FALANDO SÉRIO

Comitê ganha infectologista defensor do tratamento precoce

Wellington Cardoso
Publicado em 12/05/2021 às 18:17Atualizado em 19/12/2022 às 03:50
Compartilhar

Apresentado

Confirmando o que FALANDO SÉRIO havia antecipado no fim de semana, o infectologista paulistano Francisco Cardoso passa a integrar o Comitê Técnico de enfrentamento à Covid-19. Ele foi oficialmente apresentando aos demais membros do comitê, nesta 4ª feira, pelo secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo. 

Assistência virtual

Apresentação foi virtual, como parece ser o modelo da assessoria que prestará ao município. Anúncio de Francisco Cardoso é visível recuo na opinião de integrante do Comitê Técnico, para quem infectologista não é indispensável ao grupo. Bolsonarista, o profissional formado pela UFRJ é médico perito do Ministério da Economia, co-autor do Manual de Tratamento Precoce do Ministério da Saúde e defensor, inclusive, do tratamento preventivo

François Ramos – Redator Interino

Falha

Uma das principais queixas das famílias de pessoas internadas em Uberaba com a Covid-19 é a carência de informações sobre o quadro clínico dos pacientes. O isolamento decorrente do risco de contaminações impede as visitas e a falta de comunicação agrava a angústia daqueles que esperam por uma notícia.

Regra

Para aqueles que estão com um parente entubado, ansiosos pelo boletim médico, que em alguns casos demora mais de um dia pra chegar, cada hora parece uma eternidade. Melhorar a qualidade no processo de divulgação das informações prestadas às famílias bem que poderia se tornar objetivo perseguido nos hospitais da rede pública e privada de Uberaba.

Triste

Estudo internacional realizado com a observação de mais de três mil pessoas infectadas com a Covid-19 em 13 países registra outra notícia ruim: problemas neurológicos atingem 80% dos pacientes internados.  Dor de cabeça, perda de olfato e paladar, além de delírios estão entre as complicações mais frequentes e reforçam a necessidade do monitoramento a longo prazo dos efeitos da doença.

Diferencial

Deputado Federal Aelton Freitas mostra mais uma vez sua força política e o compromisso com o Triângulo Mineiro, em especial Uberaba. A conquista da volta do mamógrafo para o Hospital Dr. Hélio Angotti vai ajudar a acabar com uma fila de quase três mil mulheres que aguardam o exame essencial na prevenção ao câncer.

Política

Outros nomes da política demonstram empenho na captação contínua de recursos e benefícios para o Hospital Dr. Hélio Angotti, uma referência regional no tratamento do câncer. Entre eles o senador Rodrigo Pacheco e o ex-deputado Narcio Rodrigues. Caio Narcio (in memoriam) também não mediu esforços durante seu mandato para melhorar a saúde em nossa cidade.

Estado

Infelizmente, o governo do Estado deixou muito a desejar em sua relação com Uberaba nos últimos anos. Tomara que as boas relações da prefeita Elisa com Romeu Zema possam garantir mais atenção do governador de Minas Gerais para a nossa cidade.

Aí sim

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a compra de mais 100 milhões de doses da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer para serem usadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

Boa

Após a queixa de professor uberabense, que comprou licença de dois softwares da Apowersoft (captura de tela e edição de vídeos), mas não conseguia usá-los, ser veiculada na coluna FALANDO SÉRIO, a empresa liberou as licenças dos programas. Solução registrada.

Educação

Os impactos da pandemia de coronavírus na educação vêm sendo percebidos também como determinantes para o crescimento da evasão escolar. Falta de estrutura, ensino remoto, vulnerabilidade econômica que impede o acesso à internet e às tecnologias que agora são essenciais, estão afastando cada vez mais estudantes das salas de aula virtuais.

Estratégia

Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) identificou o problema e está colocando em prática uma série de ações para tentar minimizar a situação nas unidades de ensino da rede. A secretária Sidnéia Zafalon solicitou aos gestores das 75 escolas e Cemeis um amplo levantamento do número de alunos que não estão acompanhando as aulas remotas e nem buscando as atividades impressas. Diagnóstico vai auxiliar na definição das ações de enfrentamento da evasão escolar.

Eleições

Disposto a conquistar o voto bolsonarista nas eleições de 2022, o governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), defendeu a operação policial que deixou pelo menos 29 mortos na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. Deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), provável candidato da oposição ao governo carioca, vem tecendo duras críticas à ação e classificou a operação e a política de segurança do estado como “uma insanidade”.

Só trabalhador?

Além do saldo de mortes, nas redes sociais, moradores da favela relatam invasão de casas, corpos no chão e aparelhos de celular tomados pelos agentes sem motivo que justificasse a ação. Entretanto, a realidade não pode ser distorcida por motivação ideológica como vem sendo feito por parte da imprensa. Fato é que 27 dos mortos (dois menores) na operação no Jacarezinho tinham antecedentes criminais. Os crimes mais comuns são tráfico de drogas, roubo e furto.

Então...

É difícil crer que o brasileiro defenda um enfrentamento da criminalidade que possa ser feito apenas com o som de Bob Marley, velas e camisetas brancas. A “pomba da paz” não é capaz, sozinha, de enfrentar os fuzis e a violência do tráfico de drogas. Sem dúvidas, excessos das Forças de Segurança devem ser coibidos e punidos quando comprovados, mas daí a querer que enfrentem a dura realidade do País que é campeão mundial de assassinatos somente com livros nas mãos não dá! Educação é necessidade, mas o uso da força também.

Hipocrisia

Entre os, até agora, 29 mortos pelos agentes no Jacarezinho, 16 tiveram passagens pelo sistema penitenciário, sendo que dois eram considerados foragidos. Como pensar que é só entrar na favela e pedir gentilmente para que os “suspeitos” se entreguem para averiguação? Polícia, em regra, é recebida a bala. Defende-se!

Distorção

Infelizmente, moradores inocentes, vez por outra, levam a pior nos tiroteios entre “polícia e ladrão”. Mas o incrível mesmo é que boa parte das notícias sempre atribui todas as mortes a tiros dados pelos militares. Assim fica difícil! Verdade é que polícia anda com medo até de respirar quando tem que agir contra bandido. O politicamente correto matou o interesse público quando o assunto é segurança pública.

Delícia

Pensa num lanche gostoso! Pensou? Pois o hambúrguer artesanal do “751 Burguer Shop” é o melhor. São várias opções para uma vida com mais sabor no menu elaborado pelo chef Douglas Carvalho. Você pode buscar essa maravilha na rua Porto Velho, 751, no Bairro Santa Marta ou pedir pra entregar na sua casa. Cardápio e encomendas pelo telefone/WhatsApp: (34) 3311-0896 ou (34) 98838-5370.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por