FALANDO SÉRIO

Professora pesquisa consumo de drogas por universitários

Wellington Cardoso
Publicado em 20/07/2021 às 19:17Atualizado em 19/12/2022 às 02:48
Compartilhar

Uberaba recua

Em documento equivocadamente datado de 2020, a Prefeitura cedeu às argumentações do Ministério Público Federal e celebrou acordo acatando as suas recomendações no enfrentamento à Covid-19.

Subordinação

Abriu mão da possibilidade de discutir a sua autonomia na fixação de regras de distanciamento social para ficar obrigada a seguir normas ainda mais duras sempre que foram impostas pelo Estado.

Servidores

Compromisso firmado inclui dar publicidade aos nomes dos servidores públicos vacinados com as suas lotações e cargos, o que já não tem finalidade no atual estágio da vacinação.

Fura-fila

As possibilidades de “fura-fila” praticamente ficaram para trás, pois, por idade, a vacinação chega para quem tem 32 anos já na semana que vem.

Sem exceção

Desde o início da publicação das listas, elas incluem todos os vacinados. As poucas faltas de indicação de cargo e lotação foram apontadas pela CEI da Vacina, em relatório que foi também para o MP estadual.

Multas

O descumprimento de qualquer uma das determinações poderá resultar em multa diária de R$ 5 mil, após notificação e não acatamento.

Condecorado

Bolsonaro cumprimenta o deputado Franco Cartafina, condecorado nesta terça-feira com a Medalha Santos Dumont, concedida pela FAB.

Esvaziamento

Alguns profissionais do grupo “Médicos pela Vida” estão se sentindo desestimulados e devem deixar o projeto pelo qual atenderam voluntariamente mais de 2 mil pacientes Covid.

Exames

Um dos motivos é a morosidade para a realização de exames pelo SUS, considerados fundamentais para o acompanhamento da evolução da doença. Em especial a tomografia.

Vidas salvas

A politização do tratamento é outro motivo com as discussões sufocando as informações sobre o número de vidas salvas.

Saúde mental

Desde 2019, a professora Andrea Ruzzi Pereira, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFTM, vem pesquisando temas relacionados com a saúde mental e o uso de drogas pelos universitários.

Estresse

Uma das conclusões do trabalho que envolveu 378 estudantes (67,8% mulheres e 88,1% solteiros) de Uberaba e Iturama é que 50,3% têm na resposta às expectativas dos pais o principal fator de estresse.

Risco

Para 57,7%, as dificuldades em organizar o tempo é um risco para a saúde mental, mas há também os que (47,2%) se preocupam com a volta para a casa dos familiares.

Pandemia

Na pandemia, houve redução de 36,2% no uso de bebida alcoólica e de outras drogas como maconha (-13,5%), êxtase (-17,2) e “doce” – LSD, ácidos (-10,8%).

Aumento

Para outros 14,6% foi um estímulo ao aumento do consumo de álcool, e maconha, assim declarado por 7,9%. 

Crack

Nenhum dos universitários ouvidos na pesquisa se disse usuário de crack.

Auxiliares

Para o trabalho, a professora Andrea Ruzzi, doutora em Ciências Médicas, contou com Vitória de Lima Rodrigues e Gercineia Leoceara Souza Polari, estudantes do Curso de Terapia Ocupacional.

Arte na Chita

Implantado há cinco anos pela jornalista Evacira Coraspe, o projeto Arte na Chita expõe os trabalhos das chiteiras no Shopping Uberaba até o dia 30. Projeto, que prega o bordado terapêutico, ensina a arte como forma de melhorar a renda das alunas. 

Segunda dose

SMS concentrará na Funel a vacinação de segunda dose no sábado, antecipada para os cidadãos programados para os dias 26 a 30 de julho e atendendo aos retardatários.

Só love

Para a construção da nova proposta do PPA, cada vereador tem de 1h a 1h30 para apresentar suas sugestões à secretária de Governo, Indiara Ferreira, e ao assessor de Orçamento e Gestão, Jorge Cardoso.

A seis mãos

Da conversa sai a definição do que entrará no projeto.

Segurança

A vereadora Lu Fachinelli faria nesta terça-feira à tarde as suas sugestões, muitas delas voltadas para a Guarda Municipal e a segurança pública.

Bases

Entre elas, a compra de cinco bases comunitárias móveis, uma para a zona rural, em investimento de R$ 1 milhão.

Deputados

Franco Cartafina e Aelton Freitas serão convidados para a próxima rodada de discussão dos sindicatos de trabalhadores sobre a PEC da reforma administrativa.

Desmonte

Puxadas pelo Sindicato dos Trabalhadores, as discussões começaram nesta terça-feira com a ratificação das preocupações com o funcionalismo e o desmonte da máquina pública.

Mobilização

Diretor do Sinpro, Marcos Gennari sugeriu que a população seja conscientizada sobre os prejuízos com ampliação da mobilização contra a aprovação da PEC.

Contaminados

Em 24h, segundo o boletim Covid-19 desta terça-feira, surgiram 147 novos contaminados, ficando a taxa de transmissão ainda em 0,93%, assim como o do dia anterior, em que houve 34 casos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por