FALANDO SÉRIO

Covid-19: 598 pacientes da região morreram em Uberaba

Wellington Cardoso
Publicado em 14/09/2021 às 19:58Atualizado em 19/12/2022 às 01:55
Compartilhar

Recuperação

Dos pacientes tratados de Covid-19 no Hospital Regional desde o início da pandemia (4025) quase 65% (2640) voltaram ao convívio de suas famílias. Não há informação sobre o eventual nível de sequelas deixadas pela doença.

Óbitos

No mesmo período de 18 de março de 2020 e 31 de agosto de 2021 foram a óbito 34,01% desses mesmos 4 mil 25 pacientes, representando 1 mil 369. 

Região

O número de óbitos no Hospital Regional é maior que o total dos uberabenses vítimas fatais da Covid-19 (1 mil 296 até segunda-feira). O que se explica com os 598 pacientes de cidades da região falecidos em Uberaba.

Internados

No dia do fechamento do relatório, o HR estava com 16 pacientes em tratamento.

Queda

Em um mês, fechado na segunda-feira, em toda a rede assistencial de Uberaba, pública e privada, o número de leitos de UTI ocupados caiu 39% e outros 50% dos leitos de enfermaria.

Casos ativos

No mesmo período, os casos ativos sofreram redução de 10,8% e os contaminados, que já ultrapassaram a 10 a cada 60 minutos, ficaram em 1,45 na última segunda-feira.

Duas vezes

Apontada por servidoras como coordenadora do processo de vacinação nas primeiras fases, a ex-secretária adjunta da SMS prestou dois depoimentos à CEI da Vacina, e não apenas um. O segundo por convocação que teria sido feita por telefone pelo presidente Jamal.

Outra versão

Ao voltar a falar com a comissão especial, Fabiana Prado negou que tivesse sido a única responsável pela vacinação, diz a defesa prévia de Sétimo Bóscolo, assinada pelo advogado Edgar Xavier.

Quem decidia

Contrariando afirmações de ex-servidoras da SMS, transferidas quando surgiram as denúncias de irregularidades, a ex-adjunta acrescentou que “quem decidia tudo” era a comissão de vacinação.

Não assinado

O termo de declarações não está assinado, assim como aparece sem assinatura o depoimento da servidora Valéria Ferreira, ex-coordenadora da Central de Vacinas. Ambos estão inseridos nos autos nessa condição.

Respondidos

Ainda na defesa prévia de mais de 100 páginas, o advogado Edgar Xavier contesta que Sétimo e Elisa não tivessem respondido a alguns questionamentos feitos pela CEI. Ele detalha os ofícios recebidos e as respostas dadas, não consideradas no relatório da comissão.

Crítica à OAB

Advogado Sebastião Severino considera inadmissível o fato de a OAB ter sido uma das signatárias de manifesto contra documento produzido por dom Paulo Mendes Peixoto em defesa da vida. E, para ele, também não cabe à Ordem participar de diretoria de entidade patronal (“legítima”), quando deveria se posicionar em defesa dos mais fracos.

Severino declara oposição à diretoria da OAB

Militância

Severino, que confirma sua condição de ex-militante partidário e ex-dirigente do PT, com mais de quatro décadas de militância em favor da democracia e da constitucional, garante que haverá chapa de oposição à atual diretoria da OAB nas eleições deste ano.

Sem aumento

Em vídeo, o Sinpro denuncia a indisposição dos donos de escolas particulares em conceder reajuste salarial para os professores, que não o tiveram em 2020 e 2021. E ainda ameaçam com o corte das bolsas de estudo historicamente concedidas aos filhos dos trabalhadores.

Incômodo

“Resolver o problema de água de Uberaba incomoda muita gente” – disse o vice-prefeito em discussão sobre o abastecimento no grupo Política Uberaba 2022. E garantiu ter comprado a briga e que será até o fim, “nem que seja a última coisa que eu faça na vida”.

