JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 26/11/2021


Continua depois da publicidade:


"Não ousem" - adverte cabo Diego contra linguagem neutra

Norma ignorada
Conselho Regional de Enfermagem de Minas deve instaurar procedimento de fiscalização no Hospital de Clínicas. Foi denunciado que no Ambulatório “Maria da Glória” o regimento para avaliação de profissionais estaria sendo ignorado.

De fora
Os chefes de equipes de enfermagem estariam excluídos do processo de avaliação anual dos colegas a eles subordinados, contrariando as normas vigentes. A avaliação estaria sendo feita por quem não acompanharia o dia-a-dia dos profissionais.

Estoque
SMS atribuiu a falha de digitação o lançamento errado no Vacinômetro do número de doses de vacina aplicadas em Uberaba. Informação equivocada permaneceu no ar por poucas horas, 4ª feira, mas foi o suficiente para cair na “lupa” do ativista do SUS Jurandir Ferreira.

Empate
Na publicação já corrigida estava zerado o estoque de vacinas, quando, em verdade, existiam naquele dia mais de 56 mil doses, como confirmado à coluna pela SMS.

Aplicou mais
Outro erro no Vacinômetro, porém, persistia nesta 6ª feira. Pelo quadro, a SMS aplicou mais doses da vacina Astrazeneca (214 mil 764) do que as recebidas (212 mil 665). Com a Janssen não é diferente: 7 mil 860 doses recebidas e 8 mil 205 aplicadas. 

Só alegria
Considerado uma das maiores lideranças da PM, mesmo na inatividade, o subtenente William Alberto, na foto cercado por familiares, recebeu homenagens do gabinete do deputado subtenente Gonzaga e de amigos pelo seu aniversário esta semana. William é o maestro da Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes e coordenador da Associação de Praças da PM e do CB na região.

Bloqueador
Finalmente a Anatel colocou em consulta pública por 45 dias o bloqueio de sinal de telecom nos presídios, sem prejuízo das comunicações dos órgãos de segurança. Em Uberaba são rotineiras a descoberta de celulares em celas e a interceptação de aparelhos em revistas.

Indicadores
Uberaba melhorou sua posição entre as cem cidades inteligentes do país, saltando do 58º lugar para 28º. Mas, caiu no ranking das Cidades Amigas da Internet, passando do 32º para o 41º lugar. O ranking é elaborado pela Consultoria Teleco.

Facilidades
Ranking das Cidades Amigas da Internet é formado a partir da oferta municipal de ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações como antenas e fibra ótica. A modernização da legislação local é um dos fatores determinantes.

Temedicina
Alicerçada nas experiências vistas ao longo da pandemia, a SMS lançou agora o atendimento virtual para pacientes com síndrome gripal e o secretário Sétimo Bóscolo admite a possibilidade de estender o serviço a outras patologias em 2022. Atendimento é pelo 08003400019.




Continua depois da publicidade


Marcando em cima
Cabo Diego Fabiano garante que ele e seus colegas conservadores fiscalizarão as escolas municipais para impedir a introdução da linguagem neutra. De sua parte, pessoalmente. Vereador lançou um alerta aos professores.

Não ousem
“Faço um pedido (aos professores). Não ousem ensinar isso para as nossas crianças” – frisou, acrescentando que não aceitará a Língua Portuguesa “ser rasgada por meia dúzia de pessoas”.

Denúncia
Cabo Diego diz ter recebido denúncia de que a linguagem neutra estaria sendo usada em escola estadual, e está apurando. E ressalta que a fiscalização será estendida também às escolas particulares, para o que contarão com o apoio da “Direita Minas” no acolhimento de denúncias.

Azedou
“É inadmissível um advogado pregar o desrespeito à participação de outro advogado no ato processual, e a presença da parte não substitui a do advogado” – reagiu Geovane Soares às afirmações da colega Juliana Castejon à coluna.

No centro
Polêmica envolve as duas chapas que concorrem ao comando da 14ª Subseção e a não notificação do advogado da “Advocacia Uberabense” para participar de julgamento de denúncia contra a “Unidos pela Ordem” na Comissão Eleitoral.

Ignorado
Segundo Geovane, a Comissão foi alertada pelo vice-presidente da “Advocacia Uberabense” que ele tentava autorização para participar do julgamento online, mas foi ignorado.

Ferramenta
Será na semana que vem – 6ª feira – a disputa de preço por interessados em fornecer à Prefeitura sistema online de licenciamento de obras. Pregão eletrônico será aberto às 9 horas.

Em casa
Nos últimos dias de dezembro do ano passado, a Codiub apresentou quatro novos programas à Prefeitura: alvará de construção, processos de parcelamento de solo e de supressão de árvores e ainda o alvará sanitário.

Financiamento
Projeto desenvolvido com recursos de compensações indenizatórias carreados pelo Ministério Público para o município teria sido interrompido mesmo com cerca de 70% a 80% pronto.

Penhora
A Prefeitura de Uberaba pode promover a penhora eletrônica de dinheiro pelo sistema SISBAJUD utilizando a funcionalidade de reiteração da ordem judicial por 30 dias. A decisão, deferindo tutela provisória de urgência recursal, é do desembargador Renato Dresch.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia