todos os vinte e dois recursos formalizados por professores participantes do processo de certificação para diretor escolar municipal. Contestações centradas nas provas objetivas do dia 21 de novembro. E ainda restam duas etapas.

Reprovados

Nada menos do que 44% dos concorrentes à habilitação para o cargo em CEMEI e escolas de ensino fundamental foram reprovados, e outros 52% dos aspirantes a vice-diretor estão igualmente eliminados. Índices levantados a partir de publicação no Porta-Voz desta 6ª feira.

Quadras

Marcada para 23 de dezembro a abertura dos envelopes com propostas de empresas interessadas na construção de duas quadras poliesportivas projetadas para a praça Magalhães Pinto, que conta com um equipamento abandonado. Orçamento prévio é de R$ 361,7 mil.

Positividade

Em cima da testagem diária feita exclusivamente pela SMS, o ativista do SUS calculou que a taxa de positividade em Uberaba estava em 11,86% na última semana de novembro. Nas semanas imediatamente anteriores 12,25% e 12,67%.

Cobertura

Cerca de 10% dos uberabenses com mais de 18 anos ainda estão sem a vacinação completa de duas doses ou dose única. Com uma dose foram vacinados 102%, contadas pessoas residentes em outras cidades.

Sem a 2ª dose

Vacinômetro de 6ª feira mostrou que 39 mil 615 uberabenses ainda não haviam recebido a segunda, independente da faixa etária.

Home office

Acabou a fase de serviços prestados pelo sistema de home office na Câmara de Vereadores, implantado durante o recrudescimento da pandemia.

Incompleto

Reforço no plano de controle da Covid deveria contemplar outras ações, entende médico estudioso de medidas adotadas pelo mundo afora. Segundo ele, faltam a testagem ampliada ao aparecimento de contaminado em escola e o controle efetivo da quarentena.

Só no papel

Ele avalia que a quarentena tem ficado exclusivamente por conta do próprio infectado, sem qualquer medida de controle, ainda que por amostragem.

Fiscalização

Médico acrescenta que as flexibilizações levaram ao arrefecimento da fiscalização até mesmo sobre o fiel cumprimento das medidas sanitárias em vigor. E cita como exemplo os ambientes de saúde com o entra e sai de pacientes sem a higienização do local entre um e outro.

Competitividade

Na comparação com 2020, Uberaba perdeu 16 posições no ranking dos municípios brasileiros de maior competitividade, ficando em 65º lugar, o que o mantém à frente de inúmeros outros do seu porte.

Desafios

Aponta o estudo do Centro de Liderança Pública que os maiores desafios de Uberaba estão nas áreas de meio ambiente, saúde, funcionamento da máquina pública, qualidade da educação e inovação.

Segurança

Mesmo classificado em 32º lugar, Uberlândia tem os mesmos desafios de Uberaba com a agravante da segurança pública. A cidade é sede de facções criminosas do Triângulo Mineiro.

Pesam

O estudo do CLP leva em conta, para a composição do ranking, os governos que mais buscam a melhoria da vida das pessoas, com políticas públicas baseadas em evidências.

Trânsito

Previsão da SESURB é de estarem concluídas no dia 17 deste mês as obras voltadas para o trânsito na rotatória da Exposição e imediações, incluída a abertura de passagem da avenida João XXIII para a Tonico de Santos para o motorista que se dirigir do bairro para o centro.

Trabalho aos domingos

O trabalho aos domingos consta do estudo de nova reforma trabalhista encomendado pelo Governo Bolsonaro. O texto altera mais de trezentos dispositivos, o que, na visão dos especialistas que o produziram, poderá melhorar os níveis de emprego no País.

Dia de folga

Uma eventual autorização do trabalho aos domingos, independente de acordo sindical, terá reflexos na folga semanal dos trabalhadores. Eles passariam a ter direito a apenas um domingo a cada sete semanas.

Aplicativos

O estudo prevê também que os trabalhadores por aplicativo não teriam vínculo empregatício com as empresas, situação que tem dividido o Judiciário nos últimos anos.

Aula

Na lição de Física hoje, o professor Eber Chaban aborda a diferença entre cozinhar e fritar.

A física na cozinha-2

Qual a diferença entre cozinhar e fritar?

Eu sei, o alimento frito fica crocante!

É exatamente esta a diferença, e que deliciosa ela é.

Todo alimento tem como principal componente a água. A questão é que ela não pode ser submetida a temperaturas maiores que 100 graus Célsius, ela simplesmente vaporiza. A gordura não tem este problema, só se transforma em vapor em temperaturas próximas de 200 graus.

A água existente na superfície do alimento, ao se submeter a uma temperatura SUPERIOR a 100 graus, se transforma em vapor de forma imediata, formando uma película seca e crocante (delícia).

Esta rápida vaporização da água em temperaturas muito altas que a física chama de calefação, é explosiva. Se você já deixou cair água em gordura quente, sabe do que eu estou falando. O chiar típico de uma fritura é o resultado das micro explosões da água na superfície do que se está fritando. Quando algo explode, mesmo em pequena escala, coisas são atiradas longe. Esta é a razão da grande lambança feita na cozinha quando se frita algo. Já reparou nas frigideiras dos fast foods? Aquelas de fritar batatas? Já prestou atenção no tamanho da coisa? Tem um meio metro de profundidade. É para não fazer sujeira, para não lambrecar a cozinha toda.

Que dicas a física pode te dar para melhorar suas frituras?

-Primeiro, fogo alto, ele deve ser mesmo infernal.

Se a temperatura abaixar, seu alimento vai cozinhar sem fritar, não será formada aquela deliciosa casquinha crocante. E importante também, nunca coloque o alimento na gordura se a temperatura ainda não estiver no ponto ideal. Não sabe achar este ponto? Ora, todo cozinheiro sabe. Jogue um palito de fósforos na gordura, quando ele acender, está no ponto. Vale lembrar que se o alimento atingir o visual perfeito, tostadinho, e mesmo assim ainda estiver um pouco cru, é só baixar o fogo e aguardar um pouco mais.

-Em caso de frituras quando se usa pouca gordura, ao fritar um bife, por exemplo.

Neste caso, a frigideira, deve ter alta capacidade térmica, trocando em miúdos, deve ser pesada, fundo grosso, se não, o alimento assim que colocado vai fazer sua temperatura cair e isto é tudo o que não queremos. Se ao fritar um bife você perceber que está se formando uma aguinha na frigideira, está tudo errado, o bife está sendo cozido e não frito, aumente o fogo e frite apenas um da cada vez.

-No caso de muita gordura, como ao fritar batatas.

Sempre evitar colocar grandes quantidades de cada vez. Tenha paciência, faça pequenas porções. Demora um pouco mais, mas vale a pena, ou, se estiver com pressa, aumente a quantidade de óleo. A regra de ouro é: sempre muito mais óleo que batatas, e, vale repetir, espere a temperatura chegar ao ponto ideal antes de colocar as batatas.

Bom apetite!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por