Sem detalhes

Não especificou quem é essa “muita gente”. Nem os motivos pelos quais seria contra.

Financiamento

Mas disse que haverá reunião com diretores da CEF, nesta quinta-feira, na tentativa de garantia dos recursos necessários a projetos da Codau.

Recusa

Alguns vereadores não quiseram receber o secretário de Saúde em seus gabinetes, quando Sétimo esteve no anexo da Câmara para entregar a cada um deles a sua defesa-prévia entregue à Comissão Processante.

Sem pedido

Gentlemam que é, o médico não pediu voto a seu favor por ocasião da futura leitura do relatório da CP. Limitou-se a dizer que a cópia era para conhecimento. Isso evitaria ao leitor ficar apenas com os eventuais trechos citados na peça ainda a ser produzida.

Solidariedade

Casa Espírita de Scheilla serviu quinhentas refeições a pessoas carentes no último sábado. Um trabalho feito há anos pelos obreiros do centro fundado por Chico Xavier.

Assistência

É com o Hospital de Clínicas e sua gestora EBSERH o primeiro convênio SUS/Uberaba firmado este ano pela Secretaria de Saúde e válido por 24 meses. Para continuar prestando os seus serviços, o HC receberá cerca de R$ 71 milhões/ano.

Absolvição

Defendido pelo criminalista Leuces Teixeira, o acusado de homicídio, uma tentativa anterior, ocultação de cadáver e corrupção de menor W.C.S. foi absolvido dos crimes de morte e de tentativa nesta terça-feira. E condenado pelos outros.

Veríssimo

A vítima no processo era Mário dos Milagres, assassinado em Veríssimo em agosto de 2015. Outro envolvido no episódio já havia sido julgado e, também defendido por Leuces, absolvido.

Esquentou

Na sessão do Tribunal do Júri presidida pelo juiz Fabiano Veronez houve atrito entre o representante do MP e o criminalista. Promotor teria considerado “uma farsa” o julgamento do primeiro absolvido.

Reação 

Leuces Teixeira teria reagido de pronto, afirmando que com a afirmação o promotor ofendia o colega que atuara no caso anterior, o juiz, ele próprio e os jurados.

Advogado Leuces Teixeira

Outra lição 

Professor de física Éber Chaban explica o que a água tem a ver com a temperatura:

Em Marte faz frio ou faz calor? Se está pensando em se mudar para lá, este assunto te interessa.  Em algumas regiões do planeta, durante o dia é até agradável com temperaturas chegando aos vinte e poucos graus Célsius mas, à noite o bicho pega, esfria um monte e a temperatura cai para 80 graus negativos. A física explica: Em primeiro lugar, lá a atmosfera é muito tênue, no popular, bem ralinha, um vento lá nem seria capaz de desorganizar o seu penteado, ou seja, ela tem uma capacidade de segurar calor muito pequena. Em segundo lugar, e muito importante, lá não tem água líquida. E que a água tem a ver com a temperatura? Tudo. A água tem um calor específico muito grande, isto significa que ela é capaz de reter grandes quantidades de calor sem que sua temperatura sofra muitas variações. Veja o que acontece na Terra. Aqui em Uberaba, além da represa do Jóquei Parque a do Uirapuru e da piscina de sua casa, não existem grandes reservas de água, o resultado é que a temperatura local sofre oscilações consideráveis.   Você sabe muito bem por experiência própria que, por mais calor que tenha feito durante o dia, sempre é prudente deixar um cobertorzinho no pé da cama por que na madrugada esfria. Lembra de quando foi à praia? De dia um calor infernal e de madrugada também? Ele praticamente não alivia.  Isto se deve a presença de uma grande massa de água nos oceanos.  Como em Marte não existem oceanos, fica aqui minha recomendaçã leve todos os seus agasalhos e mais alguns. P.S. Aviso aos cozinheiros principiantes, ao cozinhar algo na água, chegando ao ponto desejado, retire imediatamente o material cozido da panela, sob o risco de cozinhar em excesso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por