JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 11 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Wellington Cardoso FALANDO SÉRIO 04/04/2021


Continua depois da publicidade


Lista de vacinados em Água Comprida é divulgada e levanta suspeitas

Atualizada às 21h do dia 04 de abril de 2021

 
Vagas de UTI
No início da noite deste domingo, Uberaba contava com quatorze vagas de UTI Covid-19, mas somente a metade delas na rede pública, assim entendidos os leitos bancados pelo SUS. Nas enfermarias eram quinze vagas na rede pública e outras dezessete na rede privada.
 
Sombram leitos não-Covid
Com as restrições aos procedimentos eletivos, sobram leitos não-Covid-19. Estavam disponíveis trinta e uma vagas em Unidade de Terapia Intensiva e duzentas e quarenta e sete em enfermarias. O Hospital Regional está inteiramente voltado para o tratamento de pacientes Covid.
 
Seiscentos óbitos
A confirmação de um dos dois óbitos sob investigação lançados no boletim epidemiológico deste domingo coloca Uberaba com 600 mortes causadas pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Oficialmente, eram 559 até a noite, média de 46,5 ao mês, a partir da primeira, ocorrida em 10 de abril do ano passado.
 
Novos contaminados
Nos últimos três dias, 284 novos uberabenses foram contaminados, o que representa 3,9 pacientes a cada 60 minutos.
 
Não falta oxigênio
Diretor do Regional, Diego Amad desautorizou informações que circularam nas redes sociais anunciando falta de oxigênio no hospital.
 
Suspeitas em Água Comprida
Vereadores Carlos Raphael Custódio e Elivelton Felix (presidente da Câmara) receberam da Prefeitura a listagem de vacinados, a que pediam acesso há dias. Nela figuram motoristas e servidores administrativos. Prefeito Alexandre de Almeida e a diretora de Saúde Luciene Sabino asseguram que todos eles prestam serviços na área ou, no caso dos fiscais, têm contato direto com os munícipes.
 
Lista incompleta



Continua depois da publicidade


Carlos Raphael vai examinar cada um dos nomes inseridos na lista, que, entende ele, não está completa. Encontrando ou não irregularidade, o vereador levará o documento ao conhecimento do Ministério Público da Saúde em Uberaba, que está sem titular na comarca, mas tem Cláudia Feddo como coordenadora regional.
 
Onda Roxa
Em Água Comprida vigora a Onda Roxa do Minas Consciente com algumas alterações como a exigência de EPIs, “notadamente máscara” (sic), por todos os funcionários dos estabelecimentos em funcionamento, venda de combustíveis somente até às 20h e a proibição de locação de ranchos, chácaras, sítios e áreas de lazer.
 
Toque de recolher
O toque de recolher está sendo levado a sério e até de forma equivocada pelos fiscais. Um vereador foi advertido por estar sentado na porta de sua residência, mesmo usando máscara, após as 20 horas. 
 
Evaldo e Valdir
A Uberaba jurídica está de luto com as mortes de Evaldo Marco Antônio e Valdir Dias. Evaldo foi presidente da Ordem dos Advogados por mais de um mandato e fez sucessores. Era um agregador da categoria, homem de risada contagiante. Foi mais uma vítima da Covid-19.
 
Benfeitor fabriciano
Valdir, promotor de Justiça em Araguari por muitos anos, foi procurador-geral do município no governo Anderson, e é considerado um dos grandes presidentes que o Fabrício Esporte Clube teve em toda a sua história. Um cartola que buscava encaminhar jovens atletas. Figueiroa e Celso Roberto, levados por ele ao USC, são exemplos disso. Lutava contra alzheimer e um câncer.
 
Legião
Evaldo e Valdir deixaram legiões de amigos por onde passaram.
 
In memoriam
Que em cada um dos lares enlutados de Uberaba, por Covid-19 ou outra enfermidade, se faça presente a luz do Senhor. Que os uberabenses se unam em orações pelos que sofrem, os que lutam pela vida e os que partiram para a espiritualidade.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia