JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 19/06/2021


Continua depois da publicidade


PC acelera suspensão da CNH de criminosos contumazes

Atualizada às 12h do dia 20 de junho de 2021
 
 
Alvos selecionados
Na tentativa de retirar das ruas criminosos contumazes, a Polícia Civil está recorrendo até mesmo a infrações de trânsito por eles praticadas e que deram origem a processos administrativos da suspensão da CNH. A revelação é do delegado regional Rodolfo Rosa Domingos, engajado no projeto CONTER, lançado em Uberaba pelo titular do 5º Departamento, Felipe Columbari.
 
Como funciona
Selecionado o alvo (os dois primeiros são acusados de mais de trinta crimes), Rodolfo prioriza também o procedimento eventualmente existente na área de trânsito. O que leva à imediata suspensão da CNH do criminoso. O delegado é o presidente da Comissão Processante da Regional, responsável pelos processos administrativos para a suspensão da CNH do infrator que acumula mais de 20 pontos (nos casos mais antigos) ou 40 pontos (desde a reforma do CTB) ou pelo desrespeito a norma que, independente de outras, implica na suspensão.
 
Memórias de Chico Xavier
Aprovado pelo Comphau o início de estudos pedidos por Elisa para o tombamento da Casa da Prece, local em que Chico Xavier presidia sessões espíritas e recebia pessoas. Os estudos incluirão também a Casa de Memórias, criada e mantida pelo filho adotivo do médium, Eurípedes Higino, na casa em que Chico morava. O imóvel em que funcionava a Casa da Prece será desapropriada pelo município, no projeto de preservação das memórias do líder religioso.
 
Então tá!
Em julgamento de acusado de homicídio, em Uberlândia, o juiz lembrou a todos que, “conforme a Lei de Abuso de Autoridade, não são permitidas fotos ou filmagens em que apareçam o réu” (e também os jurados).
 
Os desafios da vacinação
Em meio às queixas de aglomeração e demora na vacinação contra Covid-19, a SMS explica não ter condições de aumentar os postos de atendimento à população. Segundo ela, cada drive requer trinta servidores e auxiliares, em média. Mas, garante que está adotando providências para disciplinar as filas com a distribuição de senhas e a acomodação das pessoas com distanciamento.
 
Os impactos da Covid no HC
Enfermeiro Edivane Bento da Silva protocolou pedido ao reitor Luiz Fernando Resende para que as condições de trabalho dos servidores no HC sejam discutidas no CONSU. O representante do corpo técnico-administrativo no Conselho Universitário quer também a análise dos seus reflexos na qualidade da assistência, ensino, pesquisa e extensão. E mais: as conseqüências e riscos dessas condições de trabalho na segurança dos pacientes internados, estudantes e professores inseridos na assistência.
 
Lição do professor Chaban
 
O renomado professor de física explica nesta edição como perder calorias sem muito sacrifício. Leia:
 
Malditas calorias.
Tudo o que é bom, engorda. Como queimar calorias sem fazer força? Vamos ver algumas definições:
Caloria: é a quantidade de calor necessária para aquecer um grama de água de 1ºC.
Caloria de um alimento: é a quantidade de calor liberada por aquele alimento se for queimado.
Mas, eu não vou queimar, eu vou comer!
 Ao digerir um alimento ele é quebrado em moléculas menores e absorvido. Ao respirar, combinamos o oxigênio do ar com estes alimentos em uma reação de combustão. Então, comer equivale a queimar.
O alimento produz energia e nós a gastamos para sobreviver. O problema começa quando temos mais energia que o necessário, neste caso, nosso corpo guarda o excedente sob a forma de gordura (cruzes!).
Temos então duas alternativas, ir sempre aumentando nossa reserva energética, prefiro chamar assim do que dizer gorduras, ou dar um jeito de gastá-las.
Fazer exercícios é ótimo, para quem gosta. Se não é este o seu caso, existe uma alternativa. Grande parte do consumo energético de nosso corpo é para mantê-lo aquecido. Esquentar algo, gasta energia. Pelo simples fato de beber água gelada, gastam-se calorias. 
Bebemos em média 2 litros de água por dia, vamos trocar a água do filtro por água gelada, saiu da geladeira a 4ºC e quando ingerida, será aquecida a 37ºC, temperatura de nosso corpo. Para isto, haverá um consumo diário de 66kcal, se pensarmos em um ano, representa uma quantidade bastante razoável, o suficiente para fazer nosso corpo queimar (emagrecer, OBA!), algo em torno de 3 kg de gorduras. 
Acha pouco? Eu também, mas é sem fazer força, apenas bebendo água gelada. Sendo mais otimista ainda, em 10 anos você perderia 30 kg, que maravilha, e sem mudar seus hábitos de consumo. E ai, vale a pena ou não?
Vamos beber água gelada!
PS. Esta é uma das razões pelas quais só bebo cerveja bem gelada.
 
Não oficial
Oficialmente, a Câmara não encaminhará de imediato ao Ministério Público o material produzido pela CEI da Vacina.
 
Dependência
O procedimento somente ocorrerá após a conclusão dos trabalhos da Comissão Processante, que precisará da documentação reunida para aprofundar as investigações.
 
A laço
E o Legislativo quase precisou recorrer a laço para constituir a Comissão Processante. Foram necessários dois sorteios.
 
Curioso
No segundo sorteio, a vereadora Alessandra apresentou justificativas, aceitas, para não permanecer no grupo, mas recuou depois de alguns minutos. Pareceu ter sido influenciada.
 
Suporte
A sinalização é de que a Comissão Processante precisará de suporte técnico-jurídico da Casa e de vereadores com formação jurídica ou mais experientes.
 
Central do PCC
Em julgamento no Tribunal do Júri de Uberlândia, na 6ª feira, o MP disse que Uberaba é a central do PCC.
 
Execução
No banco dos réus estava uberabense acusado de ser o mandante da execução de agente penitenciário daquela cidade, em período de ataques contra servidores do sistema em 2016. 



Continua depois da publicidade


 
Absolvido
Defendido pelos criminalistas Gilberto Ferreira e Vitor Rachid, ele foi absolvido.
 
Falsidade
Advogado condenado a 28 anos de reclusão por calúnia continuada recorreu a um desconhecido “Movimento contra a corrupção” para denunciar a sua vítima.
 
Ignoram
Diz o processo que pessoas mencionadas como subescritoras das denúncias do grupo declararam desconhecer o movimento.
 
Preso
Advogado esteve preso no ano passado por descumprir medida protetiva lhe imposta por juiz de Frutal em defesa de mulher por ele perseguida.
 
A saída
Na live de 5ª feira dos Observatórios Político, Urbano e Covid, a matemática Michelli Maldonado disse ter deixado o Comitê Técnico da Saúde por razões pessoais.
 
Invasão
Segundo ela, a sociedade passou, nos últimos tempos, a confundir análise técnica com posicionamento político e “muitas vezes fui agredida verbalmente e tive minha vida invadida”.
 
Receio
A matemática da UFTM confessou ter ficado preocupada com a sua integridade física e que a situação estava afetando a sua saúde mental.
 
O futuro
Na mesma live, os professores Leonardo Silveira e Andréa Freitas Lopes, do Observatório Urbano, ressaltaram a importância de se pensar Uberaba pós-pandemia.
 
Ociosidade
E no contexto o esvaziamento do centro da cidade, que já vinha ocorrendo, com muitos espaços comerciais e poucos residenciais.
 
Desafio
A necessidade da requalificação dos espaços públicos é por eles considerada um desafio a ser enfrentado pelo poder público e os profissionais de arquitetura e engenharia.
 
Anseio
Praticamente confinadas em casa com a pandemia, os uberabenses anseiam pela convivência nesses espaços exteriores, para buscar relaxamento e lazer.
 
Relação ruim
Leonardo ressaltou, porém, que Uberaba não tem uma relação muito amigável com o meio ambiente: “É muito ruim com espaço público e péssima com as áreas de vegetação e os mananciais”.
 
Contribuição
Os Observatórios, que reúne profissionais atuando voluntariamente, evidenciam que podem dar uma grande contribuição ao desenvolvimento de Uberaba.
 
Diálogo
Mas, para isso, há necessidade de o poder público dialogar melhor com eles, que representam pensamentos técnicos diversificados sobre temas importantes para a comunidade.
 
Superficialidade
Integrante do Observatório Político, Sumayra Oliveira lamentou a leitura e a interpretação superficiais que muitos fazem dos relatórios do grupo.

Vap vupt
Ainda em meio à repercussão da votação do relatório da CEI da Vacina, saiu a primeira portaria de apuração do Executivo.
 
Sozinha
Foi instaurado processo administrativo contra servidora da Central de Vacina.
 
Afastada
Ela não só foi afastada do cargo por 30 dias, mas também proibida de acessar partes internas e o sistema eletrônico da Prefeitura a pretexto de evitar influência na apuração.
 
Depoimentos 
Em dois depoimentos à CEI da Vacina, a servidora teria admitido erro ao autorizar, no dia 29 de março, a vacinação de umas poucas pessoas fora da faixa etária.
 
Aproveitando
Decisão tomada para aproveitar doses de frasco já aberto e que estavam sobrando no dia.
 
Mas...
E disse também que todos os seus outros procedimentos em relação à vacinação foram em cumprimento de ordens superiores.
 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia