FALANDO SÉRIO

Elisa confirma Fernando, a quem cabe falar com o MDB

Wellington Cardoso
Publicado em 06/10/2021 às 20:09Atualizado em 18/12/2022 às 16:30
Compartilhar

Surpresa, mas nem tanto

Indicação de Fernando Mendes para a liderança do Executivo no Legislativo já era tratada em círculo restrito de interlocutora e evangélicos desde a vacância do cargo deixado por Caio Godoi, na semana passada. Enquanto o emedebista, então resistente, era convencido a aceitar, houve especulações sobre outros nomes, negados pelo Governo, que tinha Fernando na mira.

Evangélicos em ação

A bancada evangélica – pastor Eloísio, Samuel Pereira e Anderson 2 Irmãos – tratou de convencer o colega, dela integrante. E isso foi sacramentado nesta quarta-feira, logo após um culto evangélico no plenarinho da Câmara (e que passará a ser mensal). Mesmo sem poder de veto, pois o líder é de indicação exclusiva do Executivo, outros vereadores foram consultados. Ninguém se opôs.

Confirmação

A secretária de Comunicação, Celi Camargo, e a própria prefeita, em dois momentos distintos, entre 18h e 19h, confirmaram a escolha até então tratada a sete chaves. Até por que Fernando ainda estava resistindo ao convite , como explicou o seu colega pastor Eloísio.

E o MDB?

Caberá ao próprio Fernando Mendes conversar com o seu partido, o MDB, disse Elisa à coluna. Minutos antes, o presidente da sigla, Fabiano Elias, havia dito à jornalista Gê Alves (âncora do JM News/2ª edição) e em seguida à coluna que o MDB não fora procurado pelo vereador.

Críticas

Já articulado para assumir a liderança de Elisa, Fernando havia aproveitado a sessão de 2ª feira na Câmara para fazer uma série de observações críticas sobre obras públicas e as relações Executivo/Legislativo.

Sobrou pra eles

Ele não poupou os engenheiros concursados da Sesurb ao criticar obras de microdrenagem e da canalização do Córrego dos Carneiros. Segundo Fernando, não apenas chefes do Executivo merecem críticas.

Equívoco

Equivocou-se, porém, ao colocar no pacote, em relação ao córrego, a UGP, então presidida por José Maria Barra. A Unidade Gestora de Projetos foi criada em razão do Projeto Água Viva, que não incluiu aquela canalização.

Desrespeito

Fernando criticou a falta de respostas do Executivo a pedidos de informações feitos por vereadores, chegando a erguer a voz para dizer que “o Legislativo precisa ser respeitado”. Luciene o interrompeu para perguntar: “Então isso é histórico?”. “Cultural” – ouviu.

Exceção

O integrante da bancada evangélica fez uma ressalva ao presidente da Codau, José Waldir, que lhe enviou receita e despesa de janeiro a agosto da autarquia. Codau faturou R$ 93,3 milhões, mas ficou com déficit de R$ 1 milhão no período, em que pagou despesas remanescentes.

Mas, quer mais

Fernando elogiou José Waldir, mas deixou claro que suas respostas serão desdobradas em outros pedidos de informações, pois vai querer saber cada detalhe das despesas.

Linguajar

É bem verdade que poucas pessoas têm acompanhado as sessões do Legislativo pela Internet, mas vereadores devem se policiar mais nos momentos de empolgação. Esta semana, por exemplo, foram ouvidas “cagada”, “cara” e outras palavras inadequadas no mundo oficial.

Público

São 5,21 mil inscritos no canal da Câmara no Youtube, mas as sessões mais vistas foram as da leitura do relatório da CPP e a que contou com a presença de grupo LGBTQIA+. Cerca de mil visualizações.

Pois é!

Em processo criminal que resulta dos vários desdobramentos da falência da Copervale, e que corre em segredo de Justiça, o suspeito não é encontrado para ser citado. Mudaria de endereço constantemente.

Funcionando

Comércio de rua (com abertura facultativa), supermercados e shoppings funcionarão no feriado de terça-feira, confirma Marcelo Árabe, presidente do Sindicomércio. Ele lembra a necessidade do certificado de abertura em feriados para os que forem abrir.´

É importante

Marcelo diz que as dificuldades do comércio, em especial das micro e pequenas empresas, foram agravadas pela pandemia e o sindicato tem procurado atender às suas necessidades de manter as portas abertas, mesmo nos feriados.

Negociando

Sindicomércio e representação dos trabalhadores têm se reunido para discutir a convenção coletiva, ainda não fechada.

Para reduzir

Com a retirada de dois semáforos na praça da Bíblia, a Prefeitura implantará duas passagens elevadas, uma em cada sentido da Leopoldino, para conter a velocidade dos veículos que dificultam a travessia de pedestres e carros.

Socorro!

Enquanto equipes de resgate tentavam localizar o corpo de Angélica Silva Lima, então desaparecida no Córrego dos Carneiros, ladrões levaram pneus do veículo dela que já havia sido retirado das águas.

In loco

Na terça-feira, o vereador Luizinho Kanecão, morador daquela região, levou o vice-prefeito Moacyr Lopes para ver a canalização do córrego e ouvir as suas sugestões para a introdução de melhorias ali.

Pleito antigo

A exemplo do que havia feito em 2019, em janeiro deste ano Luizinho levou suas preocupações ao conhecimento da Prefeitura. Agora, reitera a necessidade da execução de mais obras naquele setor.

Bolsões

Ele sugere a ampliação do canal, que, segundo diz, foi insuficiente também em outras chuvas, e a construção de três bolsões no Bairro de Lourdes para represar parte da água que vai em direção ao Córrego dos Carneiros.

Morte de peixes

A morte de peixes, aos montes, no rio Tijuco foi documentada em vídeo que chegou ao conhecimento do promotor Carlos Valera. Quem fez a filmagem diz que é consequência de resíduos lançados no rio por usina.

Investigando

Coordenador Regional das Promotorias Ambientais acionou imediatamente a Polícia Ambiental, sendo informado que ela iria providenciar a fiscalização “in loco”, pois fora igualmente alertada.

Dureza

Enquanto a Sesurb trabalha a todo vapor na BR-050, adequando a pista de chegada no viaduto, a execução da travessia inferior, nas imediações do antigo Cascata, está paradinha. Quantas cabeças de burro estão enterradas naquela área?

Condecoração

Das mãos do corregedor do Tribunal de Justiça, o juiz João Rodrigues dos Santos Neto recebe nesta 5ª feira a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena. Como ele, Maria Beatriz Martins e Gisele Petrino, gerentes de secretaria em Frutal e Sacramento.

Dois em um

Feito o acordo entre as cúpulas: desaparecem DEM e PSL, que têm representações em Uberaba, surgindo o partido “União Brasil”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por